Punch & Die RP TOOLZ Circular
Escrito por Sergio "Mano" Penna   
Ter, 01 de Setembro de 2015 08:07

 

RP TOOLZ – Punch and Die Tool (Circular)

Sempre gostei de desafios, então nada mais desafiador que melhorar um kit, usando PE’s, Resina e técnicas de “Scratch”, mas como obter certo padrão em alguns detalhes, como rebites, arruelas, porcas e parafusos? Tentei várias técnicas, materiais e ferramentas diferentes porém sem alcançar os resultados esperados. Então resolvi fazer um “Punch & Die”, e acreditem fazer uma ferramenta dessas com material de boa qualidade não ficava barato, então resolvi comprar a ferramenta pronta, pesquisei e decidi comprar a da marca PP Toolz, produzidas da Hungria.

A ferramenta vem condicionada em uma pequena caixa de papelão de tamanho 195 x 55 x 40mm.

Ao abrir a caixa encontramos os seguintes itens bem condicionados:

  • Mesa de corte;
  • Jogo de punções;
  • Martelo;
  • Instruções (inglês e húngaro);

A mesa de corte é formada por uma chapa de aço galvanizada de 3mm, uma chapa de aço ferramenta de 1mm (corte), uma lâmina de acrílico de 4mm (guia), pinos guias e tarraxas para aperto.

Os punções são compostos pelas hastes de corte de seção circular usinadas em aço e coladas a um pequeno cilindro de alumínio com a identificação das medidas: 0.5mm, 0.6mm, 0.7mm, 0.8mm, 0.9mm, 1mm, 1.1mm, 1.2mm, 1.3mm, 1.4mm, 1.5mm, 1.6mm, 1.7mm, 1.8mm, 1.9mm e 2mm. Formando um conjunto que atende uma grande faixa de modelistas.

O martelo é composto por uma cabeça de aço de formato retangular com as faces de contato usinadas e um cabo em alumínio.

A folha de instrução embora esteja em inglês é de fácil compreensão, e nela é bem clara a recomendação que a espessura do material não ultrapasse o a dimensão própria do punção a ser utilizado.

 Para o teste utilizei um pedaço de Plastruct de 0.5mm, onde se nota a facilidade de corte sem a aplicação de um golpe pesado do martelo, produzindo um corte limpo e preciso.

 

 

 

 

 

Conclusão:

A aquisição dessa ferramenta veio em muito facilitar os meus trabalhos, pela sua qualidade acredito terá uma “vida longa e próspera” na minha bancada e em meus trabalhos. Quando utilizado em conjunto com o “Punch & Die” de seção hexagonal, permite criar conjuntos porcas, parafusos e arruelas, nas mais diversas configurações

Obs. O exemplar deste review foi comprado pelo autor.

 

 

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Clique nos links para ir a pagina.

Notícias e Reviews Anteriores

Ultimas do Forum