SBD-5 Daunltess Edição limitada
Escrito por Augusto Versiani   
Ter, 16 de Fevereiro de 2016 00:00

Item 1665

 

Esta é uma edição limitada contendo o Dautless SBD-5 originalmente lançado pela Accurate Miniatures em 1997, e também relançado pela Italeri e pela Academy, que foi quem fez este lote para a Eduard.

O kit apesar da idade é de ótima qualidade com detalhes nítidos e baixo relevo fino. Algumas peças mostram um pouco de rebarba, mas isso não chega a prejudicar o kit. O interior é muito bem detalhado, os flaps podem ser montados abertos ou fechados, o motor tem ótima representação, o canopy pode ser montado aberto ou fechado com peças separadas para cada caso.

 

 

 

 

 

Para completar o kit a Eduard adicionou duas folhas de fotogravados, máscara para pintura de rodas e canopy e um conjunto de peças em resina para substituir as rodas e a metralhadora do artilheiro traseiro.

Fotogravados

A primeira folha de fotogravados, colorida, fornece os detalhes para o painel de instrumentos (no kit original é feito com uma peça transparente e decais), cintos de segurança, mira, alavancas, e uma série de outros pequenos detalhes para complementar o bom interior original. A segunda folha traz uma série de pequenos detalhes para complementar a metralhadora em resina.

 

 

Resinas

Um novo par de rodas é fornecido para substituir as peças injetadas, melhorando muito o aspecto final do modelo pronto, já que as rodas originais têm uma representação bastante pobre. As novas rodas têm duas opções diferentes de cubo. Também é fornecido o conjunto de metralhadoras traseiras com mais detalhes que o original.

 

 

 

A folha de decais fornecida, e impressa, pela Eduard tem excelente qualidade, o filme é fino, as cores solidas e sem falhas de registro, incluindo também os estênceis. Com ela é possível fazer as seguintes versões:

 

 

 

  • SBD-5 tripulado pelos Sargento Aviador C. N. O’Neill e Sargento Aviador D. W. Gray, esquadrão 25 RNZAF, Piva, Bougainnville, Abril de 1944
  • SBD-5 pilotado pelo Major Christian C. Lee, OC do VMS-3, Ilhas Virgens, primavera de 1944
  • SBD-5, VMSB-331, Atol Majuro, Ilhas Marshall, primavera de 1944
  • A-24B-1-DO n/s 42-54298, 407Th BG, Amchitka, verão de 1944
  • SBD-5 n/s 36817, 4ª Frotilha de bombardeamento da Aeronavale, oeste da França, inicio de 1945.

O Manual no já conhecido padrão Profipack, em papel de ótima qualidade, traz todos os passos da montagem de forma clara, mostrando onde entram as peças novas e as que não serão usadas e contém 4 vistas coloridas de cada versão possível além de um esquema mostrando o posicionamento dos estênceis.

 

 

Conclusão

O SBD da Accurate, apesar da idade, continua a ser o melhor kit deste avião na 1/48, melhor ainda nesta versão melhorada pela Eduard.

 

Veja os complementos da Eduard para este kit.

 

Agradecemos à Eduard pelos exemplar deste review.

alt

 

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Clique nos links para ir a pagina.

Notícias e Reviews Anteriores

Ultimas do Forum