F-6 C Mustang , Arma Hobby, 1/72

70040

O P-51 Mustang era um excelente caça, mas também provou ser um avião ótimo de reconhecimento fotográfico. Seu desempenho: velocidade, teto, armamento e grande alcance significavam que ele poderia atingir com eficiência um alvo distante, fotografá-lo e retornar com segurança à base. Para se tornar um espião aéreo de longo alcance, o Mustang, ao contrário, por exemplo, do Spitfire, exigia apenas a instalação de equipamentos fotográficos.

O Mustang F-6C de reconhecimento foi uma modificação do caça P-51B/C. A maioria dos F6Cs foram construídos nas fábricas da North American em Dallas e se diferenciavam dos caças produzidos lá principalmente nas aberturas para instalação de uma câmera. O equipamento fotográfico foi instalado em centros de modificação em Love Field, Kansas City. 230 F-6Cs de série foram produzidos desta forma. Além disso, mais de 50 caças P-51B/C foram convertidos em aviões de reconhecimento em depósitos e unidades de combate no exterior. As varreduras de reconhecimento tiveram um bom desempenho tanto para missões de alta altitude com uma câmera vertical quanto para reconhecimento tático de baixo nível usando uma câmera oblíqua. Seu armamento também permitiu que eles se envolvessem em combate em pé de igualdade com aviões inimigos. Foram usados ​​pelo Exército dos EUA e pela Força Aérea Aliada nos teatros de operações da Europa, Mediterrâneo e Extremo Oriente.

Fonte: Manual do kit.

O F6-C tem as mesmas arvores de todos os  P-51 B/C  da Arma Hooby, assim todas as informações sobre as qualidades do kit podem ser vistas neste review. Vamos ver aqui quais as modificações que devem ser feitas neste kit e uma visão geral.

São duas diferenças, e em ambas será preciso fazer pequenas cirurgias:

  1. A colocação das lentes das câmeras, uma no lado esquerdo da fuselagem (passo 6 do manual) e outra na parte traseira da saída de ar inferior (passos 8 e 11 do manual) demandam um corte nas peças. Em ambos os locais têm uma marcação em baixo relevo, na face interna, para servir de guia. Também, em ambos, devem ser instaladas as transparências fornecidas na arvore T.

2. Na versão de reconhecimento havia uma porta na lateral direita por onde se tinha acesso a câmera, para representar este acesso temos duas possibilidades na folha de fotogravados:  Colar a peça 11 no local ou usar o gabarito (sem número na folha) para marcar as linhas diretamente na fuselagem.

De resto temos a mesma qualidade de injeção e representação já vista no P-51 C

Sendo esta uma versão Expert, além das partes injetadas temos uma folha de fotogravados que inclui, cintos, grelhas, montantes dos bancos e outros pequeno detalhes e um conjunto de máscaras para auxiliar na pintura do canopy e das rodas.

A folha de decais impressa pela Techmod é muito boa, com filme fino, cores sólidas e sem falhas de registro. Sendo uma versão Expert temos 6 versões de pintura conforme ilustrado no manual.

O manual é muito bom. Todo colorido em papel de ótima qualidade.  O mapa das arvores estranhamente não tem o número das peças, apenas a letra da arvore. O passo a passo é bem ilustrado com detalhes coloridos para melhor visualização e chamando a atenção para eventuais modificações que devem ser feitas dependendo da versão que se vai montar, com texto em polonês e inglês e desenhos 3D quando necessário para um melhor entendimento. Na parte final temos 4 vistas coloridas de cada uma das versões da caixa.

Conclusão.

O kit da Arma Hobby tem uma ótima representação tanto no aspecto geral como nos detalhes. A solução de engenharia para representação das versões com ou sem o filete dorsal foi muito bem pensada, evitando o seccionamento da fuselagem como no kit da Academy. Certamente é um modelo bem melhor que os da Hasegawa, Revell e Academy, já que estes têm problemas diversos, desde erro nas asas até porões de roda sem a profundidade necessária. Junto com o kit da KP, são os únicos que fornecem direto da caixa opções para se fazer o F6-C, mas o kit da Arma Hobby tem uma representação melhor.

Obrigado à Arma Hobby exemplar deste review

Like this article?

Share on facebook
Share on Facebook
Share on twitter
Share on Twitter
Share on linkedin
Share on Linkdin
Share on pinterest
Share on Pinterest

Leave a comment

Fique por dentro de nossas Novidades!!! Se inscreva para receber a nossa newsletter.