T-80 BVD 1/72
Escrito por Augusto Versiani   
Sáb, 19 de Dezembro de 2015 00:00

Modelcollect UA72026

 

Quando ainda era parte da União soviética a Ucrânia adquiriu vários T-80 BV, equipados com blindagem reativa, no entanto nunca ficaram plenamente satisfeitos com o motor turbina. Com o rompimento com o bloco soviético os Ucranianos resolveram reequipar os seus T-80BV com motores a diesel, o que resultou na nova denominação T-80BVD. Os veículos modificados receberam também alguns sistemas de operação remota.

 

 

O kit tem várias partes em comum com o T-80U já visto neste review, mas trazendo outras peças para as modificações necessárias a esta versão. A injeção é de ótima qualidade sem falhas ou rebarbas e o s detalhes são bem representados e perfeitamente nítidos. Como a Modelcollect faz várias versões do T-80, a montagem do casco é bastante recortada. No entanto o encaixe das peças é bastante preciso o que não causa nenhuma dificuldade durante a montagem como pode-se ver nesta montagem do T-80U. Neste kit não acompanha o cano em metal, mas o cano injetado tem bons detalhes e já vem com a boca vazada, com algum cuidado na separação da peça e na remoção na fina linha de molde, vai dar um ótimo resultado. Acompanham o kit duas folhas de fotogravados com grelhas e alguns outros pequenos detalhes. Vale notar que neste modelo são oferecidas apenas as esteiras injetadas, de ótima qualidade, com detalhes bem definidos, elas não apresentam as marcas de ejeção que notamos no review do T-80U, o que mostra o cuidado do fabricante em melhorar a qualidade dos seus produtos.

 

 

 

 

A Folha de decai é genérica, mas bastante completa permitindo fazer a única versão mostrada no manual outras que o modelista poderá pesquisar por sua conta. O manual com papel de ótima qualidade traz mapa das peças, passo a passo detalhado e vistas completas coloridas da única sugestão de pintura fornecida. No entanto, estranhamente, é omisso na montagem das esteiras, cuja etapa não é mostrada no manual. A montagem é simples e dá ótimo resultado, mas a falta de uma instrução para sua montagem pode ser um complicador sério para modelistas menos experientes. Acrescento neste review este passo da montagem retirado do manual do T-80 UD do mesmo fabricante.

 

 

 

 

 

 

 

Conclusão

Mais um excelente modelo da Modelcollect que está preenchendo totalmente a lacuna de tanques modernos russo na 1/72. Sendo um fabricante novo, podemos ainda ver algumas inconsistências, como o caso da falta da etapa da montagem das esteiras no manual, mas a correção das marcas nas esteiras injetadas mostra que estão trabalhando para aprimorar o controle de qualidade. A qualidade da injeção e a riqueza de detalhes são garantia de um ótimo resultado final. Altamente recomendado.

 

Agradecemos à Modelcollect o exemplar deste review

 

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Clique nos links para ir a pagina.

Notícias e Reviews Anteriores

Ultimas do Forum