Bf 110 Eduard weekend edition (Cod 8403)
Escrito por Augusto Versiani   
Qui, 14 de Maio de 2009 00:00
 

 

Eduard item 8403

 

O Messerschmitt Bf 110 é mais conhecido como tendo sido um dos grandes fracassos da Luftwaffe, o caça de escolta que acabou tendo de ser escoltado. No entanto esta fama não é totalmente merecida. A idéia de caças bimotores de longo alcance que pudessem operar profundamente no território inimigo foi mais ou menos comum a todas as grande forças aéreas da época. A idéia corrente é que a adição de potencia dada pelo motor extra, compensaria as desvantagens de maior peso e menor aerodinâmica. Era uma idéia errada. Nenhum destes caças bimotores teve grande sucesso ressalvado, talvez, o P-38 americano. O motor adicional só se mostrou eficaz na era do jato.

Mesmo com suas deficiências o Bf-110 participou ativamente de todas as vitórias alemãs do início da guerra, na Polônia, França, Noruega, Bálcãs e mesmo no inicio da campanha da Rússia ele teve papel relevante. Um novo papel relevante ainda foi vivido no fim da guerra quando foi empregado com grande sucesso na caça noturna.

Dado todo este histórico, e considerando a grande preferência do meio modelistico por aviação alemã da WWII, sempre foi de se estranhar a pouca oferta do Bf-110 em todas as escalas. Na 1/48 a melhor opção, tanto quanto sei, era o modelo da Fujimi.

A Eduard entrou nesta briga lançando um modelo totalmente novo e em várias versões. Este é um Bf 110 –E, versão Weekend.

Antes de avaliar o kit vale falar um pouco do que vem a ser a versão Weekend. Em resumo é o mesmo kit lançado nas versões mais completas, mas sem qualquer acessório extra além das arvores do próprio kit e com apenas uma versão de decais. Nesta configuração modelo custa cerca de 40% menos que o modelo normal. Este kit,imagino, se destina aos extremos do espectro. Atende ao modelista de fim de semana (daí o nome) que não quer perder tempo com complicações e pretende apenas ver o modelo pronto o mais rápido possível, e também aquele modelista que gosta de trabalhar intensamente os detalhes e que pode preferir ele mesmo fazer as peças que precisa ou escolher no mercado outras opções que não aquelas fornecidas com o modelo.

Hora de falar do modelo em si.

O modelo vem numa bela e resistente embalagem que já mostra pelo seu volume o que esta por vir. Nas laterais da caixa vem não só vistas coloridas do esquema de pintura ofertado bem como uma indicação das tintas necessárias tanto pelo seu código RLM como pelo código da Gunze, acrílicas e esmaltes.

Ao abrir a caixa o primeiro impacto é grande, mesmo, imagino eu, para quem esta acostumado a modelos nesta escala. São 5 embalagens plásticas contendo as 340 peças do modelo, incluídas ai duas só para as transparências. Excelente idéia colocar as duas árvores de transparências em embalagens separadas o que evita qualquer tipo de dano.

E é pelas transparências que eu vou começar a comentar, são um show a parte. Primeiro são absolutamente cristalinas não encontrei, por mais que examinasse, qualquer falha. Além disso são finíssimas, e isso aliado a limpidez das peças faz com que apresentem distorções mínimas. Para falar a verdade nem mesmo em modelos 1/72 já tinha visto transparências tão finas. Isso vai é claro contribuir muito para a qualidade final do trabalho de quem gosta de montar o cockpit aberto. Trabalho este já facilitado pelo fato de virem dois sets, que permite fazer as duas configurações, aberto e fechado. O único aviso aqui, e não é uma crítica, é que toda esta delicadeza vai exigir cuidados redobrados na manipulação.

Passando para as arvores normais, o kit é todo injetado num plástico verde oliva o que facilita muito a pintura e verificação dos detalhes. E por falar em detalhes a primeira coisa que me chamou a atenção foi a qualidade da gravação das linhas de painel e dos rebites. Detalhes extremamente finos e consistentes por todo o kit. Um trabalho de primeira. Marcas de injeção? Bom, depois de revirar as árvores de cabeça para baixo não achei uma única marca, um serviço de engenharia de fazer gosto. E para completar a festa os pontos de ligação com as árvores são muito delicados e tanto menores quanto menores são as peças. A Eduard fez um serviço de primeira aqui.

No kit vem dois tipos de fuselagem, uma curta e outra mais longa esta última indicada para esta variante.

Aproveitei então para fazer um pequeno teste de encaixe coma as peças maiores. É preciso notar que apesar de existirem pinos de alinhamento machos em uma das metades da fuselagem, não existe a contrapartida na outra. Na maioria das peças que observei este estranho arranjo se repete. Apenas em uma ou outra existe o conjunto macho e fêmea. Nos testes que fiz apesar de não existirem os pinos para manter o alinhamento firme não houve qualquer problema para acertar as duas metades. As peças alinham com facilidade, não mostrando qualquer sinal de empeno ou de diferenças de espessura. As linhas de painel das duas metades da fuselagem casam perfeitamente também. Não é um teste conclusivo, mas os resultados foram promissores.

Talvez a única crítica aqui seja para os painéis de instrumentos. Na falta do photetch os painéis fornecidos com o kit, apesar de muito bem definidos, deixam a desejar nos detalhes que se esperaria de um modelo deste porte.

A única versão de decal fornecida é de uma unidade de treinamento de ataque ao solo e inclui as marcações maiores e uma série bem completa de stencils. Uma escolha de versão bem pouco usual, ainda que a bela cabeça de lobo seja bastante atraente. Os decais tem o filme bem fino e a impressão esta com bom registro, mas não perfeito. Olhando com bastante cuidado pode-se ver pequenas falhas nas cruzes maiores que todavia devem ficar imperceptíveis no kit montado. O grande senão aqui é que a folha veio solta dentro da caixa sem qualquer tipo de proteção. Um saquinho plástico tipo ziplog, como o que veio embalando as transparências, seria muito bem vindo.

O manual de instruções apesar de pequeno esta bem impresso e com instruções que, num primeiro olhar, parecem bem fáceis de seguir.

Conclusão

O kit na caixa é mesmo um espetáculo para os olhos e, dado o grande número de peças, um tanto assustador para alguém como eu acostumado a coisas bem menores. Pela qualidade das peças, com destaque para as transparências e os detalhes em baixo relevo eu recomendaria o kit para qualquer um que queira montar esta versão.


Obrigado EDUARD pelo envio do exemplar para review.

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Clique nos links para ir a pagina.

Notícias e Reviews Anteriores

Ultimas do Forum