Avia B-534 Series I e II Dual Combo

70103

 

Ao lançar o B-534 na 1/72 a Eduard recebeu críticas em relação a alguns detalhes do modelo, como resposta a estas críticas ela adotou uma solução de meio termo. Lançou este dual combo que permite fazer os B-534 da primeira e segunda série, introduzindo neles algumas modificações em relação aos modelos anteriores e ao mesmo tempo lançou um Overtree contendo apenas as arvores das asas. A principal diferença entre as serie I e II, e as III e IV, é a entrada de ar sob o motor que não existia nas series iniciais.

O kit segue a mesma engenharia anterior mas apresenta as seguintes modificações que podem ser vistas nas fotos, o molde novo está sempre em primeiro plano.

  • As costuras do entelamento das asas foram modificadas, fazendo com que os detalhes fiquem menos pronunciados.
  • A capota do motor teve o desenho modificado e os detalhes ficaram mais nítidos
  • O entelamento da deriva foi suavizado e modificado
  • A forma como as estruturas de suporte da asa superior se encaixam nas asas inferiores foi modificada, o que antes era um pequeno pino agora é um ponto de encaixe bem mais largo.

Sendo um dual combo Profipack o kit inclui peças para se montar dois modelos. Além disso inclui 2 conjuntos de fotogravados, mascaras para pintura e decais para 8 versões.

A qualidade da injeção é muito boa sem marcas ou falhas. Os dois kits , serie I e II, se diferenciam apenas na arvore H e I respectivamente, onde estão as fuselagens com uma ou duas armas na lateral e as metralhadoras que eram montadas sobre as asas inferiores em alguns aviões da série I . As rodas muito bem detalhadas, são oferecidas com e sem a cobertura de proteção. Os montantes das asas têm espessura em escala. As grades do radiador são bem representadas, mas não existe a possibilidade de monta-las na posição aberta, existindo uma grelha em fotogravado para a parte traseira da cobertura do radiador. Tanto o leme vertical como os horizontais são feitos de forma que se possa monta-los em posição neutra ou acionada. As transparências são de ótima qualidade, perfeitamente translucidas e sem distorções.

O conjunto de fotogravados inclui grelhas, painel de instrumentos, cintos e outros pequenos detalhes.

Um conjunto de máscaras adesivas permite o mascaramento tanto das transparências quanto das rodas e ainda oferece mascaras para se pintar a parte inferior das asas e lemes horizontais, que tem uma borda na cor da parte superior do avião.

Os decais, da própria Eduard, são de ótima qualidade, com filme fino, cores sólidas e sem falhas de registro permitindo fazer as seguintes versões.

Conclusão

Ao invés de refazer o kit anterior a Eduard optou por fazer as modificações que achou cabíveis e introduzi-las nestes novos kits. Para quem quiser aplicar a maior parte das modificações está disponível para venda a árvore que inclui as novas asas com as estruturas de suporte, mas não há a possibilidade de se modificar as fuselagens, já que isso exigiria refazer mais duas árvores.

Pessoalmente não acho que as diferenças sejam tão significativas a ponto de se comprar a nova árvore das asas, e nem que a forma de encaixe das estruturas de suporte das asas seja complicada no molde anterior. Minha experiência com este kit, na versão anterior, é que os encaixes são tão bons que não há qualquer problema na montagem.

Like this article?

Share on facebook
Share on Facebook
Share on twitter
Share on Twitter
Share on linkedin
Share on Linkdin
Share on pinterest
Share on Pinterest

Leave a comment

Fique por dentro de nossas Novidades!!! Se inscreva para receber a nossa newsletter.