Acessórios para o Hawker Tempest 1/48 da Eduard
Escrito por Eduardo Mendes   
Ter, 26 de Fevereiro de 2019 00:00

GROUP-800-600

Acessórios para o Hawker Tempest 1/48 da Eduard

Introdução
Com o lançamento da Edição Profipack do seu novo kit do Hawker Tempest na escala 1/48, a Eduard disponibilizou uma série de acessórios com a intenção de atender ao gosto e às necessidades de modelistas ainda mais exigentes, bem como oferecer itens úteis para que sejam completados os kits das futuras edições Overtree e Weekend.
Vamos a eles:

 

8121-LEPT - Tempest Mk. V PE-set 1/48

Esta pequena folha de peças em metal fotogravado é a mesma que acompanha a Edição Profipack do kit, mas que não faz parte das edições mais simples, Overtree e Weekend. A folha contém um conjunto de cintos de segurança, o painel de controle e demais consoles com as respectivas manetes, pedaleiras do leme de direção, antenas de VHF e IFF e, importante para os Tempest Mk.V "early", as placas de reforço da cauda ("fishplates"), não oferecidas no kit básico em estireno. A folha faz bom uso da tecnologia "Steel", apresentando peças finas e razoavelmente flexíveis e impressão colorida das peças em perfeito registro. Os diais dos instrumentos vêm cobertos por uma pequena gota em resina simulando os vidros. Basta destacar e aplicar com cuidado usando o adesivo de sua escolha. Esta folha não traz instruções, devendo-se usar as próprias instruções do kit Profipack, acessíveis nestes links: Tempest Mk.V "Series 1" e Tempest Mk.V "Series2".

Esta folha é particularmente recomendada para quem adquirir um Overtree com a intenção de montar um Tempest Mk.V "early" por causa das fishplates, não disponíveis em outro lugar (de outra forma, o modelista deverá confeccioná-las em scratch). Para os que adquirirem alguma futura edição Weekend, vários dos acessórios oferecidos podem ser interessantes. Para os proprietários de kits Profipack, esta folha não é necessária, a não ser que algum item tenha sido perdido ou danificado durante a montagem.

 8121-L 1pack  8121-L 2fret  8121-L lenses

  

48976 – Tempest Mk. V upgrade set 1/48

Esta folha traz uma série de peças fotogravadas (não pré-pintadas) que permitem reproduzir de forma mais sofisticada alguns detalhes para o kit do Tempest Mk.V da Eduard. Ela traz as grades dos radiadores de água e óleo (com maior definição que as peças em plástico do kit), o flap do radiador sob o queixo, e diversos itens complementando o trem de pouso principal, incluindo alguns detalhes estruturais das caixas das rodas, as portas dessas caixas, as travas das pernas quando escamoteadas, além de alguns conduites de fluido hidráulico dos acionadores do trem de pouso e uma caixa de controle. As instruções, que mostram essas peças e sua aplicação, podem ser baixadas neste link.

Os detalhes dessas áreas no kit original já são bastante convincentes, mas sem dúvida algumas dessas peças agregarão bastante valor ao modelo; destaco o flap do conjunto de radiadores sob o nariz, que é moldado no kit de forma bipartida junto com as metades da fuselagem e na posição fechada. A peça fotogravada permitirá um melhor acabamento da área e mais uma opção para o modelista. Apenas, é claro, para modelistas habituados com o uso de fotogravados.

 

 48976-1 pack  48976-2 Fret

 

48977 - Tempest Mk. V landing flaps 1/48

A Eduard habitualmente disponibiliza fotogravados semelhantes para toda sorte de kits de aviação lançados no mercado, e não seria desta vez que não teríamos um conjunto para superdetalhar essa área que é apreciada por vários modelistas. O arranjo das peças é convencional, devendo-se apenas ter em mente que nos Tempests, assim como a maioria dos aviões ingleses da época, somente ficavam com os flaps na posição arriada durante as operações de pouso (e em certos momentos de manutenção). Assim, deve-se ter atenção quanto à situação na qual o modelo está sendo representado.

Como acontece com diversos conjuntos de flaps da Eduard, alguns itens essenciais para a sua montagem não são fornecidos nem no no kit nem neste conjunto. O modelista somente saberá disso após ler atentamente as instruções (que podem ser baixadas aqui). Desta vez serão necessárias duas barras de 41 mm e duas barras de 31 mm, todas com diâmetro de 0,9 mm para servirem de eixo para os flaps – sem elas não é possível montar o conjunto corretamente. Caso o modelista deseje montar os flaps na posição aberta a partir deste conjunto, é bom preparar-se para um bom trabalho de cirurgia nas asas do kit e certificar-se de ter providenciado com antecedência as barras que farão os eixos.

