Fw 190A-8 standard wings 1/72 – Eduard Weekend Edition (7435)
Escrito por Eduardo Mendes   
Sex, 22 de Abril de 2016 21:20

bt

 7435

 

Introdução

O projeto básico do Focke-Wulf 190 era bastante versátil, permitindo uma variada gama de armamentos. A versão A-8, lançada no início de 1944, tinha como armamento padrão 2 metralhadoras MG131 no capô, entre o cockpit e o motor, 2 canhões MG151/20 na raiz das asas e 2 MG151/20 na baias externas das asas. Só que isso podia variar bastante, não só nas aeronaves entregues de fábrica mas também por meio de kits de modificação ("Rustatze") e mesmo por adaptações feitas em campo como o uso de partes canibalizadas de outros aviões. Assim sendo, não era incomum encontrar 190s com outras configurações de armamento, notadamente nas baias externas das asas.
Para o modelista exigente, isso pode tornar-se uma dor de cabeça, pois as várias combinações possíveis de armamento resultam em feições bastante visíveis, especialmente no capô à frente do cockpit e nas asas. Era comum as asas do FW 190 A-8 entregues a partir de julho de 44 apresentarem uma "protuberância" retangular que permitia, caso necessário, a instalação do mais poderoso canhão MK 108. Como essa modificação poderia ser necessária com a aeronave já em operação, as fábricas passaram a entregar todos os aviões com esse espaço extra, minimizando o trabalho de adaptação em campo. Vários aviões das séries iniciais do A-8, porém, não possuíam essa característica.

Muitos kits oferecem essas protuberâncias como peças à parte, a serem coladas pelo modelista se necessário. Para garantir um melhor acabamento (e coerência com as partes inferiores das asas, com os respectivos ejetores de cartuchos, etc), a Eduard oferece quatro versões de conjunto asa/fuselagem, cada um adequado a uma das principais variantes do A-8:


- Uma sem a protuberância nas asas e o canhão MG151/20, a configuração "original" (árvore "H", oferecida inicialmente neste kit, 7435);
- Uma com a protuberância nas asas e o canhão MG151/20 (árvore "C", originalmente oferecida no kit 70111);
- Uma com a protuberância nas asas e canhão MK 108 (árvore "E", originalmente oferecida no kit Royal Class); e
- Uma sem a protuberância nas asas e sem armamento nas baias exteriores, que permite por exemplo fazer o A-8 de Priller usado no Dia D (árvore "I", originalmente oferecida no kit Royal Class).

 

Cheque portanto suas referências, pois opções não faltam...

 

O kit

Confuso? A boa notícia é que a Eduard fez o seu dever de casa e nos oferece opções de pintura/decais coerentes com as diversas possibilidades de configuração do A-8.

Este kit é uma versão Weekend, ou seja, traz apenas três árvores em plástico e duas opções de decais. Máscaras para o canopi (CX441) e fotogravados (SS549) podem ser adquiridos separadamente, embora com esses acessórios seja mais barato adquirir logo uma versão Profipack, que já incorpora esses acessórios e certamente será lançada em breve para esta configuração. O review desses dois itens está abaixo.

Não se deve esquecer também que a Eduard oferece uma grande quantidade de outros acessórios além desses dois para detalhar ainda muito mais os seus FW 190 A-8, este kit inclusive. Veja o nosso review de todos esses itens aqui.

 

pack 

 

As árvores A (peças menores) e D (transparências) são as mesmas para todos os A-8, e já foram vistas em detalhes neste review da versão Profipack (#70111).

 spA spD 

 

A árvore H traz essencialmente as mesmas peças das demais, exceto pelas asas sem a protuberância, com as suas características descritas acima. O acabamento superficial das peças é impecável e não creio que haja diferenças no tocante à montagem.

 spH1 spH-2  spH-3 

 

O kit traz duas opções de decoração, ambas com a pintura padrão RLM 74/75/76. É difícil escolher qual a mais atraente.

A - 2./JG 54, Lt. Hans Dortenmann, Villacoublay, França, Junho de 1944

B - W.Nr. 350 189, 12./JG 5, Herdla, Noruega, 1945

Os decais seguem o padrão recente da Eduard, excelentes como de costume. Não espero menos que muita satisfação ao aplica-los.

dec  scA  opB 

 

 

As instruções são um folheto em tamanho A5 com 6 páginas em papel de boa qualidade, dentro do padrão da Eduard. Elas podem se acessadas em PDf neste link.

 

 

Conclusões

Trata-se de uma ótima opção para quem desejar montar o melhor FW 190 A-8 na escala, a um custo mais baixo e com belas opções de decoração.

Tendo recentemente completado um kit desses (na versão Profipack), posso dizer que a série dos Fw-190 1/72 da Eduard são muito bem projetados e detalhados. A montagem é bastante tranquila, a despeito da quantidade e do tamanho diminuto de certas peças.

Com um mínimo de atenção às instruções e capricho é possível obter uma belíssima réplica deste importante avião da II guerra Mundial.

Recomendo fortemente este kit para qualquer modelista com um mínimo de experiência!

 

 

Complementos da Eduard específicos para este kit:

 

 

CX441 - FW 190A-8 Weekend 1/72 Mask

Este conjunto traz em separado máscaras para complementar os kits da linha Overtree e Weekend. Atenção pois essa máscara é desenhada especificamente para o canopi do tipo "reto", que tem uma configuração ligeiramente diferente dos reforços da parte corrediça dos encontrados nos canopis tipo "bolha" introduzidos somente nas séries finais de produção do A-8. De qualquer maneira, a adaptação é muito simples. As instruções podem ser acessadas aqui.

Recomendado para os quem quer poupar tempo e trabalho para obter um acabamento superior nessa área tão visível do modelo!

 441-1 441-2 

SS549 Fw 190A-8 weekend PE-set 1/72

Esta folha de fotogravados, relativamente pequena, destina-se a complementar os kits da série Weekend. Boa parte das peças são destinadas para o cockpit: painéis de controle, consoles laterais, cintos de segurança, pedaleiras, até algumas alavancas. A maioria dessas peças é pré-pintada, o que facilitará sobremaneira o trabalho do modelista. Completa a folha de fotogravados peças para fazer as antenas (morane e DF loop), o degrau retrátil para embarque, as pinças do trem de pouso principal e pequenas placas que reproduzem painéis existentes em algumas das variantes das asas dos A-8. As instruções para a aplicação deste conjunto podem ser baixadas aqui.

SS549  5449-2 

 

 


Nossos agradecimentos à Eduard pelo exemplar para review

alt

 

 

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Clique nos links para ir a pagina.

Notícias e Reviews Anteriores

Ultimas do Forum