Soviet Armored Boat Project 1125 - Zvezda 1/350
Escrito por Ricardo P-40   
Qua, 17 de Setembro de 2014 20:36

alt

 Sovietski Bronekater Proekta 1125 - (Soviet Armored Boat Project 1125)

Zvezda  1/350 - #6164

HISTÓRICO :

Em 1934, o estaleiro de Gorky recebeu ordens de produzir uma série de barcos de patrulha fluviais, os quais deveriam incorporar o máximo de componentes usados nos tanques do "Programa de 1931". Das propostas apresentadas, emergiram os Projetos 1124 e 1125 que diferiam entre si em alguns detalhes como tamanho, calado e peso e que se tornaram  os barcos patrulha soviéticos numericamente mais importantes dentre os que operaram durante a guerra. De 1934 a 1945, cerca de 310 desses barcos foram produzidos, sendo que desse total 99 eram  do Projeto 1124 e 204 do Projeto 1125.

 photo P-02_zps7bcf6ab6.jpg  photo P-03_zpsb1b5930a.jpeg  photo P-04_zps4712ee6e.jpg

Graças ao seu casco bastante raso, cerca de meio metro de calado, os barcos do Projeto 1125 podiam navegar na maioria dos cursos d’agua da União Soviética, quer fossem rios, lagos ou mares interiores.

alt

Os barcos do Projeto 1125 pesavam cerca de 29 toneladas, eram equipados com um par de motores de 800hp, podendo chegar a velocidade de 19.7 nós e um alcance de 160 a 250 milhas. Tinham um comprimento de 22,6 metros , 3,5 metros de largura e 0,5 metros de calado. Eram operados por 12 tripulantes e sua blindagem chegava em alguns pontos a até 20mm. A configuração de armamentos era bastante variada, porém em geral tinham inicialmente uma torre de T-26 que posteriormente foi substituída pela do T-28 ou T-35, sendo que mais tarde foram também incorporadas as do T-34 modificadas e armadas com canhão de 76mm, tinham ainda 2 ou 3 torres armadas com uma ou duas metralhadoras de 7.62mm cada. No entanto ao longo da guerra algumas tripulações improvisaram a instalação de outros armamentos que incluíam lançadores de foguetes de 82mm ou 132mm. Outros armamentos ainda como canhões antiaéreos navais de 76mm ou metralhadoras de 36mm também foram ocasionalmente usados.

 photo P-06_zps731412e3.jpg  photo P-07_zps35dc494b.jpg  photo P-08_zpsb7c68f6d.jpg

Quando da invasão da Russia, cerca de 85 desses barcos estavam em operação e outros 65 em construção. Esses entraram em ação desde o início da guerra com a flotilha do Danúbio em 24 de junho de 1941 infiltrando as defesas romenas para desembarcar tropas, obrigando os romenos a deslocar fuzileiros  navais para defender o delta do Danúbio. Outras ações ocorreram na mesma época com barcos da flotilha Pinsk realizando ações contra a cabeça de ponte alemã no Rio Berezina. Durante os combate em Stalingrado a flotilha do Volga desempenhou um papel importante com barcos armados com antiaéreas de 76mm combatendo ataques de Stukas e outros armados com canhões de tanques dando suporte as tropas em terra. A noite estes ainda eram usados para transportar reforços e munição através do rio ou remover feridos. As flotilhas de barcos armados ainda tiveram participação importante nas batalhas ao longo dos rios Vistula e Oder e viram ação até os últimos dias da guerra. Não foram raros os casos em que ocorreram duelos entre esses barcos e blindados alemães.

alt

 A 1125 BK-92 que foi afundada por um Ferdinand próximo a Pinsk em 12 de junho de 1944

O KIT:

Esse kit foi lançado com o propósito de compor o módulo “Operation Barbarossa 1941” do jogo patrocinado pela Zvezda ¨ART OF TACTIC¨. Por essa mesma razão toda a montagem do mesmo é do tipo SNAP FIT, dispensando o uso de cola.

O kit é composto por um galho contendo 10 peças injetadas em plástico verde de boa qualidade e sem muitas rebarbas aparentes, um folheto de instruções e um cartão plastificado. Todo o conjunto vem embalado em uma caixa de papelão de 14,5cm X 12,0cm com 2,0cm de altura.

