Reichsverteidigung 1/48 - Eduard Limited Edition
Escrito por Eduardo Mendes   
Qua, 23 de Janeiro de 2019 00:10

 

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Reichsverteidigung 1/48 11119

 

Introdução

Reichsverteidigung. Literalmente, “Defesa final do Reich”.

A Alemanha de Hitler apostou em uma guerra curta, de ataques rápidos e fulminantes, que não previa a necessidade de um sistema de defesa robusto. Essa fraqueza ficou patente quando americanos e ingleses começaram a atacar de forma mais sistemática o Reich pelo ar a partir de 1943. A tradicional defesa antiaérea baseada em artilharia (a “Flak”) e em um sistema relativamente rudimentar de alerta por radar, inferior ao aliado, não era capaz de sozinha deter os ataques dos bombardeiros pesados aliados. A Luftwaffe, responsável por essa defesa, passou a cada vez mais empregar caças nesse papel.

De início, a defesa foi razoavelmente bem-sucedida e conseguiu resultados expressivos, como no caso dos ataques a Schweinfurt e Regensburg em 1943. As perdas aliadas levaram a uma mudança de abordagem, passando a focar nos ataques noturnos pela RAF e na ampliação da cobertura de caças de escolta pelos americanos nos ataques diurnos.

A Luftwaffe, pelo seu lado, carecia de meios para materializar a sua defesa. O Bf-110 e seu sucessor, o Me-201/410, revelaram-se incapazes de combater de forma eficaz as formações de bombardeiros diurnos devidamente escoltadas. Com o passar do tempo, a ação dos caças bimotores foi sendo restrita ao combate das formações noturnas da RAF.

Por outro lado, os principais caças monopostos, o Bf-109 e o Fw-190, não haviam sido concebidos inicialmente para esse tipo de missão e tiveram que ser apressadamente adaptados ao combate em grande altitude.

Pelo lado do Bf 109 a grande mudança veio pelos motores da série DB-605/AS e D, que conferiam um desempenho superior em altitudes mais elevadas por meio de um maior supercompressor e pela injeção de óxido nitroso (GM-1). Os 109 tipicamente ajudavam na cobertura e defesa contra a caça de escolta dos “Sturmbocke”, FW-190 da série A8 especialmente equipados com blindagem extra e armamento mais pesado, que tinham como missão primária destruir os bombardeiros.

Por fim, apesar da bravura dos seus pilotos, a Reichsverteidigung foi um bravo, derradeiro e ineficaz esforço da Luftwaffe. Um dos últimos atos de uma guerra perdida anos antes pela falta de visão de seus arautos. Que nunca mais seja necessária.

 11- sch E Klaus Bretschneider  12-109

 

O kit

A Eduard recentemente vem intensificando o lançamento de edições especiais de seus principais kits, muitas girando em torno de um tema específico, agregando a eles opções exclusivas de decorações e por vezes alguns mimos especiais como acessórios e/ou primeiras variantes de kits consagrados.

Esta edição trata especificamente dos caças Fw 190A-8 e Bf-109G-6 ou G-14 dedicados à Defesa do Reich, em uma apresentação “dual combo”, na qual um exemplar de cada avião pode ser montado, com 13 opções diferentes de decoração, cinco Focke Wulfs e seis Messerchmitts. Vale destacar que esta edição traz pela primeira vez o kit revisado do Fw-190A-8/R2.

O kit vem embalado em uma grande caixa ilustrada com uma composição de fotos de época e desenhos de um Fw 190 e um Bf 109 em vôo. A caixa é suficientemente espaçosa para abrigar ambos os kits sem risco de danos às peças.

 20-Contents

O kit do Fw 190 traz, além das árvores comuns A, B, C e N (esta última de transparências), as árvores específicas T (fuselagem) e L (asas). Esta abordagem da Eduard de conceber a engenharia dos seus kits em torno de fornecer árvores específicas e ter menos recortes em peças fundamentais para a adaptação necessária às diversas versões é, ao meu ver, muito positiva. Embora gere mais custos para o fabricante e limite as opções para o modelista ao adquirir um kit, a facilidade e a qualidade das montagens resultantes são vantagens inegáveis.

 301-sprueA  302-SprueB  303-SprueC  304-SprueN
 305-SprueT  306-T1  307-T2  308-T3
 309-SprueL  311-L2  310-L1  312-L3
 401-lept1  402-Lept2  403-Decals  404-stencils

Peças para o FW-190

O kit do Bf 109, por sua vez, é basicamente o mesmo já analisado por nós (clique nos links para ver os nossos reviews do G-6 e G-14).

