Ultimate Sabre 1/48 Eduard (1163)
Escrito por Gustavo Bunger   
Seg, 18 de Janeiro de 2016 00:00

alt

Ultimate Sabre 1/48 1163

 

Sobre a aeronave

O F-86 Sabre foi um caça subsônico desenvolvido e produzido pela North American (atualmente Boing) em atendimento ao requerimento da Força Aérea Americana (USAF) para substituição do lendário caça P-51 Mustang. Era equipado com uma turbina General Eletric J47 sendo o primeiro motor turbojet axial homologado nos Estados Unidos. Seu desenvolvimento passou por nove modelos (ataque diurno, bombardeiro e todo-tempo) e teve participação decisiva na Guerra da Coréia (1950-53).

Neste conflito ficou conhecido pela alcunha de "Mig Master", face às estatísticas americanas de combate aos Migs: 10 migs para cada sabre abatido !

Foram produzidas mais de 6.000 unidades de Sabre utilizadas por mais de 30 operadores mundiais, dentre eles Argentina, Noruega, Alemanha e Inglaterra com inumeras pinturas e nose arts, sendo esta variedade um dos principais motivos que tornam seus modelos tão queridos quando os F-4 Phantom.

 

Sobre o kit

Este lançamento em edição limitada é mais uma iniciativa da Eduard em manufaturar um kit de excelente qualidade e adicionar seus costumeiros melhoramentos: resinas Brassin, máscaras e fotogravados coloridos ou não. Isto recentemente foi feito com o Phantom da Academy e a iniciativa fez muito sucesso entre os modelistas.

O kit é um F-86F-30 da Hasegawa (07082) com asas mais curtas e sem os slats móveis. São 7 grades de sprues cinzas e uma com as transparências.

Grade04 Grade05 Grade04

A injeção é perfeita e em baixo relevo com a qualidade e acuidade já consagradas da Hasegawa. O duto de entrada de ar é moldado garantindo um modelo finalizado em alto nível.

Grade0 Grade01 Grade03


O cockpit já apresenta um excelente nível de detalhamento injetado, e os complementos em photoetched tornarão este conjunto o mais realista possível. Há ainda um piloto com duas opções de "cabeça/capacete" e braço posicionável.

Em termos de carga subalar, o kit disponibiliza dois tanques de combustível no padrão USAF e dois mísseis sidewinder mais primitivos (B ou C provavelmente). Não há resina para substituir estes itens, mas são muito bem moldados também.

Grade07 Grade08 Grade09
Grade10 Grade11 Grade12

 

As transparências apresentam espessura adequada e são cristalinas, entretanto no exemplar do review identifiquei uma espécie de linha no sentido longitudinal do canopy, que pode exigir algum trabalho de lixamento e polimento.

alt alt alt

 

Sobre os melhoramentos

Sem dúvida a grande vantagem do kit é conter sets da própria Eduard para melhorar o modelo. Incluso na caixa temos: 

  • Uma folha com máscaras para canopy e pneus;
  • Um fotogravado para detalhamentos externos;
  • Um fotogravado para o cockpit;
  • Um conjunto de resinas BRASSIN contemplando o assento ejetável e outras peças;

O fotogravado (PE) para o cockpit (foto da esquerda, abaixo) é colorido e possui duas versões de painel: uma cinza e outra preta - esta cor muda conforme versão e operador do Sabre. Também apresenta os painéis laterais, alavancas e os cintos de segurança.

O fotogravado externo (foto da direita, abaixo) é na cor natural do latão e traz detalhamentos para o canopy, trens de pouso e uma parte normalmente negligenciada tanto pelos fabricantes quanto pelos modelistas: as estruturas de abertura e fechamento do canopy, o que dará muito mais veracidade ao modelo final.

 

alt ALT

 

 O cojunto de resinas qualidade BRASSIN substituem o assento ejetável e pedais, trazendo uma estrutura completa e hiper realista.

Assento Ejetável - Frente Lateral do Assento Estrutura de Ejeção Pedais e Encosto

 
A máscara de pintura, adesiva, permite mascarar todos os pneus bem como o canopy.

 

Máscara de Pintura

 

Em adição a este lançamento a Eduard possui dois produtos relacionados e comprados à parte: o F-86F-30 Upgrade Set (48863)e o kit BRASSIN 846235 F-86 WHEELS. O primeiro contém detalhamentos para os freios aerodinâmicos e o segundo sustitui os pneus e rodas injetados do kit por resinados.


Manual e Decalques

O manual conta com 16 páginas, é colorido e já adiciona nas etapas de montagem o uso de todos os detalhamentos citados, tornando a montagem muito mais intuitiva.

 

alt  alt  alt

 

São cinco opções de pintura disponíveis:

  • FU-584 "Mig Mad Marine" de 1953, famoso por ter sido pilotado pelo Major John Glenn e às da Guerra da Coréia;
  • FU-850 do 390th Fighter Bomb Squadron, 1955;
  • FU-341 "Mig Poison" de 1953, pilotado na Guerra da Coreia pelo Major James Hagesrtrom;
  • FU-539 "Dreaded Gomboo" de 1954, pilotado na Guerra da Coréia pelo Tenente Ken Ewing;
  • FU-361 do 435th Fighter Bomb Squadron e hoje exposto na Base Aérea de Shizuhama no Japão.

MigMadMarine FU850 FU341 FU539 FU361


A folha de decalques impressiona: no tamanho A4, traz além das decorações específicas de cada versão um set completo de stencils, cuja disposição está assinalada no manual. A impressão é nítida, com cores vívidas e sem nenhuma falha no registro.

DECAL_A4 DECAL_DETALHE Stencil 1 Stencil 2


Considerações Finais

O kit é a escolha mais qualitativa e econômica para quem gosta dos Sabres e é francamente destinado à modelistas com experiência entre intermediária e avançada. Vale cada centavo gasto !

 

Obrigado à Eduard pelo envio do exemplar para review !

alt

 

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Clique nos links para ir a pagina.

Notícias e Reviews Anteriores

Ultimas do Forum