Metralhadora Breda 37/54mm - Regia Marina M.A.S. 1/350
Escrito por Ricardo P-40   
Ter, 16 de Setembro de 2014 07:33

alt

Metralhadora Dupla Breda 37/54mm em  Photoetche

Regia Marina M.A.S. – AF 089

 

HISTÓRICO:

A Breda 37/54mm (*) foi um canhão-metralhadora antiaérea produzido pela Breda Meccanica Bresciana e usado pela Regia Marina e pela milícia para defesa aérea territorial (MIDICAT) durante a Segunda Guerra Mundial em diversos tipos de montagens.

 photo Breda-02_zpsbe624307.jpg  photo Breda-03_zps99e3d4f4.jpg  photo Breda-04_zpsa9b7a947.jpg

Ela foi desenvolvida no início da década de 30 pela Breda como uma arma automática de defesa antiaérea para terra e mar. Porém, apesar de algumas complicações mecânicas, mostrou-se bastante eficaz como arma de curto alcance e foi adquirida pela Regia Marina em 1934 com uma montagem de suporte duplo e foi designada como Modelo 1932. 

 photo Breda-05_zps21c661ab.jpg  photo Breda-06_zpse32120be.jpg  photo Breda-07_zps93d5b6c5.jpg

 

Posteriormente foi desenvolvida uma nova versão mais leve e simplificada do mesmo sistema que passou a ser chamada de Modelo 1938.

O mesmo cano foi posteriormente montado em um suporte de canhão único para o uso em local fixo em terra. O seu objetivo foi de suprir as legiões da Milícia de Defesa Aérea Territorial (MDICAT), um ramo da MVSN encarregado da defesa antiaérea, e esse foi designado de Modelo 1939.

Foi projetada ainda uma versão rebocável chamada Modelo 1941, mas devido a guerra esta não chegou a ser produzida. 

 photo Breda-08_zps5e3c2573.jpg  photo Breda-09_zps43cd1055.jpg  photo Breda-10_zpsc121b017.jpg

(*)  A designação 37/54 significa que o calibre da arma é de 37mm e o número 54 é o comprimento da haste, que no caso é de 54 vezes o seu calibre.

    

O CONJUNTO:

Este é formado por três folhas de fotoetches que permitem a montagem de oito metralhadoras e um folheto de instruções. O mesmo é embalado em um saco plástico transparente, com embalagens individuais internas para cada um dos dois tipos de fotoetches (A e B) fornecidos. Havendo ainda na embalagem um cartão cinza que tanto serve para separar os fotoetches como também para protegê-los de eventuais danos.

alt 

 

O fotoetche do Tipo (A) contém as peças que formarão os suportes centrais das oito metralhadoras. Esse é composto por uma lâmina de fotoetche dividida em oito subgrupos de seis peças que compõem cada um dos oito suportes centrais individuais de cada uma das metralhadoras, permitindo dessa forma organizar melhor a montagem por metralhadora. Outro detalhe é que essa lâmina é um pouco mais espessa que as demais, de forma dar maior rigidez ao suporte central.

alt

 

O Tipo (B) é composto por duas lâminas idênticas de fotoetches divididas em oito subconjuntos iguais contendo cada um as 30 peças restantes que completam cada metralhadora. Essas lâminas são um pouco mais finas que a usada no Tipo (A) de forma a facilitar as dobras de várias das peças.

alt

O folheto de instruções é composto por duas folhas de papel A4 impressas em preto e branco em três faces. Ele trás no alto da primeira folha um diagrama de cada subconjunto com a numeração individual das peças e indicação de partes não usadas. A seguir a montagem é mostrada passo a passo através de fotografias da montagem real com a indicação numérica das peças. As poucas indicações escritas estão em Italiano e Inglês, com exceção  das indicações de Direita e Esquerda que são representadas pelas siglas em Italiano Ds (Destra) e Sn (Sinistra).

Apesar da ideia de demonstrar a montagem através de fotos ser bastante prática, infelizmente algumas fotos estão escuras nas cópias em preto e branco, deixando alguma dúvida sobre a posição de uma ou outra peça. Nesse caso recomendo que se salve essas imagens originais do folheto,  que me foram cedidas pelo próprio fornecedor para esse review, onde os detalhes aparecem com mais nitidez do que no folheto impresso.

 

 photo Breda-13a_zps2872eece.jpg         photo Breda-14a_zps6dc0d406.jpg     photo Breda-15a_zps51bdfc38.jpg
 photo Breda-13b_zpsa4e96a9d.jpg  photo Breda-14b_zps211dcf2d.jpg  photo Breda-15b_zpsef4f59ca.jpg

Observe-se que os canos das metralhadoras são representados por duas metades de um photoetche sobrepostas. Esse é um recurso bastante usado pelos fabricante de photoetches para representar canos de armas de pequeno calibre nessa escala e que a certa distância fica praticamente imperceptível. Principalmente considerando-se que esses canos têm cerca de 6,0 mm de comprimento por uns 0,25 mm de espessura. Porém para os mais exigentes existe ainda a possibilidade de se adaptar os canos de latão torneado de um dos conjuntos feitos para o Pola da HobbyBoss ou dos específicos para a própria Breda existentes hoje no mercado que certamente ficarão com uma aparência mais realista no final. 

alt

 Conjunto de tubos para o Pola da HobbyBoss com os oito tubos para as quatro Bredas do navio

 

CONCLUSÕES:

Hoje os únicos kits injetados na escala 1/350 onde o conjunto encontra aplicação são o Roma da Trumpeter e o Pola da HobbyBoss, no qual as quatro metralhadoras Breda são representadas de forma totalmente irrealista, e este certamente será bastante beneficiado com a adição desse conjunto. Abaixo segue a relação dos navios que usaram a Breda 37/54mm dupla com as respectivas quantidades que me foi passada pelo próprio Giampiero Galeotti da Regia Marina M.A.S.:

- Couraçados da classe Conte di Cavour: Cavour – Cesare de 1937 a 1940 (6)

- Couraçados da classe Caio Duilio – Duilio - Doria 1940 a 1942 (6) 1942 (8)

- Couraçados da classe Vittorio Veneto – Veneto - Littorio - Roma (8)

- Cruzadores pesados da classe Trento: Trento – Trieste – Bolzano de 1928 a 1942 (4) - (Kit em resina da Delphis Models)

Cruzadores da classe Zara: Zara, Fiume, Pola (4), Gorizia 1942 (6)

- Cruzadores Leves da classe Condottieri grupo Montecuccoli: Montecucccoli – Attendolo (4)

- Cruzadores Leves da classe Condottieri grupo Aosta: E. Di Savoia – Duca D’Aosta (4)

- Cruzadores Leves da classe Luigi Di Savoia Duca Degli Abruzzi - Abruzzi - Garibaldi (4)

 

Mesmo não havendo hoje kits de todos os navios relacionados acima, a escala 1/350 encontra-se em expansão no mercado e mais cedo ou mais tarde surgirão no mercado alguns dos outros injetados ou em resina. Observando-se que dada a complexidade do desenho da arma a sua representação certamente ficará bem melhor em fotoetche do que em plástico ou resina.

Porém a despeito das qualidades como um todo do conjunto, ele é mais recomendável para aqueles que já possuem alguma experiência na montagem de conjuntos de fotoetche nessa escala, lembrando que cada arma depois de pronta ficará com pouco mais de 1,0 cm e que algumas das peças são muito pequenas e de difícil manuseio.

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Clique nos links para ir a pagina.

Notícias e Reviews Anteriores

Ultimas do Forum