Albatross D Va 1/48 Profipack – Eduard 8111
Escrito por Di Stephano   
Qui, 16 de Abril de 2015 13:29

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Eduard 8111

Breve Histórico

A série de Albatros D.V foi desenvolvido em 1917 como uma versão melhorada do modelo D. III em serviço no Corpo Aéreo Alemão durante a primeira guerra mundial. O D.V foi alimentado com um motor Mercedes do D.IIIa , mas era por volta de setenta quilos mais leve.

O D.V difere da versão III em pequenos detalhes, como fuselagem mais leve, leme e spinner aumentado, causando no geral uma diminuição de 32 Kg do D. III. O motor continuava o mesmo Mercedes D.IIIa de 127 kW (170 hp). Contudo seu principal problema estrutural das asas inferiores ainda persistiam.

O D.Va contou com reforço na estrutura das asas e uma fuselagem reforçada. Essas modificações feitas a D.Va tornaram o avião mais pesado em 23 kg do que o D. III. photo albatros-dva_zpskqgiuo4b.jpg 

O kit

Ao abrir a já tradicional caixa de um modelo Eduard, com um belo “aviation art”, caixa um pouco menor que os modelos WW II, encontramos duas árvores em plástico cinza escuro com um total de 60 peças com muito pouca rebarba ou marcas de injeção, máscaras de pintura, dois conjuntos de PE sendo um colorido e o outro em metal natural, decais e as instruções de montagem do modelo coloridas.

A fuselagem de madeira do Albatros está bem representada, com linhas de painel em baixo relevo fino e detalhes metálicos em alto relevo, como devem ser. As asas, leme e os profundores com nervuras bem representados dão boa sensação de realismo ao kit. As superfícies de comando fixas. O motor, com pistões aparentes e bem detalhados, formam um belo conjunto depois de montado e valorizando o modelo final. 

O cockpit apesar de simplório, como quase toda aeronave usada na WW I, tem excelente detalhamento. Estruturas internas da fuselagem bem demarcadas, sem marcas de injeção aparentes. Temos o piso, manche, cadeira, tanque de combustível, tudo bem representado.

As asas, leme e os profundores com nervuras bem representados dão boa sensação de realismo ao kit. As superfícies de comando fixas. O motor, com pistões aparentes e bem detalhados, formam um belo conjunto depois de montado e valorizando o modelo final.

 

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Cintos e o painel, imitando madeira, em PE compõe o conjunto do interior.

Decais finos e no registro, com cores firmes e com um pouco filme são impressos pela Eduard. São quatro versões, os stencils das asas e mais os losangos que vão nas duas asas. Tudo devidamente protegido por folha de papel e embalados em saco plástico.

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 As máscaras de pintura facilitam muito o trabalho do modelista. Para a pintura do friso vermelho da cauda da aeronave e rodas.

A instrução em cores mostra uma montagem tranquila inclusive mostrando todo o cabeamento desta aeronave que não é pouco. Mais as versões existentes incluindo uma breve história de cada aeronave representada, juntamente com as cores e marcas, estas trazendo referências de cores para tintas Gunze.

 

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 Marcações para :

Hans von Hippel Jasta 5, Cappy sur Somme Maio, 1918

Boistrancourt, Janeiro – Fevereiro de 1918

Michael Sigmann Jasta 78b, Abril – Agosto de 1918

von Hunoldstein Jasta 14, 1918

 

Outro review do DV feito pela APRJ.

 

Conclusão

Um ótimo relançamento feito pela Eduard de um clássico da 1ª Guerra mundial. Esta é uma aeronave com bastante cabeamento, modelistas com pouca experiência podem ter alguma dificuldade.

 

Agradecemos à Eduard pelo exemplar deste review.

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