DH. 100 Vampire FB.52 "In Northern Skies" - Special Hobby 1/72
Escrito por André Cardoso   
Dom, 29 de Novembro de 2015 10:55

 

 alt

 

Item SH 72281

O Vampire começou a ser planejado e desenvolvido pela de Havilland durante o final da Segunda Guerra Mundial, tendo entrado em serviço após o final do conflito, ainda em 1945. No total foram desenvolvidas aproximadamente 3.300 aeronaves, sendo também construídas sob licença em outros países. Dentre as suas variantes, a RN (Royal Navy) recebeu o Sea Vampire, para operar em porta-aviões.

Dentre as variantes do Vampire foi construído o FB.52, utilizado pelos países nórdicos (Finlândia, Suécia e Noruega), sendo que na Suécia recebeu a designação de J-28B. A Noruega ainda operou Vampires F.3 e T.55 (este de dois lugares) e a Suécia operou Vampires F.1 e Vampires DH 115 (dois lugares).

Além da GB, Suécia, Noruega e Finlância, vários foram os usuários do Vampire, dentre os quais Austrália, Canadá, Egito e Índia.

alt

A versão apresentada neste kit é a do DH.100 FB.52, utilizada por Finlândia, Suécia e Noruega, sendo um modelo bem adequado para a nossa temática de 2016.

alt

O kit é simples, dividido em duas grades e uma para transparências, não apresenta rebarbas e marcas de injeção em locais indesejáveis. Os detalhes são muito bem gravados em linhas de baixo relevo e pequenos rebites. Os pontos de ligação entre a árvore e o kit são finos e de fácil remoção, impedindo que a parte do kit seja danificada quando de sua retirada da árvore.

alt alt alt alt
alt alt alt alt

 

As transparências são de boa qualidade e translúcidas, apesar de um pouco grossas. Como são apresentadas em duas partes é possível montar o modelo com o cockpit aberto. A grade traz a versão em bolha, utilizada no avião em questão, e outra para outra versão que não a do modelo.

alt

As marcações se encontram em uma folha de decais, permitindo três versões.

- DH.100 Vampire FB.52, V0438, ZK-B, 337º esquadrão, Real Força Aérea da Noruega.

- DH.100 Vampire FB.52, VA-6, Esquadrão de Caça 13 , Força Aérea da Finlândia.

- DH.100 Vampire FB.52 (J-28B), 2º esquadrão, F11, Força Aérea da Suécia.

Há ainda uma folha extra com os stencils.

Os decais são finos e com pouco filme, o que é bom para evitar o silvering.

alt

O manual é apresentado em papel couche, com desenhos e diagramas muito bem feitos com o passo a passo da montagem e o esquema de pintura das versões.

alt alt alt alt

Pessoalmente gosto bastante deste avião, e o modelo me chamou muita atenção pela qualidade com versões muito interessantes.

Altamente recomendado.

 

Agradecemos a Rebell Hobby pelo exemplar deste review.

 

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Clique nos links para ir a pagina.

Notícias e Reviews Anteriores

Ultimas do Forum