Item VS720005
Desenvolvido por Ferdinand Porshe, o Maus VIII foi o tank de guerra nazista mais pesado construído pela Alemanha na WWII, não tendo sido, entretanto, produzido em escala industrial, considerando problemas na sua motorização, seu tamanho e peso, que comprometeriam a sua utilização, havendo relatos de que nos testes teria encalhado, e considerando o seu tamanho, não poderia avançar por pontes, o que seria prejudicial no seu emprego na guerra. Apesar de terem sido encomendados cinco blindados, apenas um protótipo do Maus foi produzido (V1), sendo que um outro ficou incompleto (V2). O principal armamento do Maus era o canhão KWP 44L/55 de 128 mm projetado pela Krupp, e possuía também um canhão co-axial de 75 mm, mas havia planejamento para versões com outros armamentos. No canal Mega Projects do Youtube há um vídeo muito interessante sobre o Maus, e vale a pena assistir.
A APRJ já teve a oportunidade de analisar o kit do Maus V2 da Vespid Models (prototipo V2) neste review, sendo que o modelo foi montado por Augusto Versiani e pode ser visto neste link.
A versão do kit é na verdade o que se denomina de Paper Panzer, ou seja, pertence a uma série de projetos de blindados nazistas que nunca saíram da planta. Cuida-se de uma versão com a torre modificada para dois canhões de defesa anti-aérea, como mostra a caixa (German Super Heavy AA Tank).
O kit tem uma excelente injeção, sem qualquer rebarba, pontos de junção com a árvore em locais que impedem que se danifique o modelo, ótimos detalhes, com casco bem detalhado, grades vazadas (o kit possui uma folha de fotogravados para ser colocada por dentro delas), canos de alumínio de excelente fabricação e polidos, suspensão muito bem detalhada, dentes da esteira em plástico, necessitando da união de poucos links, o que facilita a montagem, e tambores em peça única, o que é bom, pois evita a necessidade de correção de emendas nesse tipo de peça curva. Em síntese, é um kit muito bem acabado e muito detalhado para escala. Chama a atenção que, apesar do nível de detalhamento, o kit não possui uma grande quantidade de peças (apenas 6 grades, sendo que duas para esteira, duas para estrutura e duas para rodantes e suspensão).
A folha de decais é básica possuindo a marcação de algumas unidades alemãs, e o manual apresenta 3 opções de pintura.
O manual é bem diagramado, em papel couche, com o passo a passo claro da montagem, não deixando margem para dúvidas.
Conclusão
Mais um excelente lançamento da Vespid Models na escala 1/72, e que não pode faltar na coleção do modelista que gosta de blindados da WWII. Altamente recomendado.
Obrigado à Vespid Models pelo exemplar deste review