Fokker E.II 1/48 Weekend Edition – Eduard #8451
Introdução
O Fokker Eindecker tem lugar garantido na História da Aviação. Vários dos primeiros ases nele voaram ou foram seus adversários, e o “Massacre Fokker” de 1916 foi a primeira ocasião em que um tipo de avião de caça se tornou praticamente dominante nos céus.
O E.II resultou da primeira tentativa de aperfeiçoar o Eindecker, dotando-o de um motor mais potente e de uma asa ligeiramente menor. Com isso, pretendia-se obter mais velocidade e mais agilidade – características que já se evidenciavam fundamentais em aviões de combate.
49 exemplares foram completados antes de Fokker lançar o E.III, que manteve a motorização e reverteu as asas para um tamanho maior. O E.III viria a ser a versão mais numerosa do Eindecker, já que o mais avançado E.IV com duas metralhadoras não foi bem-sucedido face o rápido avanço da tecnologia aeronáutica em ambos os lados do conflito.
O Fokker Eindecker II 69/15 (esquema A do kit)
O kit
Esta é mais uma reedição do clássico kit do Eindecker 1/48 da Eduard, que surgiu inicialmente em 2008 (#8156) e foi relançado algumas vezes desde então, em 2010 numa Edição Especial “Die Erste Kanonen” dedcada aos primeiros ases (#1141) e a última vez em 2015. Este kit foi objeto de reviews nossos na Edição Weekend de 2008 e na Edição “Die Erste Kanonen” de 2010.
Não se deve confundir com o ancestral short run #8002, de 1994, um dos primeiros kits que a Eduard produziu – um bom kit para a época mas tornado obsoleto por este agora relançado.
O kit contém peças para montar tanto um E.II quanto um E.III, bastando escolher as peças corretas conforme as instruções. São três árvores em estireno cinza e uma pequena árvore em estireno transparente, fazendo o para-brisas.
Sendo um kit “Weekend”, acompanham as peças em estireno uma folha de decais que permitem decorar dois E.II diferentes e um folheto de instruções, que pode ser baixado aqui.
Opções
Duas opções de decoração são oferecidas, representativas do estilo dos Eindeckers e com o mérito de escaparem dos repetitivos aviões de Boelcke, Immelmann, Udet e Richtofen que devem perfazer 99% dos modelos de Eindeckers montados.
As instruções propõem que os aviões sejam pintados de forma a simular a aplicação de dope transparente sobre o entelamento, mas diversas fontes modernas asseguram que os Eindeckers não exibiam esse tipo de acabamento. Pode ser recomendável um pouco de pesquisa adicional caso a acurácia em termos de cores seja um dos objetivos finais da montagem. Outro cuidado, as legendas dos esquemas de pintura estão trocados no folheto de instruções!
A Fokker E.II 69/15, Lt. K. von Crailsheim, Feldfliegerabteilung 53, Front Ocidental, Outubro de 1915
B Fokker E.II, 68/15, Lt. Brückmann, Armeeabteilung Gaede, Front Ocidental, final de 1915 – início de 1916
Conclusão
Um excelente kit de um avião fundamental na História, muito bem detalhado e razoavelmente fácil de montar e pintar. Recomendado para todos os apreciadores de aviação.
Obrigado à Eduard pelo envio do exemplar para review!