 48976-1 pack  48977-2 -fret

644006 - Tempest Mk. V LööK 1/48

O novo kit do Tempest Mk.V da Eduard oferece diversas rotas para reproduzir o painel de controle do cockpit. Há um peças em estireno em alto-relevo (E54, E25 e E25L), que podem ser pintadas e complementadas opcionalmente com decais (6, 7 e 8); peças em estireno "lisas" (E56, E27 e E27L) que podem ser também pintadas e mais facilmente complementadas pelos mesmos decais 6, 7 e 8; nas edições Profipack (ou adicionando-se o conjunto 82121-LEPT) há um conjunto de peças fotogravadas pré-pintadas (PE7, PE8, PE9, PE10, PE11, PE14) que são montadas em torno da peça E30 e compõem um painel no padrão habitual da Eduard. No conjunto Brassin 648416 (Tempest Mk. V cockpit 1/48) o modelista recebe um painel finamente moldado em resina (R49 e R64, esta peça para a bússola giroscópica e seu suporte), que devem ser pintadas e complementado por decais (1, 2 e 3 e 6) e mais uma pequena alavanca fotogravada (PE7).
E uma sexta rota, a mais simples e rápida de todas, que é oferecida neste conjunto da nova linha Löök, que consiste em uma peça em resina pré-pintada, pronta para instalação. Basta colar o painel no local indicado, até as lentes dos instrumentos já estão lá. Mais fácil, impossível, e o resultado certamente não deixará a desejar, até porque o painel de instrumentos do Tempest fica bastante escondido dentro do seu escuro e apertado cockpit.

Acompanha este conjunto um jogo de cintos de segurança da linha Steel, muito bem executados e também fáceis de aplicar. As instruções estão disponíveis neste link.
Uma boa opção para montar um cockpit um pouco mais bem detalhado, especialmente para os modelistas que adquirirem um Overtree ou um (futuro) kit edição Weekend. E, claro, queiram canalizar seus esforços para outras áreas do kit sem "perder" tempo com o painel de controle.

 

 644006 1pack  644006 2fret
 644006 3panel1  644006 4panel2

648416 - Tempest Mk. V cockpit 1/48

O cockpit do kit básico do Tempest da Eduard já é razoavelmente bem detalhado, especialmente dado que pouco será facilmente visível com o modelo fechado. Para os modelistas realmente exigentes (ou os que, como eu, apreciam montar cockpits como modelos independentes) a Eduard oferece este magnífico conjunto para um cockpit realmente superior. O conjunto compreende nada menos que 56 peças em resina (boa parte delas minúsculas e delicadíssimas) e mais uma folha de decais para as faces dos instrumentos e uma pequena folha de peças fotogravadas (são mais 14 peças diferentes, algumas delas duplicadas). Entre os destaques deste conjunto vejo uma representação melhor dos apoios para os pés do piloto – diferentemente da forma simplificada da peça E46 do kit - e a representação mais acurada do assento do piloto, da placa de blindagem a ré do assento e de diversas alavancas e acionadores em resina, tridimensionais e não em fotogravado. As miras (colimadores) também são magnificamente bem realizadas e corretas. As instruções, que dão uma boa ideia da riqueza deste conjunto, podem ser baixadas aqui.

A despeito da qualidade impecável das peças, creio que somente modelistas experientes serão capazes de montar com sucesso esse conjunto. Algumas imagens em CAD deste conjunto montado sugerem que será praticamente um pecado montá-lo para ficar escondido dentro da fuselagem; na minha humilde opinião, ele será mais bem aproveitado se montado e exibido fora do avião como um modelo à parte.

 648416 1-pack  648416 2-bags-contents  648416 3-contents
 648416 4-fret  648416 6-decal  648416 7-frames
 648416 8-seatfront  648416 9-seatback  648416 10-panel
 648416 11-center  648416 12-tank  648416 13-sights

 

 

648418 - Tempest Mk. V exhaust stacks 1/48

Os canos de escapamento são um ponto que destoa no muito bem detalhado kit da Eduard do Tempest Mk.V. As peças E55 e E57 são bastante simples, sem sequer as extremidades dos canos vazadas (como até os canhões são). Para cobrir essa deficiência e agradar aos modelistas mais exigentes, temos este conjunto que compreende duas peças muito bem acabadas em resina da linha Brassin. Elas substituirão sem problemas as peças originais, as quais exigiriam um trabalho cuidadoso para ficarem ao par com o restante do kit – o que pode estar fora do alcance de muitos modelistas. Basta remover cada peça da base de moldagem e colar conforme as instruções, que podem ser baixadas aqui. Mais fácil impossível. 

