CS-199, Eduard, 1/72

70153

O Avião

Para reforçar e melhorar o treinamento dos pilotos de caça, a Luftwaffe introduziu o treinador de caça de dois lugares Bf 109G-12. Essas aeronaves foram produzidas como uma conversão e revisão de aeronaves de linha de frente cansadas de guerra e foram usadas por unidades para treinamento avançado de caça. O espaço para o cockpit traseiro foi criado pela redução do volume do tanque de combustível da fuselagem de 300 litros para 240 litros. Para manter a autonomia adequada, um tanque de combustível externo sob a fuselagem tornou-se padrão nos Messerschmitts de dois lugares. O mesmo vale para os Avia CS-199 construídos na Tchecoslováquia, dos quais um total de 32 foram montados, sendo de fato Messerschmitt Bf 109G-12s.

Após a explosão, que destruiu os motores DB 605 disponíveis nas instalações de Krásné Brezno, os motores Jumo 211 também foram usados ​​para produzir a versão de treinamento, resultando na aeronave CS-199. Os primeiros exemplares, a maioria convertidos do CS-99 (pelo menos 24 máquinas foram construídas desta forma), mantiveram o canopy basculante, original do Bf 109G-12, mas logo este foi substituído por um novo, deslizante e mais arredondado.

De 1948 a 1951, segundo dados disponíveis, foram construídos 82 treinadores CS-199. Seu peso vazio era 30 kg maior do que o S-199 de assento único, e sua velocidade máxima era 10 km/h menor. Assim como no S-199, o piloto do CS-199 teve que lidar com o alto torque da hélice pesada durante a decolagem, o que por um lado era uma desvantagem, pois exigia bastante do piloto em treino, por outro lado, preparou-os bem para o S-199 mono posto, sob a supervisão de um instrutor. Mesmo assim, tanto o Avia S-199 quanto o treinador CS-199 sofreram grande número de acidentes devido a erros do piloto. Além da difícil decolagem, outra coisa que merece destaque foi a baixa qualidade dos componentes do espólio utilizado. Em particular, os motores sofreram uma alta taxa de falhas, levando a vários pousos de emergência. Todos os CS-199 receberam a pintura geral com a cor alumínio (mistura de verniz transparente e pó de alumínio), o visual, uniforme, variou na aplicação das listras e faixas amarelas, denotando a unidade de treinamento a que pertencia a aeronave.

Fonte: Manual do kit

O Kit

Depois de lançar as versões monoposto do S-199, que podem ser vistas neste review, a Eduard agora vem com a versão bi posto, de treinamento o CS-199.

As únicas diferenças entre os kits, são as arvores que contém a nova fuselagem e as transparências. As novas peças seguem o mesmo padrão do kit anterior, ótima injeção, detalhes nítidos e em escala com linhas de painel e rebites bem representados.

As transparências são muito boas, perfeitamente translúcidas e sem deformações.

Sendo uma versão Profipack o kit tem as máscaras para pintura do canopy e rodas e uma folha de fotogravados coloridos, com painéis, cintos, consoles, grelhas, tubulação dos freios, acionadores, pedais e outros pequenos detalhes.

Os decais da própria Eduard, são bem impressos, com filme fino, cores sólidas e sem falhas de registro, sendo que o filme pode ser retirado após a secagem completa do decal. Com eles é possível fazer 6 versões diferentes.

Conclusão

Mais uma versão deste avião que não foi um sucesso, mas que tem uma história bastante interessante e que tem versões de pintura bastante chamativas nesta variante de treinamento.

Obrigado à Eduard pelo envio do exemplar para review!

Like this article?

Share on facebook
Share on Facebook
Share on twitter
Share on Twitter
Share on linkedin
Share on Linkdin
Share on pinterest
Share on Pinterest

Leave a comment

Fique por dentro de nossas Novidades!!! Se inscreva para receber a nossa newsletter.