F-16AM e F-16DG/DJ - Kinetic 1/48
Escrito por Júlio Martins   
Ter, 17 de Fevereiro de 2009 00:00

 

 

 

A Luckymodel.com foi bastante generosa com o IPMS-R IO e nos enviou um modelo de cada destes novos e belos kits para review em língua portuguesa. Vamos a eles!

De início, cabem breves linhas sobre as versões inicialmente representadas, para que o amigo plastimodelista saiba o que vai encontrar, eis que as versões e variantes do Viper são muitas.

F-16A e F-16C são caças monoplace.
F-16B e F-16D são biplaces.

F-16AM - Nato Vipers

No final de 1970, Holanda, Belgica, Dinamarca e Noruega encomendaram vários F-16 A/B, e se tornaram os primeiros compradores internacionais do Viper. Todas as células receberam a atualização MLU (Mid Life Update). Esta caixa representa especificamente este caça, um F-16A block 15 MLU, ou Block 20, que vem a ser o mesmo F-16A-15, só que com o kit MLU instalado de fábrica.
Neste kit monoplace (K48002), você pode finalizar uma destas belas aves da OTAN, com motor F100 da Pratt and Whitney, ou seja, boca de entrada de ar estreita. Os Vipers de motorização GE usam entradas de ar largas.

F-16DG/DJ - USAF Vipers

F-16CG/DG são mono e biplaces noturnos, dotados dos pods LANTIRN, que lhes conferem capacidade de "visão noturna". Também são conhecidos como block 40 e 42. Block 40 são os motorizados com turbinas GE, com largos intakes, já os Block 42 são motorizados pela Pratt and Whitney e apresentam intakes estreitos.
F-16CJ/DJ são mono e biplaces específicos para supressão de defesas aéreas (SEAD), armados com sistema de miras montado no pod HARM (HTS) e armados com mísseis AGM-88 HARM. Também são conhecidos por Block 50 e Block 52. Block 50 são os motorizados com turbinas GE, com largos intakes, já os Block 52 são motorizados pela Pratt and Whitney e intakes estreitos.
Escolhendo o kit bi-place da Kinetic (K48005), você terá em mãos a opção de finalizar um DG (biplace noturno) ou um DJ (biplace de supressão de defesas aéreas).

Os Kits:

A Kinetic apareceu a pouco tempo no mercado, mas com grandes novidades, destacando-se aí um belo F-86F na 1/32. Fiquei surpreso ao saber que estavam para sair estes Vipers, logo após o bombástico F-16 da Tamiya. Hasegawa e outras marcas também tem F-16 na 1/48. Porque então a Kinetic chega ao mercado e lança logo mais um Viper?
A reposta você encontra quando abre a caixa!

 

Muito bem injetado em plástico cinza claro, o kit apresenta detalhes soberbos, linhas em baixo relevo, mais de 450 peças finamente detalhadas e formas corretas quando comparadas com perfis técnicos. A separação das partes indica claramente que teremos uma chuva de F-16 em praticamente todas as versões vindo por aí. Só com estes dois kits (AM e DG/DJ) já é possível combinar e montar diversas versões diferentes e inéditas no mercado, basta pesquisar as fontes corretas.

As mais de 450 peças do kit vem dispostas em 19 árvores, além de duas com as transparências, embaladas por conjuntos, em sacos plásticos transparentes. O cockpit apresenta belos detalhes. O que gostei bastante, e que também demonstra o capricho e as intenções futuras da Kinetic, é que todos os painéis de instrumentos e os consoles laterais são peças independentes da banheira do cockpit, facilitando a transição das versões e o uso de resinas e photo-etch para quem gosta. Mas honestamente, o que está injetado alí já é o suficiente para um belo trabalho final.
O porão de rodas é um detalhe a se destacar, além de outro com o qual você vai se apaixonar: o exaustor da turbina, que é uma joia a parte! Na versão AM temos uma linda F100 extremanete detalhada, já para o DG/DJ temos a turbina da GE.