Um acessório praticamente obrigatório para o novo Tempest da Eduard.

648418 1-pack 648418 2-exhaust

 

648419 - Tempest Mk. V gun bays 1/48

Exibir as baias de armamento abertas em aeronaves de combate é uma receita infalível para atrair a atenção, especialmente em exposições de modelismo. O desafio é grande e exige um bom nível técnico (e insumos de qualidade) para sua perfeita execução, constituindo praticamente um modelo dentro de um modelo. Este conjunto oferecido para o novo Tempest da Eduard traz 24 peças em resina e mais 24 peças fotogravadas, suficientes para povoar ambas as asas do modelo com uma impressionante quantidade de detalhes representando a instalação dos canhões Hispano Mk.II de 20mm, suas baias, munição e painéis removíveis das asas.
A instalação desse conjunto exigirá uma cuidadosa cirurgia nas asas do kit e muita precisão na montagem de modo a fazer com que as asas "fechem" corretamente – uma área de montagem reportada em alguns reviews como complicada mesmo usando apenas as peças do kit básico. As instruções podem ser conferidas neste link.

A despeito do potencial de se obter como resultado detalhes impressionantes no modelo acabado, somente posso recomendar este conjunto para modelistas mais experientes.

 

 648491 1box  648491 2packages  648491 3contents
 648491 4Bay  648491 5Ammo  648491 6breech
648491 7Blisters 648491 8Trailedge 648491 9Fret

 

 

648420 - Tempest Mk. V wheels early 1/48

Os cem primeiros Tempests ("Série 1") receberam conjuntos de rodas e pneus de 34 x 11 polegadas com quatro raios semelhantes às usados pelos Typhoon, as quais foram substituídas por novas rodas, com menor diâmetro e pneus especiais, que passaram a equipar os Tempests da chamada "Série 2" em diante. As novas rodas, com quatro raios, mediam 30 x 9 polegadas.
O conjunto traz as três rodas (incluindo, portanto a bequilha) e mais uma pequena folha com máscaras adesivas para facilitar o trabalho de pintura. O detalhamento é impressionante, e certamente essas rodas agregarão bastante valor ao modelo acabado, já que as rodas do kit original, embora corretas, são bastante básicas comparadas com estas em resina. As instruções podem ser baixadas neste link.

Recomendado para quem quiser algo a mais no seu Tempest.

 648420 1-pack  648420 2Conts2
 648420 3Main  648420 4TW

 

 

648421 - Tempest Mk. V wheels late 1/48

Este conjunto traz as rodas revisadas pela Dunlop para a "Série 2" do Tempest, que passou a equipar os exemplares entregues pela fábrica a partir do segundo lote de aeronaves Mk. V, incluindo os Mk. II e Mk. VI. Essas rodas, menores que as da série anterior, tinham quatro raios e mediam 30 x 9 polegadas. Na literatura consta que alguns dos Mk. V da "Série 1" também receberam essas rodas retroativamente, portanto cheque suas referências.
O conjunto traz as três rodas (as duas principais e a bequilha) em resina e uma folha com máscaras adesivas que ajudarão no trabalho de pintura. Como as as rodas do kit original são mais básicas comparadas com as em resina deste conjunto, certamente elas enriquecerão o modelo acabado. As instruções podem ser baixadas neste link.

Recomendado para quem desejar detalhes mais refinados no seu modelo do Tempest Mk. V "Série 2" e posteriores.

 648421 1-pack  648421 2Conts
 648421 3wheels  648421 4spoke

 

648450 - RP-3 60lb rockets for Tempest Mk.V

Este conjunto traz seis foguetes ar-terra RP-3 de 60 libras, com trilhos, que equiparam diversas aeronaves da RAF durante a guerra entre eles o Hawker Typhoon. Durante o conflito seu uso pelos Tempests foi bastante limitado, justamente por a RAF dispor de uma plataforma já operacional para o seu lançamento. Após o final das hostilidades na europa os Typhoon foram rapidamente retirados de serviço e os Tempests passaram a desempenhar o seu papel de caça-bombardeiro. Nesse papel, o uso dos RP-6 (para os quais os Tempests já tinham provisão para instalação desde o início da Série 2 de produção, ainda em 1944) tornou-se bastante comum nas diversas unidades operacionais.

