T-80U Modelcollect 1/72
Escrito por Augusto Versiani   
Seg, 07 de Setembro de 2015 12:00

UA72027

 

O carro de combate T-80 foi desenvolvido no final dos anos 70, como resposta à construção dos tanques M1 Abrams, americano e o Leopard 2 alemão. Foi um desenvolvimento direto do T-64, desenhado em Leningrado e produzido em fábricas localizadas em Karkov e Omsk, mas a principal diferença deste tanque ao seu antecessor (e a qualquer outro carro de combate russo) foi a utilização de um motor a turbina, em detrimento de um motor convencional a diesel.

O T-80 entrou em serviço na antiga URSS no ano de 1984. O veículo seguiu o padrão do Exército Vermelho e é operado por três tripulantes, ficando o condutor à frente, o comandante e o atirador na torre. O T-80 tem capacidade para disparar munição perfurante APFSDS, de Alto explosivo e também pode disparar mísseis anti-tanque AT-8.

O T-80U (U significa modernizado) foi uma nova variante que usava blindagem reativa, um novo sistema de mira laser e recebeu um motor mais potente. (fonte texto Wikipedia)

 

Fonte Wikimedia

 

 

A Modelcollect é um fabricante recente de militaria 1/72 dedicado principalmente a militaria moderna Russa. Em sua linha se encontra quase todas as variantes dos principais tanques russos.

O modelo vem numa embalagem de boa qualidade e impressiona pela quantidade de peças. A injeção é de excelente qualidade, sem falhas e com detalhes muito nítidos, quase sem marcas de ejeção. Como o fabricante se dedica a cobrir uma grande variedade de versões de um mesmo veículo existe um grande número de partes extras e o casco tem diversos recortes para se usar peças para diferentes versões. A esteira DS, como os outros da série é de ótima qualidade. O DS é uma espécie de estireno flexível que tem as características do Vinyl, mas que pode ser colado no modelo usando o mesmo tipo de cola usada no resto do modelo, isto facilita muito a montagem. Acompanha o conjunto uma folha de fotogravados de ótima qualidade, com grelhas e outros detalhes e duas menores com o escudo pdo comandante para a cupula e outra com peças para a torre. Todas vem protegidas por um filme plástico em ambas as faces. Retirado um lado da proteção é possível cortar as peças sem que elas acabem voando, já que o filme tem uma cola suave. Uma ótima iniciativa.

 

 

Este modelo em especial traz duas novidades em relação aos outros do mesmo fabricante, esteiras injetadas e um cano em metal. As esteiras são muito bem feitas com detalhes nítidos, mas apresentam marcas de ejeção que precisam ser tratadas antes da montagem. O cano metálico é de ótima qualidade, mas não serve para todas as versões já que não traz os detalhes externos de algumas versões.

 

 

 

O manual de instruções é bem impresso com desenhos claros, mas omisso em alguns pontos, como por exemplo na montagem da esteira injetada, que não está representada. Existe apenas uma indicação de cores sem qualquer orientação sobre a colocação dos decais.

 

A folha de decais, com impressão de boa qualidade, é genérica e comum a vários modelos do fabricante, fica a cargo do modelista a pesquisa sobre o que, e onde usar.

 

 

Conclusão:

O modelo é de ótima qualidade, muito superior aos concorrentes do mercado em termos de detalhes, acessórios e acabamento geral, peca apenas na falta de informações do manual. Quem aprecia militaria moderna russa na 1/72, precisa conhecer estes modelos, altamente recomendado.

 

 

Agradecemos à Modelcollect o exemplar deste review

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Clique nos links para ir a pagina.

Notícias e Reviews Anteriores

Ultimas do Forum