Lotus Type 79 1978 - Tamiya 1/20
Escrito por Carlos Queiroz   
Sáb, 24 de Julho de 2010 11:27

Tamiya Item: nº  20060

 Histórico

Há fortes razões para acreditar que este carro, junto com seu antecessor, foram os projetos mais significativos na história das corridas de Fórmula-1.

Já que foram concebidos em um período de mudanças,este carro trás o inicio da tecnologia do chamado “efeito solo”,onde por meio de dutos flexíveis e saias, o ar que passa sob o carro é usado literalmente para sugá-lo para o chão dando maior aderência e maior velocidade em curvas.

Muitos o adoram pela evolução do uso de sidepods em forma de asa invertida gerando downforce. Na  época o carro era conhecido como John Player Especial III.

É uma pena saber que este modelo de evolução foi proibido no final de 1982 após vários acidentes, o mais conhecido, a morte de Gilles Villeneuve. 

Hoje em dia temos carros de fundo mais plano com apenas um difusor, e mesmo que timidamente, o efeito solo continua. 

Os numeros do campeão:
Chassis: Lotus 79
Projectista: Colin Chapman, Tony Rudd, Peter Wright
Motor: Ford Cosworth V8
Pilotos: Mario Andretti, Ronnie Peterson, Carlos Reutmann e Hector Rebaque
Corridas: 26
Vitórias: 6 (Andretti 5, Peterson 1)
Pole-Positions: 9 (Andretti 6, Peterson 2, Jarier 1)
Voltas Mais Rápidas: 5 (Andretti 2, Peterson 2, Jarier 1)
Pontos: 112 (Andretti 56, Peterson 31, Reutmann 25)
Titulos: Campeão do Mundo de Pilotos (Mario Andretti) e Campeão do Mundo de Construtores em 1978.

Efeito solo

 

O Kit

A caixa com bela ilustração, trás um Kit muito bem acondicionado com árvores embaladas em sacos trasnparentes individuais, pneus em borracha sintética e grelhas do motor em metal com ótima aparência, além de fios para simulação de cabos de vela e decais.

Este novo kit não foge à regra da Tamiya de perfeita injeção de peças e ótima engenharia. Belo motor Ford V8, bem detalhado, que poderá ser visualizado após montagem destacando a carroceria, que possui peças móveis.

Chasis, com toda a engenharia revolucionária do "efeito solo" reproduzidos a perfeição. Suspenção conta com todos os seus itens, com montagem aparentemente tranquila, apesar da complexidade.

Cromados para as rodas apresentam perfeição, inclusive, com pinos de injeção distantes dos aros externos, o que facilitará a extração da galha sem macular a peça. Pneus em borracha sintética, que prometem não "melar".


Carroceria e detalhes em geral para a suspenção.

Manual em folder preto e branco, com passos simples de seguir.

Decais representando os Grande Prêmios da Inglaterra e Alemanha, não apresentam as famosas inscrições JPS. De boa aparência, difícieis de reproduzir pois em cor dourada, apresentam registro perfeito e pouco filme extra.

A HobbyLink Japan conta ainda com diversos sets de photo-etched  e decais diferentes para detalhamento deste modelo que podem ser encomendados acessando este link.

Conclusão

 
O modelo traz todas as qualidades do kit Tamiya e com um pouco de habilidade e tinta com certeza vai ser mais um lindo exemplar para a coleção.

Foto divulgação Tamiya Foto divulgação Tamiya Foto divulgação Tamiya Foto divulgação Tamiya

A HLJ.COM nos enviou este kit de forma rápida e segura, com embalagem de papelão grosso que só eles usam. Serviço altamente recomendado!



Agradecemos a Hobby Link Japan pelo belo modelo deste Review.


 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Clique nos links para ir a pagina.

Notícias e Reviews Anteriores

Ultimas do Forum