Conjuntos da Eduard para o Do-17 Airfix
Escrito por Eduardo Mendes   
Ter, 14 de Abril de 2015 23:10

 

O novo kit do Dornier 17 da Airfix na escala 1/72 (A05010 ou A50170, este em combo com o Defiant) já é bastante detalhado, bastante acima dos padrões tradicionalmente encontrados na escala 1/72. Evidentemente, detalhe nunca é suficiente para um modelista exigente – e a Eduard nos oferece material bastante para levar o já ótimo kit para um outro patamar.

Vejamos:

 

CX411 - Do 17Z 1/72 Masks

63 janelinhas e de brinde 4 máscaras circulares para as rodas. Preciso falar mais? Se você quiser recortar quase 70 máscaras com exatidão, boa sorte!

Indispensável, ainda mais que as transparências do kit não têm algumas das incontáveis molduras das janelas muito pronunciadas, o que torna o trabalho de recorte de precisão um desafio de desfecho provavelmente inglório. Veja as instruções aqui e tenha uma boa ideia do trabalho que será poupado!

 

m1  m2 

  

SS522 - Do 17Z S.A.

Este conjunto vem com uma folha de PE, com algumas peças pré-coloridas e auto-adesivas, adicionando bastante detalhe ao cockpit do kit.

São 78 peças para fazer o painel de instrumentos do piloto e as faces de vários outros painéis internos, pedais, cintos de segurança e uma infinidade de manetes e alavancas, boa parte delas minúsculas. Para muitos modelistas esses detalhes já serão suficientes, especialmente porque a área envidraçada do Do-17z é extensa e revela muito do seu interior.

As instruções, que podem ser conferidas aqui, seguem o padrão habitual da Eduard consistindo em uma folha pequena de papel sulfite dobrada, impressa a três cores. Embora claros, alguns desenhos mostram apenas algumas peças já dobradas (um bom exemplo são os pedais do piloto) mas não dá nenhuma pista de como eles devem ser dobrados. O modelista poderia ser poupado desse trabalho de interpretação que pode levar a erros e eventuais danos à peça.

Ao ler as instruções, descobrimos que são necessários dois pedacinhos de plástico ou arame de 1,8 mm de comprimento e de 0,4mm de diâmetro para completar os pedais. A Eduard poderia ou incluir um pouco deste material no diâmetro certo ou pelo menos alertar sobre a sua necessidade na parte externa da embalagem, de modo a não pegar o modelista desprevenido. Fica a sugestão para os próximos lançamentos.

Recomendado para modelistas que desejem melhorar ainda mais o já bom cockpit do kit e que já estejam acostumados com o manuseio de peças de PE de pequeno tamanho.

 

ss  ss12

 

73522 - Do 17Z S.A.

Este conjunto, mais completo, traz a mesma folha analisada anteriormente (do conjunto SS522) acrescentado de uma segunda folha com ainda mais itens.

Nesta segunda folha de PE, em metal polido, encontramos detalhes estruturais das caixas de rodas, incluindo para as suas portas, as linhas de fluido hidráulico para os freios e as barrinhas de suporte para os paralamas do tem de pouso principal, os fios de ignição para os motores, uma alcinha de apoio para o artilheiro de ré, estojos de munição (27!), uma série de pecinhas para fazer as alças de mira e limitadores das metralhadoras e uma nova antena para o gônio. No total são quase 130 pecinhas individuais, se não errei a contagem. Suficiente para bastante diversão.

Enquanto que a primeira folha  já complementa brilhantemente o cockpit, a segunda folha traz fundamentalmente detalhes que certamente não escaparão em uma inspeção mais atenta do modelo pronto, especialmente se for examinada a área do trem de pouso. As miras também adicionam um realismo extra às metralhadoras que são bastante proeminentes nos bombardeiros alemães do período (e que são representadas de uma forma bastante rústica no kit da Airfix, destoando do conjunto).

As instruções, que podem ser conferidas aqui, seguem o padrão habitual da Eduard consistindo em uma folha pequena de papel sulfite dobrada, impressa a três cores. A crítica às instruções do conjunto SS522 aplica-se também a este conjunto.

Recomendado para modelistas exigentes e acostumados com o manuseio de peças de PE de pequeno tamanho.

 

31  432 
2 32

 

72 596 - Do 17Z bomb bay

 A baia de bombas do novo Do-17Z da Airfix é aberta, o que abre possibilidades interessantes para detalhamento. Com este conjunto a Eduard oferece peças para melhorar ainda mais essa área nobre de um bombardeiro.

 Na folha única de PE encontramos peças para detalhar as portas do porão de bombas (dobradiças, atuadores e detalhes estruturais), os diversos tipos de cabides verticais e horizontais de bombas e aletas para as bombas propriamente ditas. É necessário decidir qual a configuração de armamento será utilizada, portanto cheque suas referências antes de sair montando tudo. Para a montagem das aletas das bombas são oferecidos gabaritos que permitirão a sua montagem em esquadro, uma dificuldade comum nesse tipo de peça que foi convenientemente resolvida pela Eduard. As instruções podem ser acessadas aqui.

 Trata-se de um conjunto bastante completo que adicionará detalhes interessantes para o modelo. Também é certo que restarão várias peças para montagens futuras. Será positivo exibir o modelo sobre uma base espelhada para permitir a apreciação dessa área, se possível com uma iluminação auxiliar.

 Recomendado para modelistas exigentes e acostumados com o manuseio de peças em PE.

 

321  989 

 

 72 597 - Do 17Z landing flaps

O kit da Airfix já vem com os flaps separados, mas o detalhamento não é tão refinado quanto alguns modelistas mais exigentes desejam. Para cobrir esta lacuna a Eduard oferece este conjunto, com peças em PE específicas para construir toda a área dos flaps. São 10 peças básicas complementadas por 60 diminutas peças de acabamento. A aplicação é relativamente simples, facilitada pela não necessidade de se abrir a área dos flaps já que o kit originalmente permite a montagem dos flaps na posição aberta. É necessário apenas remover dos detalhes preexistentes e realizar uma boa dose de dobradura de precisão, facilitada pela engenharia amigável das peças. Confira as instruções aqui.

Uma ferramenta de dobrar PEs será muito útil para montar corretamente este conjunto. Não acompanha o conjunto, nem há indicação externa da sua necessidade na embalagem, um par de barras de plástico de 43mm de comprimento e 0,9mm de diâmetro. Se você pretende usar este conjunto, não esqueça de providenciar isso.

Este set traz detalhes estruturais bastante delicados que acrescentarão mais um ponto de interesse ao bom kit do Lápis Voador da Airfix.

Recomendado para modelistas exigentes e acostumados com dobraduras em peças delicadas de PE.

 

76  563 

 

 

Obrigado a Eduard pelo envio do exemplares para review!

alt

 

 

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Clique nos links para ir a pagina.

Notícias e Reviews Anteriores

Ultimas do Forum