Se já não bastasse tudo isso, o que mais chama a atenção neste kit é o armamento. A Kinetic colocou em cada uma dessas caixas um set de armas que não deixa falta de opção, nem te fará correr para procurar algo em resina ou na caixa de sucatas, muito pelo contrário. A quantidade, variedade e qualidade das armas que acompanham estes kits poderão muito bem terminar outros tantos que você tem em casa, tenho certeza!
Veja a lista:

 

  • 2 tanques externos de 370 galões
  • 1 tanque externo de 300 galões
  • 1 AAQ-13 LANTIRN
  • 1 AAQ-14 LANTIRN
  • 1 AAQ-28 Litening
  • 1 AAQ-33 Sniper XR
  • 1 ALQ-131
  • 4 AIM-9M Sidewinder
  • 4 AIM-9X Sidewinder
  • 4 AIM-120B AMRAAM
  • 4 AIM-120C AMRAAM
  • 2 AGM-65 Maverick
  • 2 AGM-119A Penguin
  • 4 Mk.82
  • 4 GBU-12 Paveway II
  • 2 GBU-24 Paveway III
  • 2 GBU-31 JDAM
  • 4 GBU-38 JDAM
  • 4 CBU-87

 

As instruções são claras e bem desenhadas, não apresentando qualquer dificuldade a primeira vista. Vem descrita num livreto tamanho A4 com 16 páginas, mais um folheto em papel couche impresso em cores para auxiliar a pintura e a colocação das marcações. Os decais me agradaram bastante: Cores firmes, filme fino, bela impressão sem cores descentralizadas.

Para a versão F-16AM, temos as seguintes opções:
F-16AM, 678, 334 Sqn, Real força Aérea Noroeguesa
F-16AM, FA-73, 23 Sqn, Força Aérea Belga
F-16AM, J-063, 322 Sqn, Real Força Aérea Holandesa
F-16AM, E-198, 727 Sqn, Real Força Aérea Dinamarquesa

Para a versão DG/DJ, temos duas opções da USAF:
F-16D Block 40, 555th FS "Triple Nickle", Base Aérea de Aviano, Itália
F-16D Block 50, 35th FW, "Wild Wessel", Base Aérea de Misawa, Japão

 

 

Conclusão

Como dito no início desta matéria, várias são as opções de F-16 1/48 no mercado. Você pode ir do barato ao muito caro, do antigo ao bastante novo. Praticamente tudo está nas lojas. Entretanto, se você tiver que escolher um F-16 que não limpe seu bolso e te ofereça tudo o que é preciso (e mais um pouco), sem sombra de dúvidas a opção é Kinetic! Este kit é mais barato que o Hasegawa e o Tamiya, e pouca coisa mais caro que o Academy, para falar dos mais famosos, e em qualidade, é sem sombra de dúvidas,no mínimo, igaul ao melhor dos três, acrescentando-se aí o set de armas, onde ninguém bate a Kinetic.

Levando em conta o alto número de peças e a delicadeza dos muitos detalhes, só não recomendo este kit aos iniciantes. Ainda em janeiro iniciaremos as montagens destes kits, e você poderá acompanha-las nos fórum do IPMS-RIO, aqui mesmo neste site.

A Luckymodel.com é a opção para a compra deste kit. Não tenha receio em fazer sua importação direta, a loja é uma das melhores do mundo, bastante confiável e representante direta da Kinetic. Entregam no Brasil via aérea, de forma geral, em menos de 1 mês, com preço imbatível.

A Kinetic ainda promete mais Vipers para 2009, e eu especialmente aguardo um Israelense! Também estamos sabendo que em 2009 veremos uma nova série de F-14 TomCat 1/48 Kinetic!!!! Se for neste padrão aqui, com certeza, vai papar o complexo Hasegawa e o simplório Academy de uma só mordida!

 



 

 

 Obrigado à Luckymodel pelo exemplar deste reviewLuckymodel

 
 
 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Clique nos links para ir a pagina.

Notícias e Reviews Anteriores

Ultimas do Forum