Spitfire Mk.IXc - Early Version - Profipack - 1/48 - Eduard # 8282
Escrito por Amilcar "Mobi" Mesquita Junior   
Sáb, 24 de Maio de 2014 00:00

alt

Eduard # 8282

Prosseguindo com a série de lançamentos de modelos do lendário caça inglês Spitire, na versão Mk. IXc, a Eduard apresenta agora uma edição "Profipack" da versão "Early" do histórico caça. Trata-se basicamente do mesmo modelo da versão "Late", já completamente dissecado aqui no site, com algumas diferenças que perminte montar modelo da versão "Early" do Spiifire.

  • Duas árvores com duas opções de asas dos primeiros Spitfires IXc, a árvore "B" que manteve a previsão inicial de uso concomitante dos 4 canhões Hispano, com a bolha larga na face superior da asa e com as quatro metralhadoras .303 nas baias externas da asa, e a árvore "C" com uma nova bolha, mais delgada e que cobria apenas a baia dos canhões internos, esta configuração é chamada de “wing c – late”, que também é oferecida na versão "Late" do mesmo modelo;
  • Um novo conjunto de escapamento redondos, que não é disponibilizado na versão "Late", além dos escapamentos "fishtail" para as versões mais antigas;
  • Uma pequenas diferença no photoetched que acompanha o modelo; 
  • Dois pares de canhões, com carenagens distintas das oferecidas na versão "Late", para a montagem das asas da árvore "B". 
 alt alt  alt   alt

O  manual de instruções tem 20 páginas coloridas em papel couché, textos em checo e inglês, um breve histórico do Spitfire, o mapa de peças, com a tabela de cores (referenciada com as tintas para a linha da Gunze Sangyo) e os símbolos de montagem. Logo após as intruções de montagem e o mapa de aplicação das máscaras de pintura, as ilustrações dos esquemas de pintura e o esquema de aplicação dos decalques dos stencils dos armamentos e do avião, tudo muito claro e bem impresso. 

alt  alt   alt

Os decalques das marcações foram produzidos pela famosa marcar italiana Cartograf. Já os decalques dos stencils são de fabricação da própria Eduard, de ótima qualidade e impressão de alta resolução, representam perfeitamente as inscrições do caça inglês. Como já verificado em outros reviews de montagem, os decalques da Eduard são finos, perfeitamente opacos e soltam-se da folha rápidamente após banhado em água morna. Fáceis de manipular durante a aplicação, não são quebradiços e aderem com perfeição.

alt

alt

Esta versão Profipack oferecem 5 opções de pintura, são elas: 

  • EN315, Flown by S/Ldr. Stanislav Skalski, Polish Combat Team, Northern Africa, Spring 1943;
  • EN568, Flown by W/Cdr. Alan C. Deere, CO of Biggin Hill Wing, Biggin Hill Air Base, June, 1943;
  • EN133, No. 611 Squadron, Biggin Hill, Early 1943;
  • EN354, flown by 1st Lt. Leonard V. Helton, 52nd FG, 4th FS, La Sebala Airfield, Tunisia, June, 1943;
  • BS392, Flown by S/Ldr. Bernard Dupérier, CO of No. 340 Squadron, Biggin Hill Airbase, Autumn 1942.
alt  alt   alt
 alt  alt  alt

 

Seguindo o sucesso dos modelos anteriores da família de Spitifire Mk.IXc lançados pela Eduard, esse novo kit, confirma a qualidade do material oferecido pela marca tcheca, mantendo a mesma facilidade de construção e precisão de encaixes de todos os Spits já lançados, mas abrindo um novo leque de possibilidades de pinturas. Recomendo tremendamente para modelistas de todos os níveis, pois a qualidade da engenharia de construção da Eduard facilita muito o trabalho de montagem do kit.    

Obrigado a Eduard pelo envio do exemplar para review!

alt

 

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Clique nos links para ir a pagina.

Notícias e Reviews Anteriores

Ultimas do Forum