Cortar formas circulares tem vários usos no modelismo principalmente para mascarar rodas ou pintar insígnias. Existem vários métodos para se fazer isso, gabaritos conjugados com o uso de lâminas, compassos que tem lâminas e uma das pontas, são as duas ferramentas mais comuns. Ambas dependem de alguma habilidade e não são muito práticas para um trabalho repetitivo. A Dspiae apresenta esta nova ferramenta, em duas opções, que é uma revolução pela precisão e principalmente pala facilidade em se fazer os círculos, mas a diferença principal é que com ela podemos fazer círculos de até 1mm de diâmetro o que simplesmente não é possível com os métodos convencionais. As duas opções têm o mesmo núcleo central, e se diferem pela base externa.
Este é o modelo mais completo, o conjunto é todo fabricado com excelente qualidade de acabamento, o núcleo da ferramenta é formado por um rolamento de aço inox, e o corpo é em alumínio anodizado. A ferramenta vem completamente desmontada e um manual simples, só com ilustrações está no interior da caixa. Todas as ferramentas necessárias a montagem são encontradas dentro da caixa. Neste modelo mais completo, o rolamento é envolvido por uma base de alumínio que dá uma melhor pega na ferramenta (vide vídeo abaixo) além disso ela vem com três laminas com corte em ângulos de 30, 45 e 60 graus o que dá maior flexibilidade no uso, permitindo cortar materiais de diferentes espessuras. A porca que vai na mola permite se ajustar a tensão na lâmina de corte. Na embalagem existe um pequeno imã, mas não há qualquer menção a ele no desenho da embalagem que mostra as peças e a montagem. Intui que ele deve ficar na parte interna da mola, assim quando a lâmina for inserira na parte inferior ele faz com que esta não se solte facilmente, mas ao mesmo tempo permite que ela gire livremente sobre o próprio eixo o que é essencial para o corte circular. Com ele a mola fica forçada e torta, mas isso não altera o funcionamento e a lamina não cai ao levantar a ferramenta. São fornecidos adesivos antiderrapantes para serem colocados na base da ferramenta o que evita que ela escorregue durante o uso.
Como já dito esta opção tem o mesmo núcleo da anterior, mas sem as abas laterais substituídas por um anel externo, e neste caso é fornecida apenas a lâmina de 30 graus para materiais de pouca espessura, servindo perfeitamente para folhas de papel e adesivos finos. Também neste caso é fornecido um adesivo antiderrapante para ser colocado na base da ferramenta o que evita que ela escorregue durante o uso.
O Uso
Depois de montada o uso da ferramenta é bastante simples, basta inserir a lâmina, colocar a ferramenta sobre o material a cortar e girar, sempre no sentido indicado na peça que segura a lamina. Uma trava permite o deslocamento e travamento da lâmina para se variar o raio do corte, que pode ser lido na escala, através de um indicador em alumínio. Então se quiser um círculo de 4 cm de diâmetro o apontador deve estar no 2. Nos testes que fiz esta indicação foi precisa, mas é necessário alinhar corretamente o ponteiro na hora da sua montagem. Como teste coloquei o ponteiro no 1,5 e obtive um circulo com exatos 3 cm de diâmetro. Como o processo de corte não é centralizado com a ferramenta, não é fácil determinar onde ele vai ocorrer. A Dspiae vende em separado um conjunto que permite determinar o ponto exato do centro do corte ( MT-CL ), mas ele só serve para a ferramenta mais completa e o procedimento não é muito simples. Por outro lado, fazer círculos concêntricos não é difícil, basta seguir um procedimento simples, que eu mostro no vídeo abaixo.
Videos mostrando o corte simples e como fazer cortes concentricos usando a ferramenta mais simples, MT-EC
Conclusão
Qual das duas opções vale mais a pena? Se a questão financeira for essencial, é uma ferramenta cara, opte pela mais simples, o resultado é o mesmo, custando menos da metade do preço, e se precisar das outras lâminas é possível adquiri-las em separado ( MT-CB ). A principal desvantagem é que a falta das abas laterais dificulta um pouco a pegada e na hora do giro a mão que faz girar pode bater na que está segurando a ferramenta, isso aconteceu num dos cortes que podem ser vistos no vídeo. Outra desvantagem é que com ela não é possível usar o adicional que localiza a posição do corte.
Vale a compra? Se o que você faz são círculos eventuais e com diâmetro grande, os métodos falados no início deste artigo, com alguma prática, vão resolver o problema por uma fração do custo destas. Mas se você precisa de muitas repetições e, principalmente, se precisa de diâmetros bem pequenos, então é uma ferramenta que vale o que custa.
Nossos agradecimentos à Hobbyeasy pelo envio das ferramentas para review