Tintas K4
Escrito por Augusto Versiani   
Dom, 01 de Maio de 2016 08:59

 

Recebemos para testes um lote de tintas acrílicas da K4, fabricadas no chile.

A tinta vem acondicionada em pequenos frascos tipo conta-gotas que no seu verso trazem as instruções de uso em espanhol. Os frascos são bem práticos facilitando agitar e dosar a tinta. Nesta embalagem, por ser uma série especial feita por encomenda, não veio indicação da cor no rotulo, apenas uma etiqueta preenchida de forma manual indicando o código FS. Nas tintas de serie o rotulo indica tanto o nome da cor como o código FS correspondente

 

A indicação no rotulo informa que a tinta é a base de álcool e água, como não recebemos o solvente próprio do fabricante inicialmente tentei diluir a tinta com álcool isopropílico, mas não funcionou. Em seguida testei com o solvente acrílico da Gaianotes, que diluiu a tinta bastante bem e foi o que usei nos testes. Uma opção nacional fácil de encontrar é o Veja Multiuso que também pode ser usado, mas sempre é melhor usar o solvente do próprio fabricante. O teste foi feito num plástico de cor intensa para verifica melhor r a opacidade de tinta.

Obs. Em conversa, posterior ao teste, com o fabricante, ele informou que é possivel usar o alcool isopropílico desde que se use 70% de álcool com 30 % de água destilada. A fórmula indicada pela K4  para o melhor resultado seria: 50% de álcool isopropilico + 30% de água destilda + 20% de acetona.

 

 

 Foi bastante fácil aplicar a tinta, a cobertura foi muito rápida mesmo sobre um fundo de cor intensa. Mesmo cobrindo com facilidade a camada de tinta permanece bastante fina permitindo se ver com clareza todos os detalhes. Uma grande vantagem do produto da K4, é que ao contrário da maioria das tintas acrílicas não notei durante todo o tempo de uso, a formação de tinta seca na ponta da agulha. Quem usa tintas acrílicas sabe que é preciso ficar constantemente limpando a ponta da agulha para evitar que a tinta seca atrapalhe a aplicação ou mesmo que alguns pedaços atinjam o modelo, com as K4 isso não foi preciso. Todas as cores foram aplicadas a mão livre, mostrando que o comportamento da tinta é muito bom, sem escorrer, e permitindo se fazer bordas bastante definidas sem interferência de uma cor sobre a outra. Sendo acrílica a cura ao toque é praticamente imediata reduzindo bastante os problemas ao manipular o modelo durante a pintura.

 

Melhor do que o teste é ver modelos prontos usando a o produto, assim acrescento aqui fotos alguns modelos pintados com as tintas da K4. O J-21 e o Bf-109 são modelos e Inimá Filho e o P-400 o FW 190  modelos de Eduardo Mendes

 

 

 

Conclusão

A tinta tem ótima cobertura, fica perfeitamente opaca com uma camada fina e não apresenta o inconveniente comum das tintas acrílicas se secar na ponta da agulha. Além disto está disponível num mercado próximo e pode ser comprada no site do fabricante. Altamente recomendada.

 

Agradecemos a K4 pelo material deste review

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Clique nos links para ir a pagina.

Notícias e Reviews Anteriores

Ultimas do Forum