Toldi I e II - IBG
Escrito por Augusto Versiani   
Ter, 05 de Janeiro de 2016 00:00

 

72028 e 72027

 

O tanque

Precisando de um novo tanque  Húngaros testaram o L-60 da Landswerk sueca. Tendo aprovado o seu desempenho passaram a produzir o modelo localmente com algumas modificações. O tanque foi batizado de Toldi, nome um famoso cavaleiro mítico Magiar do século XII. Com boa mobilidade, ótima performance em terrenos difíceis e um bom equipamento de rádio, o Toldi se mostrou bastante útil como principal tanque nas unidades Húngaras, tendo um bom desempenho, tanto na campanha da Iugoslávia, quando no período inicial da Babarossa (invasão à URSS). No entanto a medida que ia encontrando os novos modelos soviéticos, o Toldi mostrou sua limitação tanto em armamento quanto em blindagem, sendo então relegado apenas a função de reconhecimento. A principal diferença entre o Toldi I e o Toldi II, era um aumento na blindagem frontal, um compartimento atrás da torre e diferença no arranjo do s faróis.

 

 Nas fotos pode-se ver as principais diferenças entre o Todi I a esquerda e o II a direita

 

O Kit

A IBG, que já tinha surpreendido na escala 1/72 com o lançamento de caminhões ingleses, inova mais uma vez lançando o primeiro kit do Toldi injetado.

A qualidade da injeção é muito boa, sem falhas ou rebarbas e com detalhes bastante nítidos. A primeira coisa que chama a atenção é o conjunto de da suspenção, esteiras “link by lenght” (trechos longos e links individuais) excepcionalmente detalhadas para a escala, braços da suspensão individuais e conjunto de rodas com excelente definição de detalhes. Juntos certamente darão um belo resultado. O casco também segue o mesmo padrão, com detalhes nítidos e bem representados, principalmente no rebites, grelhas e dobradiças. As peças menores, como ferramentas por exemplo, quase sempre mal representadas nesta escala, tem o mesmo tratamento do resto do modelo, detalhes excelentes e ótima representação em escala. O cano do canhão é bem representado, mas não é vazado. Um detalhe que mostra o cuidado do fabricante é que as rodas dos dois lados da suspensão apresentam um pequeno desalinhamento para melhor distribuição do peso no solo, exatamente como no veículo original. Os dois modelos têm em comum as arvores A, B e C. No Toldi I (72027) além destas, vem a arvore D que contem, a placa frontal e os faróis desta versão. No Toldi II (72028) são acrescentadas as árvores E e G contendo a placa frontal, faróis e o prolongamento da torre. Na arvore G vem o cano de 40mm a ser usado no Toldi IIa e III que a IBG promete para breve.

 

 

 

 

 

A folha de decais de ambos os modelos, impressa pela Techmod, é de ótima qualidade, sem falhas de registro, com cores solidas e filme fino. Permitem fazer as seguintes versões:

Toldi I

  • 11º batalhão de tanques-bicicletas, Ucrânia 1941

Todi II

  • 3º regimento de tanques
  • 1º batalhão de reconhecimento

 

 

 

Os manuais, em preto e branco, são bem impressos com imagens claras mostrando os passos da montagem. Incluem mapa das peças (mas sem numeraçào) e ilustrações em 5 vistas para pintura e colocação dos decais.

 

Todi I

 

 

Toldi II

 

Conclusão:

Com este lançamento a IBG coloca no mercado um veículo pouco conhecido, com marcações interessantes e que alia ótima qualidade de injeção a excelente representação detalhes. Altamente recomendado.

 

Acompanhe a montagem deste modelos aqui

 

Agradeçemos a IBG Models pelo modelo deste review

alt

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Clique nos links para ir a pagina.

Notícias e Reviews Anteriores

Ultimas do Forum