Lotus Type 79 1978 - Tamiya 1/20
Escrito por Carlos Queiroz   
Sáb, 24 de Julho de 2010 11:27

Tamiya Item: nº  20060

 Histórico

Há fortes razões para acreditar que este carro, junto com seu antecessor, foram os projetos mais significativos na história das corridas de Fórmula-1.

Já que foram concebidos em um período de mudanças,este carro trás o inicio da tecnologia do chamado “efeito solo”,onde por meio de dutos flexíveis e saias, o ar que passa sob o carro é usado literalmente para sugá-lo para o chão dando maior aderência e maior velocidade em curvas.

Muitos o adoram pela evolução do uso de sidepods em forma de asa invertida gerando downforce. Na  época o carro era conhecido como John Player Especial III.

É uma pena saber que este modelo de evolução foi proibido no final de 1982 após vários acidentes, o mais conhecido, a morte de Gilles Villeneuve. 

Hoje em dia temos carros de fundo mais plano com apenas um difusor, e mesmo que timidamente, o efeito solo continua. 

Os numeros do campeão:
Chassis: Lotus 79
Projectista: Colin Chapman, Tony Rudd, Peter Wright
Motor: Ford Cosworth V8
Pilotos: Mario Andretti, Ronnie Peterson, Carlos Reutmann e Hector Rebaque
Corridas: 26
Vitórias: 6 (Andretti 5, Peterson 1)
Pole-Positions: 9 (Andretti 6, Peterson 2, Jarier 1)
Voltas Mais Rápidas: 5 (Andretti 2, Peterson 2, Jarier 1)
Pontos: 112 (Andretti 56, Peterson 31, Reutmann 25)
Titulos: Campeão do Mundo de Pilotos (Mario Andretti) e Campeão do Mundo de Construtores em 1978.

Efeito solo

 

O Kit

A caixa com bela ilustração, trás um Kit muito bem acondicionado com árvores embaladas em sacos trasnparentes individuais, pneus em borracha sintética e grelhas do motor em metal com ótima aparência, além de fios para simulação de cabos de vela e decais.

Este novo kit não foge à regra da Tamiya de perfeita injeção de peças e ótima engenharia. Belo motor Ford V8, bem detalhado, que poderá ser visualizado após montagem destacando a carroceria, que possui peças móveis.

Chasis, com toda a engenharia revolucionária do "efeito solo" reproduzidos a perfeição. Suspenção conta com todos os seus itens, com montagem aparentemente tranquila, apesar da complexidade.

Cromados para as rodas apresentam perfeição, inclusive, com pinos de injeção distantes dos aros externos, o que facilitará a extração da galha sem macular a peça. Pneus em borracha sintética, que prometem não "melar".


Carroceria e detalhes em geral para a suspenção.

Manual em folder preto e branco, com passos simples de seguir.

Decais representando os Grande Prêmios da Inglaterra e Alemanha, não apresentam as famosas inscrições JPS. De boa aparência, difícieis de reproduzir pois em cor dourada, apresentam registro perfeito e pouco filme extra.

A HobbyLink Japan conta ainda com diversos sets de photo-etched  e decais diferentes para detalhamento deste modelo que podem ser encomendados acessando este link.

Conclusão

 
O modelo traz todas as qualidades do kit Tamiya e com um pouco de habilidade e tinta com certeza vai ser mais um lindo exemplar para a coleção.

Foto divulgação Tamiya Foto divulgação Tamiya Foto divulgação Tamiya Foto divulgação Tamiya

A HLJ.COM nos enviou este kit de forma rápida e segura, com embalagem de papelão grosso que só eles usam. Serviço altamente recomendado!



Agradecemos a Hobby Link Japan pelo belo modelo deste Review.


 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Clique nos links para ir a pagina.

Notícias e Reviews Anteriores

Ultimas do Forum