M4 Sherman no Brasil
Escrito por Augusto Versiani   
Sex, 17 de Outubro de 2008 00:00
 

 

 

"Eu nunca tive grande interesse por veículos do exército brasileiro", costumo brincar com o pessoal que gosta deste assunto dizendo que veículos só usados em parada militar não são um assunto interessante. Então eu seria a pessoa menos indicada na associação para fazer uma avaliação deste livro. No entanto, esta semana, fui até o nosso local de reunião buscar um outro material mandado para avaliação e vi este livro sobre a mesa. Tinha sido mostrado aos sócios na última reunião a que eu não pude comparecer. O livro imediatamente me chamou a atenção pela qualidade e bom gosto da capa. Uma bela foto de um Sherman em papel brilhante. Resolvi então dar uma folheada e a primeira impressão logo se confirmou. Papel de excelente qualidade, tipos grandes e bem impressos, dezenas de fotografias com ótima definição e bastante variadas. Resolvi então levar o livro para olhar um pouco melhor.

O livro se divide basicamente em sete capítulos indo das origens do veículo passando pelo seu uso na guerra, uso na América latina e, evidentemente a parte mais extensa, se detém no seu uso no Brasil que cobre desde as variantes usadas, seu emprego nas várias unidades, tentativas de modernização até uma listagem, com fotos, dos veículos que ainda se pode encontrar preservados. Um trabalho de pesquisa muito bem feito.

As fotografias são muito boas, só por elas o livro já vale. Cobre não só os veículos usados pelas unidades, como suas variantes alteradas aqui bem como os que se pode ainda encontrar nos museus e unidades militares. Você imagina um Sherman prateado? Pois compre o livro e se surpreenda. Além das fotos, na parte central, tem uma série de ilustrações em três vistas, muito bem feitas, mostrando diferentes esquemas de pintura e marcação. Muito útil para quem pretende representar estes veículos.



O texto - que eu imaginei sendo um tanto árido levando-se em conta o assunto - é outra bela surpresa. Os autores conseguiram na medida certa mesclar a história resumida do blindado com fatos interessantes sobre seu uso no Brasil, juntado tanto depoimentos daqueles que trabalharam diretamente com estes carros como contando os bastidores das tentativas de modernização.

Em resumo, tanto na qualidade gráfica, quanto na qualidade do texto e fotos, um livro imperdível, mesmo para alguém como eu que nunca teve grande interesse pelo assunto. É uma grande satisfação ver um livro feito aqui e por autores brasileiros atingir um patamar de qualidade que em nada deve as publicações estrangeiras do mesmo gênero.



A APRJ - IPMS-RIO agradece a Paulo Bastos pela cessão do livro para o review (e pela dedicatória).

O livro pode ser encontrado no site da editora C&R Editorial.

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Clique nos links para ir a pagina.

Notícias e Reviews Anteriores

Ultimas do Forum