Mini Serra Trumpeter/Master Tools
Escrito por Marcello Pelliccione   
Dom, 01 de Junho de 2014 07:52

alt

Hobby Mini Razor Saw - Master Tools #09909

 


A chinesa Trumpeter ultimamente  tem incrementado sua linha de ferramentas para o hobby, adicionando itens como mini-tornos, dobradores de PE, misturadores de tinta e todo tipo de gadget, inclusive criando uma nova marca para promovê-las, a Master Tools.
Sendo assim, "relançou" sua antiga "serrinha", a Mini Razor Saw, nessa nova roupagem. O fato é que a serrinha é uma tremenda ajuda na hora das montagens, dispensando o cuidado maior e o tempo gasto para se acionar uma micro-retífica ou mesmo uma Dremel. A serrinha está lá ao lado, pronta para pequenas secções e "cirurgias" nos modelos em poucos e valiosos segundos. Sem falar que é de grande valia no momento de separar peças das árvores, naqueles casos em que a ligação entre o sprue e a peça é grosseira, deixando margens a erros de avaliação e mesmo provocando danos à peça se utilizado um alicate. Isso acontece em muitos modelos antigos e de baixa qualidade, e mesmo nos chamados "short-run".

São 3 lâminas de metal serrilhadas diferentes e 1 cabo de plástico ABS.  De pouca espessura, pensadas para cortes pequenos e finos, e cobertas por uma camada de tinta resistente e protetora, as lâminas assim se apresentam:
- 73 mm de comprimento  X 50 mm de serra X 3 a 7 mm de altura X 0,5 mm de espessura (lâmina A)
- 63 mm X 30 mm de serra X 2 a 4 mm de altura X 0,5 mm de espessura (lâmina B)
- 53 mm X 30 mm de serra X 1 a 2 mm de altura X 0,5 mm de espessura (lâmina C)

alt alt

A operação das mesmas é bastante simples: basta deslizar cada lâmina pelo "trilho" no cabo até que o orifício circular no metal encaixe no ressalto que há no "trilho", fixando sua posição. Logo depois é só deslizar uma segunda trava de plástico, também no cabo, para trancar de vez a lâmina de forma segura e precisa, deixando-a pronta para o esforço de um corte (veja na sequência de fotos).

alt   alt  alt

 

Os cortes obtidos são finos e limpos, basta fazer como o fabricante recomenda e manter o mesmo ângulo durante toda a operação de corte (aquele vai e vem típico).

A Mini Hobby Saw é barata e acessível, funciona corretamente e cumpre de maneira eficiente o papel a que se propõe, sem frustar o modelista. Não duvido que as lâminas sejam intercambiáveis com outros aparatos semelhantes, como os dispositivos da Tamiya e da UStar. Vale também tentar usar as lâminas de PE, como as da Hasegawa, no cabo da Mini Razor Saw, pode ser que funcione...

alt  alt   alt


Recomendo para modelistas de todos os níveis pela praticidade e disponibilidade rápida, além do desempenho eficiente em casos de cortes pequenos, secções controladas e separação de peças dos sprues grosseiros.


Agradecemos a Hobbyterra pelos exemplares deste review.Imagem

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Clique nos links para ir a pagina.

Notícias e Reviews Anteriores

Ultimas do Forum