FW-190 A-5 - Eduard 1/48 (Cod 8174)
Escrito por Júlio Martins   
Ter, 05 de Maio de 2009 00:00
 

 

Eduard 8174

Todo modelista que se preze conhece, de longe, o perfil do famoso"Würger", eis que o FW-190 é dos caças mais famosos de toda a história da aviação. Pilotado por grandes ases alemães na segunda guerra mundial, tonar-se-ia, ao lado do Messerschmitt Bf 109, um dos principais vetores da Luftwaffe, operando em todos os Teatros de Oerações onde a Alemanha combateu. Desempenhou os mais variados papéis, desde caça de superioridade aérea, escolta e interceptação, como caça-bombardeiro, tendo até mesmo versões bi-place de treinamento.

A Eduard iniciou sua série de Würgers com lançamentos que deixaram muitos perplexos: "Mais um FW???" Não, mais um não. Agora temos "O" 190! Este kit é disparado a melhor representação do FW-190, em qualquer escala que se possa encontrar. A Eduard tem a série 190 a partir da versão A-5, e aguardamos ansiosos, ainda para 2009, seus Doras!

Vamos ao review do kit: Assim que a Eduard lançou seu primeiro 190 da série, o A-8 no final de 2006, as vendas foram tão espantosamente rápidas que os boatos que rondavam a web davam conta de que este kit seria um "short run". Nada disso, os kits simplesmente voaram das prateleiras deixando estoques zerados! Logo depois o A-8 foi relançado e agora em 2009 relançado mais uma vez. O mesmo ocorreu com este A-5 de nosso review, o que já dá conta da qualidade do kit.

Dentro da caixa temos 227 peças plásticas distribuidas em 7 galhas, sendo uma transparente, acompanhadas de um set de photo-etch colorido para o interior, máscaras de pintura do canopy que são uma mão na roda e decais para 4 versões de pintura.

O kit é muito bem injetado, sem rebarbas e marcas de injeção.

O cockpit, nesta versão 'profi-pack', tem as opções de montagem com peças plásticas ou utilizando os photo-etches. O detalhe que não me agrada aqui é a cor utilizada pela Eduard para colorir os paineis em RLM66. Achei muito azulado, e quando confrontado com a cor recomendada, o RLM66 da Gunze, o resultado não me agradou.

Asas e fuselagem com detlhes soberbos em baixo relevo, com finos e delicados rebites e linhas de painel. Apresentam dimensões exatas para a escala quando confrontados com desenhos técnicos.

O 'cowling' do motor vem particionado em 6 peças que possibilitam montagem fechada ou aberta, apresentando todos os detalhes do radial BMW, muito bem representado e detalhado neste kit. 2 opções de hélice completam o conjunto, sendo uma para a versão A-5 e outra do A-8.

O armamento, igualmente, pode ser montado fechado ou aparente, deixando a mostra todo o conjunto de "garras" do Würger. Para quem gosta de detalhamento, é um prato cheio!

Porão de rodas e trem de pouso corretos em tamanho e posicionamento, diferentemente das versões Tamiyia e Dragon, que necessitam ajustes, seja no tamanho ou seja no ângulo de toque no solo.

Rodas são duas opções para o A-5, mais duas opções para o A-8 de sobra. Uma de pneu liso e outra com ranhuras transversais, ao gosto do freguês.

Transparências são realmente transparentes. Veja a foto com o painel por baixo, sem nenhuma distorção! Aqui, mais uma vez, duas versões para A-5 e outras duas de sobra para outras versões do 190.

Decais para 4 "experten" da Luftwaffe, impressso na Itália pela Cartograf, o que já é uma garantia de alta qualidade. As cores são firmes, decais finos, pouca sobra de filme e impressão centralizada, tudo acompanhado de um set completo de decais de stencils de serviço. Só vale a pena trocar de decais se você tiver outra pintura em mente. As opções de pintura são:

- Walter NOWOTNY, I./JG54 Grünherz, 1943
- Egon MAYER, III./JG2 Richthofen, 1943
- Walter KÖHNE, 1./JG1, 1943
- Rolf STROHAL, Stab I./JG1, 1943

Numa montagem teste, colando o kit com fitas adesivas, podemos notar a qualidade dos encaixes. Neste teste, propositalmente, apenas retirei a peça do sprue, sem nenhuma limpeza.

Instruções de montagem e pintura em livreto tamanho A4, com 16 páginas de papel couche de alta qualidade e impresso em cores. Muito bonito! Temos também mais uma folha avulsa, só com instruções de aplicação dos "stencils" e das máscaras de pintura.

Conclusão:

O kit é fantástico, não há dúvidas quanto a isso. O único ponto negativo em meu ver é a cor do RLM66 dos photo-etches.

Gostaria de destacar também o preço deste kit, que não é barato. Aliás, nenhum kit multimidia como este é barato. A Eduard é muito esmerada com seus produtos; a primeira coisa que se nota é a alta qualidade do kit em sí, depois o conteúdo da caixa que tem photo-etches e máscaras de pintura que agregam valor, mais os decais que estão num patamar muito elevado da média de mercado, fora a qualidade da caixa, quase rígida, e a qualidade de impressão das instruções. Você paga por tudo isso neste lançamento.

Quem quer ter um desses Wurgers e anda sem grana, não deixe de pegar a versão "weekend", que sempre é relançada e é facilmente encontrada por aí. Você terá o mesmo kit, mas sem os adicionais, numa caixa normal, com uma versão só de decal da Cartograf, e instruções em papel comum, ou seja, igual a qualquer bom kit do mercado e com o preço semelhante.

Altamente recomendado para modelistas com alguma experiência, devido ao alto número de peças e detalhes, mas quem quiser se avcenturar numa experiência de alto nível, este é o kit!

Muito obrigado a EDUARD por nos ceder este exemplar para review! Não deixe de visitar o site deles e ver a quantidade de coisas bacanas que tem por lá!

Obrigado Eduard pelo exemplar para review!

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Clique nos links para ir a pagina.

Notícias e Reviews Anteriores

Ultimas do Forum