 501-SprueH  502-Sprue I  503-Sprue NK  504-SprueT
 601-SprueJ  602-Lept  603-Decals  604-stencils

Peças para o Bf-109

Embora basicamente o que é necessário para obter-se uma boa réplica esteja coberto pelas peças em plástico, uma folha com peças em fotogravado (boa parte delas pré pintadas) para cada avião é oferecida, o que pode agregar bastante valor aos modelos finalizados. Completam os kits do Fw 190 e do Bf 109 um par de folhas de máscaras autoadesivas para as transparências e rodas. Três folhas de decais, uma maior com as marcações para as 13 decorações oferecidas e duas menores, cada um com estênceis para o Fw 190 e outra para o Bf 109 completam o kit.

As instruções, reunidas em um único folheto para ambos os kits, pode ser baixada neste link.

Por fim, enquanto que a ilustração da caixa não foi concebida para ser emoldurada, o kit traz como mimo um pôster, que decerto agradará muitos aficionados.

 704-Poster

 

Opções

O kit traz nada menos que treze opções de decoração, seis Fw 190A-8/R2, cinco Bf 109G-6 e dois Bf 109 G-14:

A - Fw 190A-8/R2, W. Nr. 680747, Oblt. Hans Weik, CO of 10.(Sturm)/ JG 3, Memmingen, Alemanha, junho de 1944

B - Fw 190A-8/R2, W. Nr. 681420, Lt. Alfred Lausch, 8.(Sturm)/ JG 4, Welzow, Alemanha, setembro de 1944

C - Fw 190A-8/R2, W. Nr. 682958, Uffz. Paul Lixfeld, 6.(Sturm)/ JG 300, Löbnitz, Alemanha, dezembro de 1944

D - Fw 190A-8/R2, Uffz. Erich Keller, 5.(Sturm)/ JG 4, Babenhausen, Alemanha, dezembro de 1944

E - Fw 190A-8/R2, W. Nr. 682204, Oblt. Klaus Bretschneider, 5. (Sturm)/ JG 300, Löbnitz, Alemanha, dezembro de 1944.

F - Fw 190A-8/R2, W. Nr. 682181, Fw. Hubert Engst, Löbnitz, 6.(Sturm)/ JG 300, Löbnitz, Alemanha, início de 1945

G - Bf 109G-6/R6, W. Nr. 20272, Oblt. Heinrich Klöpper, CO of 7./ JG 1, Leeuwarden, Holanda, novembro de 1943

H - Bf 109G-6/R6, Hptm. Anton Hackl, CO of III./ JG 11, Oldenburg, Alemanha, janeiro de 1944

I - Bf 109G-6/R6, 2./ JG 27, Trenčín, Eslováquia, início de 1944

J - Bf 109G-6/R6, 9./ JG 54, Ludwigslust, Alemanha, janeiro-fevereiro de 1944

K - Bf 109G-6, flown by Uffz. Klaus Lambio, 9./ JG 300, Jüterbog – Waldlager, Alemanha, junho de 1944

L - Bf 109G-14/U4, W. Nr. 512429, I./ JG 77, Euskirchen, Alemanha, 1945

M - Bf 109G-14, 13./ JG 53, Bad Wörishofen, Alemanha, 1945

 801-A  801-B  801-C
 801-D  801-E  801-F
 801-G  801-H  801-I
  801-J  801-K  801-L
801-M 

 

 

Complementos

Além da gama de acessórios para o Bf 109 G6 e G14 já lançados pela Eduard, preparamos também um review abrangendo diversos acessórios específicos para o novo FW 190 A8/R2, que podem ser acessados neste link.

 

Conclusões

Trata-se de uma excelente edição homenageando um período tristemente rico da História da Aviação, no qual uma quantidade imensa de vidas foi perdida em batalhas sobre os céus da Europa. Para os mais afoitos que querem ser “os primeiros” a montar o novo Fw 190A8/R2, a oportunidade é essa.

Recomendo fortemente esta edição limitada para quem deseje adquirir dois excelentes kits de uma vez só, com relevância histórica inquestionável e uma rica gama de opções. Somente não a indico para os modelistas muito inexperientes, que poderão se complicar com a quantidade de peças, o uso de fotogravados e a natural complexidade dos esquemas de pintura.

 

Obrigado à Eduard pelo envio do exemplar para review!

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