TBD Devastator - AZ Models 1/72
Escrito por Marcelo "Tarkus"   
Sex, 03 de Outubro de 2014 00:00

alt

 

Douglas TBD-1 Devastator

AZModels kit no. ADM7210

 

Breve histórico:

 

O Douglas TBD Devastator foi um torpedeiro da marinha americana, pedido em 1934, com primeiro voo em 1935 e entrada em serviço em 1937. Nesta época ele era o mais avançado avião da marinha americana e possivelmente de qualquer outra marinha no mundo. Contudo, o rápido avanço no desenvolvimento aeronáutico logo o apanhou, e na época do ataque Japonês a Pearl Harbour o Devastator já estava ultrapassado. Ele atuou bem em algumas batalhas iniciais, mas na Batalha de Midway os Devastators lançados sobre a frota Japonesa foram quase totalmente dizimados. O tipo foi imediatamente retirado da linha de frente sendo substituído pelo Grumman TBF Avenger.

 

 O Kit:

 

O modelo da AZ é totalmente embalado em único saco plástico, incluíndo as partes injetadas, transparências, resinas, decal e folhas de instruções. Possui 46 partes injetadas em plástico com linhas de painel em baixo relevo e poucas rebarbas, fáceis de remover. Não possui pinos de encaixe , nos dando a idéia de um kit “short run”, com as partes internas até um pouco grosseiras, mas possui  os detalhes da estrutura das paredes do cockpit, bem como do porão do trem de pouso. Para complementar, a AZ providenciou 19 partes em resina garantindo bons detalhes ao kit, tais como: Motor, assentos, painéis internos, pneus, armas, etc.

 

 

alt alt alt
alt alt alt
alt alt alt

 

 

 

 As transparências são quatro: Um canopy em peça inteira e relativamente espessa, uma janela da mira do torpedo e duas janelas laterais. Os belos detalhes do cockpit em resina ficarão perdidos após a colocação da transparência. Para permitir visibilidade interna será necessário cortar a transparência para a opção "aberta", mas mesmo assim a espessura dela será um problema visual.

 

alt

 

 

O decal me pareceu bom, fino, mas sem nenhum stencil. Infelizmente vem sem proteção, o que faz com que grude um pouco no papel das instruções danificando o registro (como podemos ver na imagem, nos. 9 e 10), e correndo risco de rasgos.

 

alt

 

Marcações para três aviões, indicados no verso da caixa, em cores:

6-T-1 do VT-6, Março de 1939 – Em um esquema colorido de pré-guerra

42-S-16 do VS-4S, USS Ranger, NAS Norfolk, Virgínia, 1941 – Esquema de Cinza Claro único.

BuNo. 0330, 1940 – Em um esquema experimental de pintura

 alt

 

 

 

A folha de instruções é simples mas bem esclarecedora, com indicações de cores Humbrol.

 

alt

alt

 alt

 

 

Conclusão

Belo exemplar para a coleção dos Torpedeiros da Segunda Guerra.

 

 

Agradecemos a Hobbyterra pelo exemplar deste review.Imagem

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Clique nos links para ir a pagina.

Notícias e Reviews Anteriores

Ultimas do Forum