As peças do galho são compostas pelo casco, o convés com a superestrutura principal, uma torre de T-28, uma torre de T-34/76, duas torretas antiaéreas, um lança foguetes,  uma base expositora imitando a água de um rio e uma bandeirola para uso no jogo.

 photo P-10_zps83c7543d.jpg  photo P-11_zps03ef6018.jpg  photo P-12_zps123d8c8c.jpg
 photo P-13_zps5df4394e.jpg  photo P-14_zpsa0131bdb.jpg

A instrução é bastante sumária trazendo apenas o diagrama de montagem das poucas peças com duas alternativas de configuração de armamentos. Uma chamada Mod. 1941 com uma torre de T-28 e duas torretas de antiaéreas e outra chamada Mod. 1942 com uma torre de T-34, uma torreta antiaérea e o lança foguetes. De resto ela se limita a trazer informações sobre o jogo com textos em Russo, Inglês e Alemão. Nenhum diagrama de pintura é fornecido.

alt

O cartão plastificado é impresso nas duas faces e tem alguma função referente ao jogo na qual eu preferi não me aprofundar.

 alt

Apesar do pouco número de peças e do propósito a que  o modelo se destina, o kit é muito bem feito com detalhes excelentes para a escala, principalmente nas torres de T-28 e T-34 que o acompanham. As suas dimensões gerais estão tanto de acordo com as dimensões dos barcos reais como também com as de uma planta russa bastante divulgada na internet. Essa mesma planta tem servido de base tanto para outros kits da embarcação em escalas maiores em resina como também para modelos RC na escala 1/25.

A simplicidade dos barcos originais permitiu que se pudesse representa-los nesse kit com bastante fidelidade apesar do pequeno tamanho, cerca de 6,5 cm depois de pronto, e das poucas peças usadas. Há algumas poucas omissões de detalhes como o mastro em forma de cruz, os salva vidas e uns poucos detalhes no casco que podem ser facilmente acrescentados com um pouco de trabalho em scratch. Da mesma forma também podem ser substituídos o cano de escapamento na popa, o leme a hélice e o eixo sob o casco. Já os balaústres podem ser facilmente feitos a partir de sobras de grades em fotoetche para navios na mesma escala.

Esses podem parecer serem problemas decorrentes de descaso do fabricante em fução da finalidade a que se destina esse kit, porém falhas como essas também são encontradas nos kits na 1/350 das S-100 da Trumpeter e Bronco e nas PT-Boats da Aoshima, que a princípio são kits com propósitos totalmente convencionais. O que o coloca no mesmo nível dos demais kits do mesmo porte nessa escala.

Apesar de não ter sido prevista uma opção waterline, esta me parece ser desnecessária, já que o casco é bastante raso e chato no fundo o que permite facilmente incorporá-lo a água de um diorama sem que a profundidade do casco cause problemas.

No meu ponto de vista, as únicas omissões realmente lamentáveis são a de uma maior quantidade de opções de armamento que permitissem outras configurações, as instruções de pintura e uma folha de decalques com as marcações de algumas embarcações conhecidas. Parte desses problemas podem ser compensados pelo fato de que muitos barcos não levavam marcações. Por outro lado, existe também uma grande quantidade de fotos de época dessas embarcações, assim como um número razoável delas que estão atualmente preservadas como monumentos em alguns dos países que compunham a extinta União Soviética e outros que estão sendo restaurados por particulares cujas fotos podem ser encontradas na internet. Além do mais a existem dois kits em resina na 1/144 e na 1/35 e vários modelos RC construídos na 1/25 com grande riqueza de detalhes que fornecem referencias mais que suficientes ao seu detalhamento. A maioria dos barcos era pintada de cinza naval na parte superior e vermelho abaixo da linha d’agua com alguns eventualmente apresentando a linha divisória branca que foi pintada na maioria dos barcos preservados. Algumas embarcações foram camufladas durante a guerra com padrões variados, podendo-se se basear nas instruções do kit 1/35 da MIG para reproduzi-las.

Tendo em vista o pequeno tamanho e a simplicidade da montagem, considero esse kit bastante recomendável para um projeto de execução muito rápida. E dado ao seu baixo custo, hoje cerca de $5.40 na Hobby Terra, pode-se considerar como bastante viável a inclusão de mais de um num diorama representando uma flotilha durante uma ação fluvial, tal qual pode ser visto em várias fotos da época. Lembrando ainda que até o momento esse é o único kit injetado que representa um barco patrulha do Projeto 1125 ou qualquer outro barco patrulha soviético da Segunda Guerra. 

 photo P-17_zps0b3ef389.jpg  photo P-18_zps281e81f3.jpg  photo P-19_zps8970668e.jpg  photo P-20_zps042168f0.jpg
 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Clique nos links para ir a pagina.

Notícias e Reviews Anteriores

Ultimas do Forum