CITROEN C4 WRC 2010 - Heller - Esc.: 1/24
Qua, 23 de Abril de 2014 00:00

                                            alt

 

Desde que foi fundada em 1919, a francesa Citroën tem sempre combinado aventura e competição com suas atividades industriais. Hoje, a Citroën Racing é a herdeira do espírito que elevou o mítico "Croisières", fruto da imaginação de André Citroën.

 
Citroën sempre associou seus modelos de produção em série com a competição. No final da década de 50 o fabricante entrou com seus carros nas corridas de circuito fechado. O objetivo era testar novas tecnologias, tendo em vista sua aplicação na produção em série e também mostrar as qualidades de seus carros.


Em 2001, a Citroën Sport promoveu a estréia do Xsara WRC no Campeonato Mundial de Rally, embora não tenha participando de todas as etapas. Seu primeiro resultado foi um oitavo lugar no Rali da Catalunha em sua primeira aparição no WRC. Sébastien Loeb terminou em segundo lugar no Rally Sanremo, a etapa seguinte e Jesus Puras deu ao Xsara WRC sua primeira vitória neste Campeonato, na etapa da França. Foi o início de uma nova era!

 

alt alt alt

      

Em paralelo ao envolvimento de diversos projetos, a Citroën vende uma gama de carros que visam a atender, através do seu departamento de copetição, seu seleto grupo de clientes, as Equipes de Rally. O mais recente, o DSR R3 é um descendente direto dos modelos Vistos, ZXS , AXs , Saxos e C2 , tornando-se um ponto de referência para pilotos privados em busca de desempenho nas Equipes de primeira linha.

Fonte: http://www.wrc.com/en/wrc/about-wrc/manufacturers/citroen/page/788--672-672-.html

 

O CARRO DESTE KIT:

Disputado há décadas pelas estradas da Córsega, em 2010 a etapa francesa no Mundial de Rally aconteceu pela primeira vez na Alsácia. Coincidencia ou não Sébastien Loeb, natural do lugar, literalmente sentindo-se em casa no asfálto frances (piso em que venceu todas as etapas de que participou desde 2005), após pulverisar a concorrência alcançou, juntamente com o navegador polonês Daniel Elena seu 7º Título consecutivo.     

 

FICHA TÉCNICA:

Comprimento:                    4,27m
Largura:                            1,80m
Altura:                              1,40m
Distância entre Eixos:          2,60m
Peso:                                1,230Kg
Tração:                             4 X 4

MOTOR: Turbo de 4 Cilindros, 16 válvulas (duplo comando), 1.998 cm³, Potência 315 HP a 5.500 RPM e câmbio sequencial de 6 velocidades.

Rodas:                            OZ 8 X 18"  (pol)                                                                                                                                                                                       Pneus:                             225/40-18

 

O MODELO EM 1/24 (Kit):

O Kit analisado apresenta um manual com bom grafismo, de fácil leitura e interpretação. Folha de decalques grande e com todos itens pertinentes ao modelo, não necessitando da aquisição de suplementos ou opcionais. 

 

alt alt alt

 

Injeção bem feita e com bons detalhes, tanto em baixo quanto em alto relevo, apesar da "significtiva" espessura das paredes do kit. Porém, como já apontados em análises de kits anteriores, os paralamas apresentam-se separados do chassi, o que sem dúvida implica em atenção redobrada no momento de sua montagem.

 

alt alt alt
alt alt alt

 

Um fator "estranho" para um kit como este foi notado, não há paineis de "forração de porta e respectivas laterais", nem simulando a chapa internamente, nem com cobertura de fibra de carbono (empregada nos carros da equipe de fábrica), a consequencia disso é que, para a montagem do modelo haverá a necessidade de adquirir-se um "kit extra" de tal par de peças. O que até agora foi feito por apenas um fabricante.

Uma observação com relação aos cuidados necessários de montagem, o vidro traseiro apresenta-se juntamente com as lanternas, ou seja, ambos formam uma única injeção, o que requer um pouco de habilidade na hora de se pintar estas últimas, para não "manchar" a superfície maior. 

Por outro lado, a quatidade reduzida de peças e etapas de montagem apontam para um trabalho menos demorado, contribuindo para com os mais anciosos, até porque, o kit não apresenta motor, reduzindo em muito o tempo de montagem. Transparências, escapamento e suspensões com boa resolução e respeito à escala.

 

alt alt alt
alt alt alt

 

 

PRÓS:

1) Manual com boa resolução e de fácil interpretação;

2) Injeção de boa qualidade, conservando os detalhes tanto em baixo quanto em alto relevo;

3) Folha de decalques trazendo todos os itens necessários à montagem do modelo, dispensando outras aquisiões. 

 

CONTRAS:

1) Ausência dos paineis internos das portas e laterais, necessitando da aquisição destes em separado, sendo os mesmos feitos, até agora, por um único fabricante;

2) Paredes do modelo apresentando espessura excessiva, deixando-o com um "ar pesado"; 

3) Kit sem motor, o que é uma pena;

4) Vidro traseiro e lanternas injetados em uma única peça, o que requer cuidado redobrado no momento da pintura destas últimas.

 

CONCLUSÃO:

Modelo de bom acabamento respeitando as dimensões da escala 1/24, apresenta manual detalhado e grafismo com boa resolução, exigindo, contudo, atenção na montagem de algumas partes como o chassi, quando do alinhamento dos paralamas com relação a este último. Injeção de boa qualidade, com bom detalhamento e encaixes das peças. Partes transparentes e translúcidas bem injetadas, contribuindo para um bom trabalho final. 

Ainda que necessitando de atenção em suas fases de montagem, o kit dispõe de um passo a passo fácil de ser seguido, proporcionando um trabalho seguro. Cuidado e paciência são necessários nas fases mais complexas de montagem, alinhamento e ajustes, mesmo assim acreditamos não ser um modelo difícil de trabalhar, vez que as qualidades de injeção e acabamento contribuem para a realização de uma boa apresentação final, não implicando em maiores dificuldades, mesmo para um inicinte.

 

 

 

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Clique nos links para ir a pagina.

Notícias e Reviews Anteriores

Ultimas do Forum