British M-class submarine - Micro-Mir 1/350
Escrito por Edson Alves   
Seg, 07 de Março de 2016 00:20

Item: MM350-025

 

A classe M surgiu na Primeira Guerra Mundial, e pretendia ser uma série de submarinos movidos à diesel e dotados de um grande canhão naval (305mm) como principal armamento. Foram construídos 3 embarcações da classe, os M1, M2 e M3.

A idéia seria usar os submarinos para bombardeio costeiro ou ataque à navios mercantes, que seriam presa fácil para este armamento, pois a eficácia de topredos na época era muito baixa - mesmo assim, essa classe possuía quatro tubos dos mesmos.

Em 1925 o M1 colidiu com um cargueiro sueco perto de Dover e afundou, levando consigo todos os tripulantes. Em 1999 ele foi localizado à 73 metros de profundidade, e um documentário foi feito pela BBC sobre ele e exibido em março de 2000 - este filme pode ser visto no Youtube. Após o seu afundamento, os outros submarinos foram recolhidos e reformados. 

O M2 teve a área do canhão substituída por um hangar, e levava um hidriavião biplano desarmado, que seria usado como aeronave de observação. Em 1932, quando em exercícios perto de Portland, ele afundou. Acredita-se que tenha havido uma abertura prematura das portas do hangar, causando seu alagamento. Ele está a 30 metros de profundidade e hoje é um famoso local de visita de mergulhadores.

O M3 foi convertido para lançador de minas, em 1927, levando em seu costado um equipamento para o lançamento das mesmas. Após os testes, considerou-se o desenho inefetivo, e em 1932 ele foi sucateado.

Ainda houva a construção do M4, mas no meio do processo desistiu-se dele e também foi sucateado.

 

O kit:

A ucraniana Micro-Mir vem se especializando em modelos de embarcações pouco conhecidas ou diferentes, oeferenco assim ótimas opções para os modelistas navais. São kits 'short-'run' de boa qualidade. São bem detalhados, e sempre acompanhados de uma folha de photo-etches. Como os kits do gênero, existem alguns problemas - qualidade do plástico, rebarbas, marcas de injeção - mas no caso da Micro-Mir, eles reduzem isso ao máximo.

Neste caso, o kit apresentado é o do M1. São 3 árvores em plástico cinza - o casco, as outras partes e uma base para exibição do modelo. Bons detalhes e o acréscimo da folha de PE's fazem deste um bom modelo.

 

O ponto mais falho do kit é o decal, pois as bandeiras da marinha inglesa vieram desalinhadas na impressão:

A folha de instruções é simples, mas efetiva, dando destaque à colocação dos PE's e os dois esquemas de pintura do M1 (inicial, e com camuflagem):

Conclusão: é um bom kit - antes só encontrável em resina - de uma bela e diferente embarcação. Agora, é torcer para a Micro-Mir produzir os M2 e M3 após suas conversões, o que acredito deva acontecer em breve.

 

Agradecemos a Hobbyterra pelo modelo deste review

Banner

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Clique nos links para ir a pagina.

Notícias e Reviews Anteriores

Ultimas do Forum