Yakovlev Yak-23 - Micro Mir 1/144
Escrito por André Cardoso   
Ter, 15 de Março de 2016 00:10

 

 alt

 

Item MM144-009

 

Após determinações ocorridas em março de 1947, foi decidido que o escritório da Yakovlev deveria produzir uma aeronave com base no motor DerwentV., pelo que nascia o Yak 23. Optou-se por usar a base dos seus antecessores Yak 15 e 17, certo que Alexander Yakovlev não pretendia produzir um aeronave com asa em flecha.

O primeiro voo do Yak 23 ocorreu em junho de 1947, tendo no mesmo ano, sido os testes, concluídos, com a aceitação da aeronave pelas autoridades militares. A produção em série teve início em 1948, recebendo, o Yak 23, o motor RD-500, versão russa do DerwentV. O armamento era constituído por dois canhões de 23 mm, colocados na parte inferior do nariz (no Yak 17 os canhões ficavam na parte superior). A aeronave entrou em serviço em 1949, mesma época em que o Mig 15 já estava sendo testado pelas autoridades soviéticas.

O Yak 23 foi também expostado para os países do leste europeu (Checoslováquia, Polônia, Romênia, Bulgária).

Um avião foi marcado com as insígnias estadunidenses, certo que em 1953, um piloto desertor romeno fugiu para o ocidente com o Yak 23 (o kit traz essa versão). (Fonte: Pesquisa livre na internet).

 

alt

 

Trata-se de mais um belo kit lançado pela empresa ucraniana Micro Mir, de um dos aviões dos primórdios da era do jato, que teve voos iniciais após o fim da segunda guerra mundial. Injetado em plástico cinza bem claro, o kit é um combo, contendo na caixa peças para dois kits, sendo um monoplace e o outro biplace (Yak 23 UTI). Com boa injeção, sem rebarbas ou peças defeituosas, o kit possui interior bem detalhado para a escala, bem como detalhes suficientes dos porões de roda e da entrada de ar. O kit é todo em baixo relevo fino, com bons painéis, permitindo uma montagem tranquila. Particularmente achei o kit bastante detalhado para a escala, conforme as fotos que seguem.

 

alt alt alt alt
alt alt alt alt
alt alt alt alt

 

São fornecidas duas transparências, especificamente para cada versão. Apesar de translúcidas, achei as transparências um pouco grossas, transparências mais finas permitiriam uma visão melhor do bom interior fornecido para o modelo.

 

alt alt

 

O manual é bem diagramado com ilustrações precisas quanto ao passo a passo da montagem,  do esquema de cores e colocação dos decais das versões possíveis. A folha de decais possui insígnias e identificações para a construção de seis versões, sendo uma delas civil.

- Yak 23 USSR Air Force, 1949;

- Yak 23 Czechoslovak Air Force, 1955

- Yak 23 Polish Aviatin Institute, 1956;

- Yak 23 UTI USSR Air Force, 1950;

- Yak 23 USAF, Wright-Petterson AFB, 4th november 1953;

- Yak 23 Polish Air Force, 1955.

 

alt alt alt

 

Altamente recomendado para quem pretende agregar dois belos modelos soviéticos a sua coleção 1/144.

 

 

Agradecemos a Hobbyterra pelo exemplar deste review.

Imagem

 

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Clique nos links para ir a pagina.

Notícias e Reviews Anteriores

Ultimas do Forum