Avia B.534 III 1/72 - Eduard Profipack Edition
Escrito por Marcello Pelliccione   
Qua, 24 de Fevereiro de 2016 00:00

imagem da tampa da caixa

 

Avia B.534 III. série - Eduard 1/72 Profipack Edition

Item nº 70101

 

Histórico

Desenvolvido e construído pela Tchecoslováquia na década de 30 do século XX, o Avia B.534 era um biplano elegante e arrojado, ocupando lugar de destaque na aurora dos monoplanos. Produzido entre 1936 e 1939, várias modificações foram introduzidas na linha de montagem, dando origem a 4 modelos com características distintas, registrados em sua fabricação como "séries", de I a IV. Já em seu primeiro ano de fabricação, surgia a série III, diferente dos 2 modelos anteriores em seus refinamentos aerodinâmicos, principalmente nas linhas da entrada frontal de ar do carburador. Carenagens para as rodas do trem de pouso também foram  adicionadas na linha de montagem, tornando-se um traço marcante da nova série.
Para um histórico mais aprofundado da aeronave, clique aqui

O modelo

Finalmente a Eduard lança o Profipack  para o B.534 da série III. Antes só o conseguíamos nas modalidades Weekend (sem aditivos) e Royal Class. O modelo é igual aos outros B.534 da linha que podem ser vistos em detalhes neste review. Os mesmos detalhes finos, a mesma montagem fácil e bem pensada, a mesma engenharia, as mesmas opções de peças altermativas.

Algumas peças, no entanto, não são utilizadas e sobrarão para a caixa de sobressalentes. A bequilha fixa e sem roda é uma característica da série III e nesse kit é indicada a ausência de carenagens no trem de pouso principal. Na configuração Weekend, uma das 2 opções possui as proteções nas rodas (veja aqui).

Um conjunto completo de transparências acompanha o kit, ainda que a maioria das peças não seja usada, pois as aeronaves do tipo III a principío não tinham o canopy coberto.

Características específicas aparecem apenas nos aditivos do kit:

O fotogravado incluído aqui é diferente daquele inicialmente produzido para melhorar a versão Weekend, estando mais para uma simplificação do que está presente na configuração Royal Class. Ele não traz as aletas para as bombas e nem os estais das asas. Todos os outros detalhes de interior e do radiador estão na folha. Na verdade, esse é o mesmo para o B.534 de série IV do fabricante (70102-LEPT1), incluindo 2 peças que não serão utilizadas no tipo III (7 e 9). A folha de máscaras adesivas se limita às rodas, às asas e estabilizadores (apesar de nenhuma opção de pintura oferecida apresentar os mesmos com cores diferentes) e ao pequeno pára-brisas da aeronave.

Peças em photo-etch Máscaras adesivas Folha de decais


O folheto de instruções é o tipico da Eduard: bem detalhado e claro, e com esquemas detalhados de colocação das amarras (os estais, na realidade), decais, máscaras e stencils.

Esse profipack oferece 4 alternativas de marcações, sendo 2 em serviço tcheco, 1 em serviço eslovaco e 1 em serviço germânico. Os decais são o de sempre: bem impressos, sem erros de registro e de filme fino. Sua folha vem protegida por papel de seda, como de costume.

Marcações e pintura: opção 1 Marcações e pintura: opção 2 Marcações e pintura: opção 3 Marcações e pintura: opção 4

 

Conclusão

Como todos da série B.534 1/72 da Eduard, este modelo é altamente recomendável para modelistas experientes e de nível intermediário. Iniciantes podem até arriscar o empreendimento, devido a sua engenharia e montagem descomplicadas.
Vale notar que o kit apresenta peças para se montar qualquer tipo do B.534, trazendo apenas decais e máscaras específicas para o modelo III.

 

 

Foto da etiqueta lateral da caixa

Avia B.534 III. série - Eduard 1/72 Overtrees Edition

Item nº 7103X

 

Como de costume, quando lança o Profipack de algum modelo, a Eduard lança também a edição Overtress, que consiste apenas no modelo em si, em plástico injetado, sem boxart, decais e instruções. A idéia é fornecer um novo modelo para utilizar as sobras do Profipack já adquirido, e a um custo bem menor.
O modelo é o mesmo B.534 de linha da Eduard. Na verdade o kit traz peças para fazer qualquer versão do biplano, dos tipos I ao IV, e portanto pode ser usado com qualquer sobra de qualquer profipack ou mesmo de qualquer weekend edition da linha. Vale lembrar que os overtrees só estão disponíveis na loja da Eduard e durante os primeiros 30 dias após o lançamento do kit na versão profipack.

A Eduard também lança um conjunto básico de photo-etched para melhorar o modelo em sua configuração Overtrees, e recomenda-se fortemente o seu uso.

 

 

Agradecemos à Eduard pelo exemplar deste review.

alt

 

 

 

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Clique nos links para ir a pagina.

Notícias e Reviews Anteriores

Ultimas do Forum