Armoured Car Pattern 1920 MK I
Escrito por Augusto Versiani   
Ter, 29 de Dezembro de 2015 17:29

 

RO 731

 

 

No início da Primeira Guerra o R.N.AS. (Real Serviço Aéreo Naval) sugeriu ao almirantado a produção de carros blindados para fazer o serviço de proteção aos campos de pouso assim como ser usado como veículo de ligação. Para isso seria usado um chassis de veículo comercial na qual seria adicionada uma carroceria blindada. Neste tempo a Rolls Royce já tinha ganhado fama por produzir veículos de qualidade, confiáveis e resistentes. Assim a escolha recaiu sobre o chassis do Rolls Royce Silver Shadow, produzido desde de 1906. O chassi foi alterado recebendo molas reforçadas para aguentar o peso da blindagem e foram acrescentadas rodas duplas na traseira para melhorar o desempenho fora de estrada. O novo veículo demonstrou ser muito útil e acabou sendo usado para tarefas muito além das que tinham sido planejadas, serviu em locais de geografia tão diferente quanto, França, Norte da África, Turquia e Rússia. Em 1920, já sob controle do exército, ele sofreu sua primeira modernização, as rodas aramadas foram substituídas por rodas solidas, a torre foi modificada e o armamento sofreu algumas variações. Servindo com veículo de reconhecimento ou no serviço de polícia militar ficou no serviço ativo até 1944.

 

Fotos do autor no Museu de tanques de Bovingtom

 

 

O kit da Roden representa o carro no padrão 1920 Mk I. A qualidade da injeção é boa sem falhas ou rebarbas, mas a representação dos detalhes não é tão nítida como se espera de um molde moderno. Ainda assim os detalhes são bem representados, os rebites estão em escala, as rodas mostram os detalhes dos parafusos e porcas, as peças de madeira tem as ferragens bem representadas. A carroceria e torre são divididas em várias partes e será ainda preciso ver como serão estes encaixes. A parte inferior do veículo tem apenas um detalhamento básico, incluído eixo de transmissão, cardam, cano de escapamento e tanque de combustível. Não há previsão para abertura das portinholas da nem da blindagem que protege o radiador, assim não existe nenhum detalhe para estas partes. Os faróis são bem representados, já vindo com a parte do espelho aberta, no entanto seria de se esperar que a Roden fornecesse as lentes, isso será tarefa do modelista. Toda a parte em madeira, estribos e parte de trás da carroceria, tem boa representação e se ligeiramente melhorada, pode dar um belo resultado. Como acessórios um barril metálico e uma caixa com uma malha de proteção, bem representada, mas que deve ser feita a partir de seis peças separadas, mais uma vez será preciso ver como elas encaixam. Na instruçào tem a indicação para o corte de 0,8mm da placa de proteção da metralhadora, esta tem uma representação razoável, mas com detalhes pouco nítidos.

A pequena folha de decais traz marcações nítidas e sem falhas de registro, o centro das pequenas rodelas de identificação são impressos a parte o que pode causar alguma dificuldade na colocação, mas garante que ficarão perfeitamente centralizadas. A marcação para o teto da torre de uma das versões traz apenas o azul e o vermelho, o branco deve ser feito pelo modelista.

 

 

 

 A instrução é simples em preto e branco com boa qualidade de impressão, vem com o mapa das peças, passo a passo bem definido e instrução de pintura para duas versões, uma delas representada em cores no verso da caixa. Um ponto a se notar é o completo histórico do veículo em três diferentes idiomas, ali tem informações muito interessantes para quem gosta de saber um pouco mais sobre a história do objeto que vai representar

 

 

Agradecemos a Hobbyterra pelo exemplar deste review.Imagem

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Clique nos links para ir a pagina.

Notícias e Reviews Anteriores

Ultimas do Forum