Família Mustang - ICM 1/48 (parte 2)
Escrito por Nelson Rapello   
Qua, 12 de Novembro de 2008 00:00

 

MUSTANG P-51B - ICM 1/48

 

Dando continuidade a linha de Mustangs da ICM, o P-51B é formado por cerca de 100 peças, com linhas em baixo relevo e sem os pinos guias de encaixe. O plástico é de excelente qualidade e é um dos mais macios e fáceis de trabalhar dentre os existentes no mercado. Aqui mais uma vez a ICM optou por copiar as peças de outros fabricantes, sendo que a grande maioria destas vieram do excelente P-51B da Tamiya e as demais foram copiadas do P-51 da Accurate.

Fuselagem

A ICM copiou totalmente a parte externa da fuselagem da Tamiya. Podem ser percebidas algumas pequenas falhas na injeção, que provavelmente são decorrentes do processo de clonagem das peças, porém são todas elas de muito fácil correção não comprometendo o resultado final. Tendo como deficiência apenas a ausência dos pinos para guiar o seu fechamento.

Asas

As asas também foram inteiramente copiadas do P-51B da Tamiya, estando inteiramente adequadas para essa versão. Os flaps vem separados, permitindo montá-los totalmente abaixados. E as carenagens aerodinâmicas a frente dos ailerons (duas na parte superior de cada asa e uma na inferior), aqui estão corretamente representadas pois foram instaladas desde os primeiros exemplares de produção do P-51B. Porém deve-se tomar cuidado com o furo de encaixe do trem de pouso direito que tem vindo fechado nos kits que eu observei, devendo ser aberto antes da montagem da asa.

Interior

Esse é um detalhe no qual todos os kits do P-51B recentes sofrem da mesma falha. Até o P-51A todos os Mustangs tinham o piso do cockpit ligeiramente curvo em virtude deste ser formado pela parte superior da seção central da asa. Porém a partir dos primeiros P-51B produzidos foi instalada uma placa de madeira sobre essa seção formando um novo piso plano para o cockpit. O primeiro fabricante a errar nisso foi a Accurate ao manter o piso usado no seu P-51A no P-51B, logo em seguida a Tamiya inexplicavelmente cometeu também o mesmo erro quando lançou o seu P-51B. Infelizmente a ICM incorporou o mesmo piso errado da Tamiya no seu kit, perdendo a chance de criar aqui um diferencial que a colocaria em vantagem sobre as suas concorrentes.

O resto do interior da ICM é composto por uma mistura de peças da Tamiya e da Accurate, talvez até mesmo para evitar problemas de copyright com a primeira, porém para nós isso acabou sendo uma escolha um tanto o quanto infeliz. As peças copiadas da Tamiya, painel, pedais e conjunto do assento são razoavelmente bem feitas e compatíveis com o P-51B. Porém as copiadas da Accurate, consoles laterais e manche, são todas oriundas do P-51A, portanto incompatíveis com a versão do kit. As soluções para o caso são ou ignorar essas diferenças entre as versões e montar o kit assim mesmo, ou procurar um dos interiores de resina para correção do P-51B da Tamiya que também são totalmente compatíveis com esse kit da ICM.

Transparências

São as mesmas do P-51B da Tamiya, portanto de excelente formato. Sendo que o plástico é ligeiramente inferior que o desta, não chegando porém a comprometer o resultado final. Observando-se ainda que a opção de canopi Malcolm Hood também se encontra presente nesse kit.

Outras peças

Com exceção das rodas, que são copiadas da Accurate, as demais peças são todas da Tamiya. Cabendo ressaltar a opção de dois tipos de escapamento, com ou sem carenagem usados nos P-51B/C e Mustang Mk.III. Felizmente nesse kit as portas do trem de pouso fornecidas são as corretas, com as chapas metálicas no meio de sua face interna.

Aqui também foram fornecidos os tanques externos de bocal baixo, mais apropriados aos P-51D, porém ocasionalmente usados nos P-51B tardios.

Nessa embalagem do P-51B é fornecido além do piloto sentado na cabine, uma árvore a mais contendo 5 figuras de pilotos e pessoal de terra muito bem feitas para escala. Embora isso torne esse kit um pouco mais caro que os outros Mustangs da marca, é uma interessante opção para quem gosta de montar o kit numa base com uma cena de ação. Podendo as figuras serem combinadas também com os recentes lançamentos de veículos na escala 1/48.

Decalques

Sendo bem impresso e de boa qualidade, nesse caso apenas uma única versão de pintura é fornecida. Pelo menos aqui uma quantidade razoável de stencils e outras marcações foram fornecidas junto com a versão.

Lembrando ainda que a ICM costuma usar um líquido desmoldante em suas forma que deixa uma substancial quantidade de resíduo sobre o plástico, sendo bastante recomendável a sua remoção antes da montagem e pintura.

Links:

Família Mustang ICM 1/48 parte 1

Família Mustang ICM 1/48 Parte 3

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Clique nos links para ir a pagina.

Notícias e Reviews Anteriores

Ultimas do Forum