SSW D.III Eduard 1/48
Escrito por Augusto Versiani   
Dom, 07 de Dezembro de 2014 15:00

 

Eduard 8256

 

O Avião

 

 

A Siemens-Schuckert já havia fabricado alguns bombardeiros no início da 1a Guerra, mas seu primeiro caça, o E1 só apareceu em 1915. Muito parecido com o Fokker E1, já era desenho superado quando entrou em operação e poucas unidades foram utilizadas. Pouco depois o governo alemão forneceu a Siemens-Schuckert um Nieuport 17 capturado para estudos. Destes estudos surgiu o D.I, basicamente uma cópia do desenho francês, que também não foi bem recebido. Seu único ponto forte era a razão de subida propiciada pelo motor Siemens Halske Sh.I. Este motor englobava uma seria de inovações tecnológicas. Ao contrário dos motores rotativos convencionais, ele tinha os cilindros girando num sentido e a hélice para o outro. Isto permitia velocidade diferentes entre a hélice o corpo do motor melhorando seu desempenho. Além disso permitiu que pela primeira vez se instalasse um verdadeiro controle de velocidade. Os movimentos contra rotativos ajudavam também a diminuir o efeito giroscópico sobre o aparelho.

Assim a Siemens-Schuckert investiu num desenho totalmente novo para aproveitar o bom motor. O D.III ficou pronto em 1917 e foi muito bem recebido pelos pilotos, era muito manobrável e tinha espetacular razão de subida. No entanto tinha problemas, tanto na refrigeração quanto na lubrificação do motor, o que o limitava a uma duração média de apenas 10 horas de uso. O avião foi retirado de serviço para novos testes. Um motor revisado foi instalado, o Sh.III, e o avião sofreu algumas alterações, como por exemplo a retirada da parte inferior da carenagem do motor para melhorar a refrigeração. Com estas modificações a confiabilidade do avião melhorou muito e ele foi principalmente empregado como interceptador de bombardeiros devido a suas características de velocidade de ascensão. Cerca de 80 D.III foram entregues até que fosse substituído pelo D.IV, que trazia outras inovações, tais como asas de envergadura diferentes, para contrabalançar o efeito giroscópico.

 

 

O Modelo

 

O novo modelo da Eduard vem na tradicional versão Profipack, com photoecthes, máscara de pintura e várias versões de marcação. O manual em tamanho pequeno (prefiro assim) é com de habito muito bem impresso em papel de ótima qualidade.

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 A qualidade geral da injeção é excepcional, frestas de ventilação abertas, detalhes nas costuras das superfícies horizontais, cilindros do motor e etc., está tudo perfeitamente representado. O interior é detalhado, com banco com encosto em metal e estruturas internas. O motor é muito bem representado com todas as tubulações de óleo e os cilindros muito bem definidos. As metralhadoras podem ser representadas de duas maneiras, uma peça inteiriça injetada, ou apenas a culatra e o cano injetados, sendo a camisa perfurada e outros detalhes fornecidos no conjunto de photoetches. Também em metal são fornecidos os esticadores para que se possa passar o cabeamento. A transparência deve ser cortada a partir de uma folha de acetato, dois gabaritos são fornecidos para prevenir algum erro no primeiro corte. Os decais são de ótima qualidade, finos e bem impressos. As cores nos losangos são devidamente esmaecidas para representar corretamente o efeito na superfície entelada. Na folha em metal vem, além do que foi citado, cinto de segurança, acionadores dos profundores e ailerons, e outros pequenos detalhes.

 

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As versões oferecidas são:

   SSW D.III, Jasta 4, Ltn. Ernst Udet, Metz, 3 outubro, 1918

   SSW D.III 1618/18, Jasta 85 (Kest 5), Ltn. Heinrich Dembowsky, Schaffenhausen, 13 de novembro, 1918

   SSW D.III, Jasta 15, Chery-les-Pouilly, Julho, 1918

   SSW D.III 1626/18, Kest 4b, Vzfw. Reimann, setembro, 1918

   SSW D.III 3025/18, Trier, dezembro, 1918 a Janeiro,1919

 

 

 

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Conclusão

Um belíssimo lançamento da Eduard, de um avião muito interessante e pouco conhecido. Altamente recomendado para modelistas com alguma experiência e para os fãs de aviões da 1ª guerra.

 

Veja estes outros acessórios para o modelo:

Cintos

Metralhadoras

Motor

 

Agradecemos à Eduard pelo exemplar deste review.

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