ORP Slazak & ORP Kujawiak - IBG 1/700
Escrito por Edson Alves   
Seg, 07 de Março de 2016 00:30

70001 e 70002

 

A classe Hunt II de destróers britânicos começou à ser construída em 1939, compreendendo 36 embarcações, e teve uma extensa folha de serviço na Segunda Guerra Mundial. Durante o conflito, 3 deles foram cedidos à Polônia logo após comissionados: ORP Slazak - ex HMS Bedale, ORP Krakowiak - ex HMS Silverton e OPR Kujawiak - ex HMS Oakley. Após o término da guerra, vários foram vendidos para a ìndia, Grécia, Noruega, Dinamarca e até a Alemanha (Gneisenau - ex HSM Tickham)!

O Slazak foi comissionado para a Marinha Polonesa em 1941 e, entre outras ações, tmou parte no raide à Dieppe, salvando soldados canadenses do malfadado desembarque, e no desembarque aliado á Normandia (Dia D), onde se destacou abatendo 5 aviões inimigos. Em 1946 foi devolvido à Inglaterra, que em 1952 o repassou para a Marinha da ìndia como o INS Godavari, onde serviu até 1976, sendo depois sucateado.

O Kujawiak também foi comissionado para a Marinha Polonesa em 1941, e em 1942 afundou, após ter colidido com uma mina perto da ilha de Malta.

 

Os kits:

Estes são os primeiros modelos de embarcações lançados pela IBG, tradicional fabricante polonesa de kits de militaria, e nada mais significativo do que lançar duas famosas embarcações de seu próprio país! São modelos muito pequenos, mas são muito bem detalhados para a escala.

Os kits são produzidos em excelente plástico de cor cinza, sem rebarbas. Acompanha uma folha de fotogravados e uma de decais. Os dois kits contém praticamente as mesmas peças  - com pouquíssimas diferenças, que serão mostradas abaixo.

 

A folha de fotogravados é também muito bem detalhada, ainda mais para a escala.

A folha de decais contém todas as marcações necessárias para a montagem de ambos os navios.

A folha de instruções é clara e concisa, inclusive na indicação do cabeamento.

 

Como já mencionado antes, as peças indicadas abaixo são a única diferença na árvore do Kujawiak em relação à da caixa do Slazak.

Em resumo, dois belos kits de embarcações pouco conhecidas do grande público, mas importantes por sua atuação. Apenas a questão da escala demanda uma boa experiência do modelista, principalmente no quesito colocação de fotogravados. 

 

 

Agradeçemos a IBG Models pelo modelo deste review

alt

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Clique nos links para ir a pagina.

Notícias e Reviews Anteriores

Ultimas do Forum