Avia B.534 - Eduard 1/144 (4451)
Escrito por Alex Lima   
Qua, 10 de Fevereiro de 2016 00:00

a1

EDUARD 1/144 AVIA B.534 EARLY SERIES SUPER44 QUATTRO COMBO 

EDUARD (4451)

 

A escala 1:144 ganhou importância entre os modelistas com recentes lançamentos de diversos fabricantes ao redor do mundo, introduzindo novos aviões, helicópteros e até mesmo os caças da I Guerra Mundial apareceram em dual combos com conjuntos de fotogravados inclusos! Até bem pouco tempo, os kits de biplanos só podiam ser encontrados em resina, mas a Eduard e a consagrada qualidade de seus produtos também entrou neste nicho, para a alegria dos aficcionados pela escala.

Uma das últimas novidades da EDUARD no ano de 2015, após o lançamento do excelente kit do Avia B. 534 na escala 1:72 aplicando novos padrões de projeto e injeção dos modelos, foi o lançamento do Avia B. 534 na Série Super 44 (escala 1:144) em um Quattro Combo, isto é, na embalagem há quatro aviões para serem montados!!!

 

a

Todo o material vem embalado cuidadosamente em duas sacolas plásticas, uma contendo as árvores de peças e em outra as instruções, máscara de pintura e os decais. Apresentando excelente moldagem e fácil montagem, as árvores de peças permitem a reprodução de um avião na versão Série I, um da Série II e mais duas outras aeronaves da Série III.

f f f3
f4 f5 f6

A diferença fundamental entre os kits encontra-se nos detalhes laterais da fuselagem, mas para a montagem de cada versão há explicações detalhadas no folheto de instruções. Os detalhes externos da aeronave como escapamento, radiador e armamento estão presentes, sendo o interior pouco detalhado, o que para o tamanho do modelo não é uma diferença  muito significativa.

k k
k k

 

Apesar da escala, o nível de precisão dos detalhes impressiona, sem rebarbas aparentes, os encaixes da estrutura no ângulo correto são perfeitos e várias soluções facilitam o alinhamento das peças, tal como o leme moldado em uma das metades da fuselagem. Algumas linhas em alto relevo, nas asas, leme e profundor podem parecer exageradas, mas elas representam os estais em barras metálicas de seção chata, conforme descrito no review do kit Eduard do Avia B.534 Royal Class R0010, e não comprometem o conjunto

 

 

g g g
g g g

 

As diferentes versões de canopy em plástico transparente são de boa qualidade e finos o suficiente para um bom acabamento. Os detalhes incluem também um rack de bombas e rodas com ou sem carenagem.

e e
e e

Seguindo um padrão já adotado pela Eduard, na sequência do lançamento do kit plástico já há um conjunto de detalhamento em fotogravados (PE) (144008). A utilização deste conjunto minimiza o trabalho de rigging para uma escala tão diminuta pois, tal qual no conjunto de detalhamento disponível para a escala 1:72 (72602), a Eduard incluiu o rigging da aeronave em forma de fotogravado.

Incluso na caixa encontra-se também uma folha de mascaramento para pintura do canopy e rodas, com o intuito de minimizar o esforço no trabalho de pintura e aumentar a precisão. O panfleto de instruções, no elogiado padrão da Eduard, contém um breve histórico, a relação de todo o conteúdo da caixa, instruções para a montagem de cada uma das versões disponíveis, orientações para a utilização das máscaras de pintura e um diagrama para o rigging da aeronave. Além de instruções com o padrão de pintura para cada uma das versões possíveis.

b1 b1

 

Na folha de decais, finamente produzidos pela própria Eduard, além das marcações e insígnias das aeronaves há também a reprodução dos instrumentos do painel. Apesar de possibilitar a montagem de três versões da aeronave, há decais para 6 aeronaves diferentes, conforme apresentado na parte traseira da caixa do kit:

c
  •  B.534 I, 40th Fighter Squadron, Air Regiment 4, Hradec Kralove air base, Czechoslovakia, 1937;
  •  B.534 II, flown by svob. Ladislav Svetic, 38th Fighter Squadron, Air Regiment 3, Vajnory air base, Czechoslovakia, 1937;
  •  B.534 III, 34th Fighter Squadron, Air Regiment 4, Hradec Kralove air base, Czechoslovakia, August  1937;
  •  B.534 III, Slovak Air Force, Squadron 13, Piest’any air base, january 1940;
  •  B.534 III, JFS 4, Furth-Herzogenaurach, Germany, summer 1942;
  •  B. 534 III, FFS AB 115, Wels air base, Austria 1939-1941 

   

d1 d d d4 d5 d6

 

Conclusão:

Altamente recomendado para os aficcionados pela escala 1:144, para os que gostam de biplanos ou para os modelistas que simplesmente desejam montar um excelente kit-combo (4x) com múltiplas possibilidades em versões e marcas de um mesmo avião.  

 

 

Agradecemos à Eduard pelos exemplar deste review.

alt

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Clique nos links para ir a pagina.

Notícias e Reviews Anteriores

Ultimas do Forum