Weathering German Ships – AK interactive (AK 651 DVD)
Escrito por Inimá   
Seg, 08 de Junho de 2015 00:30

alt

 

 AK 651 DVD

 

Introdução (Tradução do texto da embalagem):

Descubra como criar os efeitos mais realísticos em navios alemães, como ferrugem, manchas de escorrimento, descascamento da pintura, sombras e luzes. Também algumas técnicas avançadas como o método do secador de cabelo, efeito simulando danos, camuflagens, manchas de óleo e outros mais.

Neste DVD, com direção de Mig Gimenez, a AK interactive apresenta técnicas de pintura inovadoras, para criar todo tipo de efeito em navios alemães da Segunda Grande Guerra, mas que podem ser aplicados a navios de armadas similares. Cada processo é explicado em grande detalhe, mostrando as cores e materiais utilizados. Aprenda a pintar os aspectos mais importantes e dinâmicos nesses navios como conveses, cascos, corrosão, descascamento, aspecto de metal, fogo e explosões, rápida e efetivamente. Você descobrirá técnicas intermediárias, avançadas e complexas como o uso de produtos para descascamento, para camuflagem entre outros. Você pode pausar qualquer imagem para ver os detalhes e tomar notas das cores utilizadas ou assistir o filme direto como um interessante documentário. É hora de se divertir pintando.

 

O que vem na embalagem:

As capas apresentam, na frente e verso, fotos dos dois navios que serão pintados por Frank Romero ao longo dos capítulos do DVD e dentro, além do DVD, você encontra um livreto de oito folhas com outras fotos inspiradoras.

O DVD:

O DVD tem seis capítulos (Preparando o modelo, Pintura básica e conveses, Pintando o casco, Sujeira e ferrugem, Técnicas avançadas: descascamento da pintura, Técnicas avançadas: efeitos especiais) e opção de legendas em Inglês, Espanhol, Polonês ou nenhuma. A narração, em Inglês, me pareceu fácil de entender. Duração de 60 minutos.

O primeiro capítulo começa com as tomadas do modelo do Bismark pintado com todas as técnicas que serão detalhadas depois. É sensacional. É muito realista. Só para citar um aspecto, o costado parece ter as chapas amassadas pela força das ondas e o efeito é ao mesmo tempo sutil e atraente. Termina com a demonstração da montagem em subconjuntos da superestrutura, visando facilitar a aplicação dos efeitos especiais.

O segundo capítulo mostra a aplicação do primer acrílico nos blocos e, em seguida, a pintura com as cores originais. Os materiais utilizados são apresentados em cada etapa. O convés é pintado com mais de um tom de madeira de forma a criar contraste e volume. O whash a óleo é aplicado aos detalhes para sobressaltá-los, seguido de sombras. Esses efeitos são propositalmente exagerados, pois, segundo o autor, quando os blocos forem montados juntos, serão bastante atenuados. Usa-se tinta a óleo cinza claro nas partes iluminadas, seguindo os mesmos passos.

A pintura do casco no terceiro capítulo mostra como produzir o efeito de deformação das chapas pela pressão do mar, os escorridos de sujeira que normalmente ocorrem no costado, os descascados da tinta, e a ferrugem. O casco recebe pintura de desgaste de várias formas, tanto no fundo como no bootopping, até a discreta presença de vida marinha incrustrada.

A sujeira e a ferrugem são tão presentes e importantes na representação de um navio que o quarto capítulo é dedicado à sua reprodução.

O quinto capítulo é sobre um destróier alemão onde técnicas avançadas são usadas para retratar danos provocados pelo impacto de bombas, fogo, fumaça e superaquecimento das chapas. O produto e a técnica de chipping é aplicada ao casco, em várias camadas, resultando num descascamento bastante realista.

No sexto e último capítulo, são demonstrados alguns efeitos especiais como parte das técnicas avançadas desde aplicação de aspecto metálico com grafite até outros como os que foram apresentados para o Bismark nos capítulos anteriores. Destaca-se, ao final, o uso das tintas acrílicas para as transparentes tonalidades de ferrugem, assim como pigmento preto para retratar a fuligem dos incêndios a bordo.

Conclusão

A pintura e acabamento demonstrados neste DVD são uma forma diferente da pintura convencional dos modelos, mais artística do que industrial e, portanto, mais realista. É fascinante observar como o navio fica mais atraente com os efeitos de volume e sombras, como explorar os contrastes, como o blend das tonalidades acrescentadas sobre a cor básica ajuda a dar mais vida ao modelo, além de várias outras técnicas que levam a resultados mais próximos dos objetos reais.

Tenho observando os artistas europeus aplicarem essas técnicas apresentadas no DVD, mais conhecidas na militaria, para outros tipos de modelos (navios, aviões etc) e concluí que os recursos a mais (tempo gasto e produtos específicos) dedicados à sua aplicação se traduzem em maior prazer na pintura do modelo e o resultado chama a atenção dos outros modelistas e expectadores. Recomendo o Weathering German Ships da AK interactive pois este DVD é uma inspiração.

Fazer os modelos como antigamente pode parecer insuficiente. Você merece aprender com os mestres. Aprender e se entusiasmar com as novas técnicas é muito melhor em um DVD.

 

Agradecemos à AK Interactive o exemplar para review.

alt

 

 

 

 

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Clique nos links para ir a pagina.

Notícias e Reviews Anteriores

Ultimas do Forum