Messerschmitt Bf 109E-4 - Eduard 1/32 (Cod 3003)
Escrito por Eduardo Brettas   
Seg, 15 de Junho de 2009 00:00



Eduard 3003

 

O caça.

Muito já se falou sobre o caça criado por Willy Messerschmitt, que fez seu primeiro vôo em 1935 e esteve presente em 1938 na guerra da Espanha e em todas as frentes entre 1939 a 1945 na Europa, África e no chamado Ost Front. O 'Bf 109E-4' apareceu na primavera de 1940 durante a Batalha da Inglaterra e foi, junto com o Spitfire, um dos principais caças na época. Possuía um motor Daimler Benz DB 601 A, duas metralhadoras MG 17mm sobre o capô, dois canhões MG FF 20mm nas asas e outro no eixo das hélices. Foi o primeiro da série 'E' a apresentar blindagem de proteção para o tanque de combustível e para a cabeça do piloto.

O modelo da Eduard.

É importante dizer aqui que a Eduard visitou um Bf 109E do Deutches Museum em Munich por três vezes durante a fase de desenho do modelo. Segundo a própria Eduard, a primeira viagem foi para verificar as referências. A segunda para confirmar muitos aspectos durante o desenvolvimento do kit, como o capô, radiadores e canopy. A terceira viagem foi para a finalização, procurando observar detalhes das superfícies.

Quando recebi o kit o que me chamou a atenção foi a bela ilustração na capa da caixa. O artista procurou mostrar em uma perspectiva muito bonita, um combate na Batalha da Inglaterra entre He 111, Hurricanes e Bf 109. Trabalhou muito bem na aeronave do Major Wick mostrando detalhes da sua camuflagem que é muito difícil de representar.

Ao abrimos a caixa, podemos observar as embalagens em plástico resistentes que contém cerca de 169 peças em plástico de cor amarelo ocre, 8 peças transparentes, 2 photo-etched, máscara para o canopy e rodas, alem de decais para 5 opções de aeronaves.

O manual de instrução possui 16 páginas em papel couchê brilhante muito bem impresso. Apresenta uma introdução sobre o Bf 109 e as instruções da montagem são muito bem detalhadas. As ilustrações das aeronaves são excelentes com cinco opções para pintura. Nota-se que o trabalho de pesquisa foi muito apurado, pois as camuflagens estão muito bem feitas de acordo com fotos das aeronaves originais.

Obstlt. Adolf Galland, Geschwaderkommodore JG 26, Audembert, France – Dec.1940 W.Nr. 5819 “<-+-“.
Maj. Helmut Wick, Geschwaderkommodore JG 2, Beaumont, France - November 1940 W.Nr. 5344 “<-+-“.
Ofw. Fritz Beeck, 6./JG 51, Wissant, France – 24 August 1940 W.Nr. 5587 “10 amarelo”.
Lt. Josef Eberle, 9./JG 54, The Netherlands – August 1940 “13 amarelo”.
Oblt. Franz von Werra, Gruppenadjutant II./JG 3, Wierre-au-Bois, France - 5 Sept. 1940 W.Nr. 1480 “<+-“.

O decais estão muito bem impressos em duas folhas, uma para as marcas e outra para os stencils.

As partes transparentes são finas e cristalinas, apresentando inclusive os rebites nos frames. Se optar por fazer a aeronave voada pelo Obstlt Adolf Galland, a Eduardo providenciou um canopy frontal que vem com uma abertura para o telescópio ZFR-4 que o ás costumava usar em seus combates.

Surgiram alguns comentários de que as medias do canopy estariam erradas. Eu fiz algumas comparações com um perfil na escala 1/32 e me pareceu muito pequenas, quase imperceptíveis. Jamais deixaria de comprar o kit por isso, mas com certeza você vai poder encontrar no mercado algo que corrija estes mínimos detalhes.

As seis árvores estão lacradas em dois sacos separados. O kit é injetado em plástico amarelo ocre e isso permite observar os belos detalhes das linhas rebaixadas e dos rebites que aparecem em todo o modelo, apresentando uma qualidade de gravação excelente.

Aproveitei para fazer alguns testes de encaixe das peças principais como fuselagem e asas. Um problema apareceu no encaixe e alinhamento da fuselagem, pois os pinos machos são pequenos e não encaixam direito nos fêmeas dificultando a junção das peças. As asas também apresentaram esse problema, mas foi fácil de juntar duas partes.

Alguns dos destaques são:
- O motor DB 601 A é bem detalhado.
- O capô vem em quatro partes e os escapamentos separados, tendo a opção de fazer a montagem com o capô fechado ou aberto.
- Flaps, ailerons, profundores, leme e slats separados o que facilita a montagem e permite dar “vida” ao modelo.
- Radiadores bem definidos e com grelhas em photo-etched.
- Cockpit perfeito com destaque especial para o painel em photo-etcheds.

Acompanha o kit dois photo-etched sendo que um é colorido, trazendo o painel de instrumentos, cintos e vários outros detalhes. O segundo acompanha pedais, grelhas, etc.

A Eduard construiu um belo modelo para os amantes do caça alemão Bf 109, principalmente para quem aprecia a série E.


Obrigado Eduard pelo exemplar para review!

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Clique nos links para ir a pagina.

Notícias e Reviews Anteriores

Ultimas do Forum