Bombardeiros Bimotores da FAB
Escrito por Augusto Versiani   
Qui, 05 de Fevereiro de 2009 00:00
 

 

Autor: Aparecido Camazano Alaminio
Ilustrações: Rudnei Dias da Cunha
Editora: C&R Editorial

Este é o segundo livro da coleção Grandes Armas (C&R Editorial) que recebemos, o livro anterior pode ser visto aqui.

O padrão de acabamento é o mesmo, um boa encadernação papel de excelente qualidade trazendo na capa uma bela ilustração em papel brilhante.

Como diz o título, o livro trata dos bombardeiros bimotores utilizados pela Força Aérea Brasileira, e neste sentido é muito completo contendo detalhes que para mim chegam a ser um exagero, mas que podem ser de grande utilidade para pesquisadores ou amantes do tema.

No livro são cobertos os seguintes aviões: B-18 Bolo, A28A Hudson, B-25 Mitchel, B-34 Ventura, A-20K Havoc, B-34 Harpoon e B-26 Invader.

Dividido em um capitulo para cada avião, o livro apresenta uma breve narrativa compreendendo o histórico e desenvolvimento de cada aeronave, passa pelos paises que a utilizaram e finalmente cobre seu uso pela FAB. Neste último quesito é bastante detalhado. Conta a história da utilização da aeronave pelo Brasil chegando a minúcia de detalhar o uso e destino final de cada aeronave individualizada pelo seu número de matricula, um excelente trabalho de pesquisa. Esta quantidade de informação não chega a atrapalhar a leitura de quem, como eu, tem apenas um interesse superficial no assunto, já que os detalhes estão agrupados em quadros que podem ser pulados sem que isso afete a compreensão do texto.

O texto é leve e bem escrito tornando a leitura bastante agradável. Sendo bastante exigente, a única coisa que me incomodou foi o recorrente uso do termo em inglês "Bomb Bay" quando nenhum outro termo estrangeiro é usado. "Compartimento de bombas" me parece ser uma expressão usual e acho que ficaria mais de acordo com o restante do texto.

As fotografias e ilustrações são (como no livro anterior) um destaque a parte. Todos os aviões descritos são acompanhados de fotos, sempre com marcações da FAB, muitas das quais eu jamais tinha visto. As fotos, mesmo as mais antigas, são de boa qualidade permitindo ver as marcações e forma de pintura dos aparelhos. Na parte central do livro se encontram ótimas ilustrações coloridas, cobrindo mais uma vez todos os tipos de aeronaves abordadas, com a vantagem de que, além de perfis, contem vista superior e inferior da aeronave retratada, não deixando assim dúvidas quanto ao posicionamento de todas as marcações. Este é um ponto que sempre me pareceu fazer falta e que não se encontra com facilidade mesmo nas melhores publicações estrangeiras. Completando a parte central existe uma página de fotos coloridas.

Conclusão

Mais uma vez a C&R Editorial me surpreende com um livro de ótima qualidade tanto gráfica como de conteúdo, que aborda um tema muito pouco divulgado até agora. Um livro altamente recomendado para quem gosta do assunto ou mesmo para quem queira conhecer um pouco melhor a história da FAB e de seus aviões.


A APRJ - IPMS-RIO agradece mais uma vez à C&R Editorial.

 O livro pode ser encontrado no site da editora.  

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Clique nos links para ir a pagina.

Notícias e Reviews Anteriores

Ultimas do Forum