Família Mustang - ICM 1/48 (parte 1)
Escrito por Nelson Rapello   
Ter, 11 de Novembro de 2008 00:00
 

 

Nosssa intenção é mostrar todos os detalhes relevantes de cada um dos modelos de Mustang colocados no mercado pela ICM na escala 1/48:



 

MUSTANG P-51A - ICM 1/48

O kit é composto por aproximadamente 100 peças distribuídas em 5 árvores, com linhas em baixo relêvo e sem os pinos guias das peças. Sendo o plástico usado bastante macio e mais fácil de trabalhar do que o da maioria dos outros fabricantes. Esse kit é na verdade uma colcha de retalhos de peças copiadas dos kits do P-51A da Accurate Miniatures e do P-61B da Tamiya, formando aquilo que talvez seja o primeiro "kitbash" feito a nível industrial. Realmente é bastante difícil saber como foi que a ICM conseguiu driblar os eventuais problemas de "copyright" que poderiam ocorrer com as duas concorrentes, haja vista que a maioria das peças foram copiadas na íntegra.

No entanto para nós modelistas o resultado final foi um kit do P-51A bastante superior ao antigo Accurate, pois aproveitou as partes que este tinha de bom, substituindo as demais por suas equivalentes de melhor qualidade da Tamiya, a saber:

 

Fuselagem

A ICM copiou a fuselagem da Accurate até o painel que antecede a bequilha, a partir daí foi enxertada a cauda do kit da Tamiya que possui detalhes mais precisos. Uma outra vantagem sobre a Accurate foi o fato da ICM ter injetado o nariz junto com o resto da fuselagem, no kit da Accurate o nariz separado dava um certo trabalho para ser alinhado ao resto da fuselagem. Porém é aqui onde mais se faz sentir a ausência dos pinos guias no kit, pois alinhar as duas metades da fuselagem sem os pinos para orientar o posicionamento destas é bastante complicado. O problema pode ser contornado com a adição de calços feitos de sprue ou plasticard em locais chave do interior da fuselagem que ajudem a orientar na hora da montagem.

Asas

Todo o conjunto das asas foi copiado na íntegra do P-51B da Tamiya, a vantagem disso foi que este tem um nível superior de detalhamento que o da Accurate além do fato deste já vir com os flaps separados, permitindo montá-los totalmente abaixados. Uma vantagem adicional é que junto com asa também foi copiado o porão de rodas da Tamiya, mais profundo e melhor detalhado que o da Accurate. Atenção especial deve ser dada as carenagens aerodinâmicas a frente dos ailerons (duas na parte superior de cada asa e uma na inferior), que devem ser removidas, pois só foram usadas a partir do P-51B. Deve ser tomar cuidado também com o furo de encaixe do trem de pouso direito que tem vindo fechado nos kits que eu observei, devendo ser aberto antes da montagem da asa.

Profundores

Foram totalmente copiados da Tamiya, que tem o formato mais correto e acabamento melhor.

Interior

Totalmente copiado da Accurate é razoavelmente correto e bem detalhado, precisando talvez de alguma melhoria nos consoles laterais, o piso do cockpit possui a forma curva característica usada até o P-51A . No kit vem dois painéis em plástico transparente, sendo que o que é usado de acordo com as instruções é cópia do da Accurate e reproduz com razoável fidelidade o do avião. O assento e os painéis atrás desse são de boa qualidade, só havendo praticamente a necessidade de adição dos cintos de segurança.

Transparências

É aqui que reside a grande vantagem desse kit em relação ao Accurate. No lugar do canopi de curvatura exagerada e de formato fantasioso daquela foi copiado o excelente canopi da Tamiya e adaptado de forma encaixar com perfeição na fuselagem da Accurate. O plástico das transparências é ligeiramente inferior ao da Tamiya, não chegando porém a comprometer seriamente o resultado final.

Outras peças

A maioria das peças restantes foi copiada da Accurate, inclusive a hélice tripá que tem um formato bastante duvidoso, recomendando-se a sua substituição pela de outro kit que tenha a forma mais próxima a do P-51A. As pernas do trem de pouso são Tamiya para melhor encaixe nas asas e as rodas são da Accurate, havendo a opção de usar pneus achatados pelo peso do avião. Cabe observar que os tanques externos fornecidos são copiados da Tamiya, e são de um modelo com a tampa do combustível rasa que só foi adotado a partir da entrada do P-51D em operação. Embora existam fotos de P-51A tardios usando esse tipo de tanque, teria sido mais apropriado que a ICM tivesse copiado os tanques de tampa alta da Accurate, mais comuns nos P-51A. Foi adicionada também uma figura do piloto de aspecto bem convincente para a escala. Estranhamente a ICM fornece nesse kit as portas do trem de pouso do P-51D da Tamiya, sem a chapa rebitada no meio que era carcterística nos Mustangs até o P-51B. Isso não chega ser um problema de todo grave pois na maioria das fotos os Mustangs aparecem pousados com essas portas fechadas, ocultando assim essa falha.

Decalque - Sendo bem impresso e de boa qualidade, representa duas versões bastante conhecidas do teatro CBI (China, Burma e Índia). Porém é um pouco sumário quanto as marcações, não trazendo as faixas brancas da versão usada na Índia, o que dificulta bastante a sua execução.

Um detalhe importante a se observar é que a ICM costuma usar um líquido desmoldante em suas forma que deixa uma substancial quantidade de resíduo sobre o plástico, sendo bastante recomendável a sua remoção antes da montagem e pintura.

 

Conclusão

Apesar das pequenas falhas que são facilmente sanáveis, são bastante compensadoras as vantagens que esse kit apresenta em relação ao antigo Accurate, que atualmente já está fora do mercado. O plástico macio da ICM é bem melhor de trabalhar que os da Accurate e da Tamiya, e as eventuais dificuldades causadas pela ausência dos pinos guias podem ser contornadas com o uso de criatividade. O kit é bastante recomendável, principalmente levando-se em conta o seu baixo custo de aquisição quando comparado a outros kits 1/48 no mercado.

 

Links:

Família Mustang ICM 1/48 parte 2

Família Mustang ICM 1/48 Parte 3

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Clique nos links para ir a pagina.

Notícias e Reviews Anteriores

Ultimas do Forum