O conjunto é composto de seis foguetes e seis trilhos em resina, finamente moldados. As aletas dos foguetes são moldadas integralmente com o corpo dos foguetes, o que facilita a montagem. Os trilhos são separados, o que permite a sua instalação sem os foguetes - de fato, a configuração mais comum com os aviões no solo, os foguetes somente eram instalados no último momento razoável para evitar acidentes e deterioração.  Complementam o conjunto uma folha de fotogravados com os clipes de sustentação dos foguetes nos trilhos e os acionadores elétricos dos foguetes, além de uma bastante completa folha de decais com os diversos estênceis aplicados nos foguetes. As instruções podem ser acessadas neste link

Os foguetes RP-3 que acompanham o kit do Tempest já são bastante detalhados, mas sem dúvida este conjunto adicionará ainda mais valor ao modelo pronto. Recomendado.

 648450 1box  648450 2Conts  648450 3Rockt
 648450 4tracks  648450 5straps  648450 6decals

 

D48030 - Tempest Mk. V stencils 1/48

Esta folha de decais impressa pela própria Eduard traz um conjunto completo de estênceis específico para os Tempest Mk. V. A impressão é de boa qualidade, sem falhas de registro e bastante nítida, permitindo a leitura da maioria das inscrições (com o auxílio de uma lupa). As instruções estão disponíveis neste link.

A Edição Profipack já traz esses decais, portanto não será necessário adquiri-lo a não ser que algum item essencial seja perdido ou danificado. Recomendado para complementar kits Overtree que sejam eventualmente adquiridos pelo modelista.

 D48030 1Pack  D48030 2Sheet  D48030 3closeup

 

EX628 - Tempest Mk. V TFace 1/48

As máscaras "TFace" da Eduard atendem a uma demanda cada vez maior por conjuntos de máscaras pré-cortadas para canopis que permitam a pintura tanto das faces externas quanto internas das molduras. Tradicionalmente a pinturas dessas molduras é feita apenas nas faces externas, o que deixa um acabamento "brilhante" nas faces internas – muito nítido quando se monta o cockpit na posição "aberto", comprometendo em parte o realismo.
A aplicação dessas máscaras é simples, basta destacar e colar conforme indicado nas instruções que estão disponíveis aqui. É sempre bom lembrar que alguma máscara líquida e/ou outro material de mascaramento serão necessários, pois em alguns locais somente os contornos são oferecidos.

Os kits Edição Profipack já trazem um conjunto de máscaras (convencional, somente para as faces externas), portanto é da escolha do modelista adquirir este conjunto de máscaras mais completo caso seja do seu desejo mais esse detalhes. Recomendado nesse caso.

 EX628 1Pack  EX628 2MaskEdit

 

FE943 - Tempest Mk. V seatbelts STEEL 1/48

As edições Weekend e Overtree da Eduard não incluem os tradicionais cintos de segurança em fotogravado colorido. Esta pequena folha contém os elementos necessários para reproduzir esse detalhe tão importante para complementar o cockpit do Tempest. A impressão é muito boa e as peças são bastante finas e flexíveis, permitindo até escapar um pouco da sempre ortodoxa arrumação dos cintos no cockpit como indicado nas instruções, que estão disponíveis neste link.
É sempre bom lembrar que as Edições Profipack do kit já contêm basicamente esses mesmos cintos, assim como o painel Löök. Portanto, organize a sua lista de compras para não adquirir itens desnecessariamente. Recomendado para quem adquirir kits do Tempest da Eduard nas Edições Overtree (já disponível) e Weekend (a ser lançada nos próximos meses).

 FE493 1pack  FE493 2Fret

 

BIG 49212 Tempest Mk.V

 

 

SIN64855 - Tempest Mk. V early wheels ESSENTIAL

Este pacote oferece, por um preço reduzido, alguns dos itens resenhados acima: os Brassin para o cockpit #64816, os escapamentos #648418 e as rodas estilo "early" #648420 e a folha de fotogravados #48977. Indicado para os modelistas que desejem incorporar esses itens à sua montagem. 

 

SIN64856 - Tempest Mk. V late wheels ESSENTIAL

Este pacote oferece, por um preço reduzido, alguns dos itens resenhados acima: os Brassin para o cockpit #64816, os escapamentos #648418 e as rodas estilo "early" #648421 e a folha de fotogravados #48977. Indicado para os modelistas que desejem incorporar esses itens à sua montagem.

 

 

 

 

Conclusão

Um lançamento importante como o da sua série de kits do Hawker Tempest 1/48 exigia uma gama extensa de acessórios, e a Eduard nos oferece complementos para todos os gostos. Esses itens serão paulatinamente acrescentados de novos itens. Não deixem de acompanhar as novidades por aqui à medida que forem lançadas!

 

 

Obrigado à Eduard pelo envio dos exemplares para review!

alt

 

 

 
 
 

Notícias e Reviews Anteriores

Ultimas do Forum