A13 Mk II Cruiser Tank Mk IV A - Bronco Models 1/35
Escrito por Cesar Ferreira   
Qui, 29 de Julho de 2010 00:00


Item n. CB-35029

Histórico: O carro de combate leve Cruiser foi projetado na Grã Bretanha, e é um derivado direto do projeto do famoso tanque norte-americano Christie que está na origem de veículos de combate como os tanques leves BT-5 e BT-7, de que depois derivou o famoso T-34 soviético.

O trabalho de modificação do desenho do tanque Christie foi efetuado pela empresa automobilística Morris, que modificou o projeto de forma a compatibilizá-lo com os padrões britânicos da época.

O tanque poderia ser utilizado sem as suas lagartas, e a sua velocidade máxima em estrada chegou a atingir 80 km/h. No entanto, cedo se concluiu que a tripulação não podia aguentar dentro do veículo a tal velocidade. Muitos pilotos e pessoal de testes foram feridos, pois o sistema de suspensão do veículo não conseguia amortecer as irregularidades do terreno. O próprio motor Liberty teve a sua potência reduzida, de forma a torná-lo mais confiável.

À velocidades mais reduzidas, o sistema de suspensão foi considerado muito bom. O desempenho do tanque era notável para a altura, especialmente no deserto. Um problema que foi verificado era de em situações reais de combate, uma parte considerável dos componentes mecânicos degradava-se com facilidade, e com isso a disponibilidade efetiva de veículos para combate era reduzida.

Outra característica distintiva do A-13 foi à blindagem inclinada da sua torre. Julgou-se que a inclinação seria suficiente para garantir alguma proteção à tripulação, mas em condições reais de combate a blindagem mostrou ser insuficiente, mesmo quando lhe foram aplicadas placas adicionais. Mas mesmo assim continuavam a existir muitos ângulos retos que se tornavam pontos fracos do veículo.

Os carros de combate A-13 Cruiser foram entregues ao exército britânico entre 1938 e 1939, tendo sido entregues 335 unidades.

Conteúdo da caixa:

A caixa do modelo tem um tamanho excelente para acondicionar a quantidade de arvores do kit. Possui uma ótima apresentação com uma bela arte estampada na tampa, e ainda um item que considero importante, na lateral da caixa, encontramos imagens das versões que podem ser montadas e da folha de decal e photoetched.


O kit é composto por dezoito sprues na cor areia, sendo:

Um único sprue que apresenta as lentes dos faróis com boa qualidade na sua transparência. Não apresenta deformações que impeçam a ideia real da lente de um farol.

Quatro sprues com as peças da esteira que vem na opção 'link by link'. Apresentadas na cor preta, as peças são muito bem injetadas e sem rebarbas, mas que requerem uma certa experiência para o manuseio.

Um sprue com as peças de borboletas - Um item à parte, pois essas peças vão ser utilizadas para substituir partes do kit que representam as trancas das caixas externas dando mais realidade ao kit, porém na injeção do modelo não saíram com desenho correto.

Onze sprues para outras partes do kit. São injetadas na cor bege, possuem um excelente acabamento e por se tratar de um kit novo, não apresentam rebarbas características de moldes antigos ou mal feitos. Os pontos de ligação das peças com o sprue são finos o suficiente para não comprometer peças de menor tamanho no momento do corte. O sprue é injetado em um plástico macio e de corte fácil.

Photoetches - A Bronco presenteia os modelistas com duas folhas de photoetched que irão enriquecer o modelo em pontos da montagem onde o mesmo se faz necessário. Isso é algo que não encontramos com frequência nos modelos, e que por vez ou outra somos obrigados a comprar a parte.

A folha de decal apresenta quatro versões de marcação, sendo duas tricolores operando no Egito e na Líbia em 1941 e duas bicolores uma operando na Líbia em 1941 e outra na França em 1940. A folha possui um filme de decal muito fino e que não deve apresentar dificuldade em sua aplicação.

Folha de instrução - Muito bem elaborada e muito clara nas instruções para a montagem do kit. Trás um pequeno histórico do veículo, um mapa de todos os spues que acompanham o kit e ainda uma tabela com sugestões de cores a serem utilizadas na pintura do modelo.

Detalhes:

a) O plástico é macio e as peças saem com facilidade e não apresentam aquele detalhe horrível de quando o sprue é grosso e a peça fina demais, o que às vezes acaba gerando danos na hora do corte;
b) Os detalhes nesse modelo são muito bons.

Versões apresentadas pelo fabricante: O modelo apresenta três possibilidades de pinturas para quatro opções de marcações. Uma pintura em três tons no padrão deserto, outra pintura de dois tons também no deserto e uma última opção de dois tons usada na França.
Em relação a pintura, a Bronco tentando manter a fidelidade no modelo usou na referência das cores o mesmo padrão utilizado pelo exército britânico e isso complicou um pouco na busca pela tinta certa. Com a ajuda de alguns amigos consegui uma referência no site http://www.mafva.net onde eu encontrei uma fórmula para chegar às cores utilizando tintas da Humbroll. Também encontrei um fabricante nacional de tintas que usa as mesmas referências inglesas e isso facilita consideravelmente o trabalho. As tintas são da linha War Scenic esmalte e podem ser encontradas na Asgard.

Conclusão:

Trata-se de um kit de excelente qualidade e de fácil montagem para um modelista com alguma experiência.

Com o lançamento desta versão do Cruiser a Bronco Models apresenta mais uma possibilidade de montagem para um veículo de suma importância para o exército britânico nas operações no deserto.

Vale lembrar que a Bronco Models vem trazendo para os modelistas um série de modelos que até então só eram encontrados em resina.

Na Lucky Models podemos encontrar esse e outros excelentes modelos da Bronco Models a preços convidativos.

Agradecemos a LUCKYMODEL pelo modelo deste review.

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Clique nos links para ir a pagina.

Notícias e Reviews Anteriores

Ultimas do Forum